Os andaimes fazem parte do conjunto de itens que são indispensáveis para as obras e reformas, já que permitem o acesso de equipamentos, funcionários e ferramentas nas mais diversas situações. Eles são, também, um dos meios de se garantir maior segurança aos operários.

Existem andaimes de diversos modelos, tamanhos e formatos, que são utilizados para diferentes demandas, como construções, pinturas, reformas, demolições, entre outras. Além disso, podem ser comprados ou alugados.

Por que optar pelo aluguel de andaimes?

Há inúmeros benefícios ao alugar andaimes, sendo o valor um deles, que compensa muito mais do que efetuar a compra do mesmo. Confira a seguir algumas das vantagens ao realizar o aluguel de andaime preço acessível.

Ao dar preferência ao aluguel de andaime, pode-se obter todo o suporte técnico para manutenção e montagem do equipamento, que deve ser realizada somente por um montador profissional e que tenha realizado o treinamento adequado.

Uma das vantagens a ser destacada é que pode-se efetuar o aluguel andaime zona norte de apenas a quantidade exata de equipamentos que serão utilizados no período.

Isso não acontece ao efetuar a compra, visto que, ao investir em um equipamento que será usado poucas vezes, acaba sendo um desperdício de recursos.

A empresa responsável pela locação de equipamentos saberá informar, sob medida, qual o tamanho certo e o melhor modelo para suas demandas e necessidades.

Entre as vantagens, não é necessário ter um local para guardar o material quando este não for mais utilizado, já que os espaços em obras são limitados e escassos, e guardá-los em qualquer lugar pode vir a danificar o material.

O que exigirá a realização de uma manutenção caso seja necessário usá-los novamente, resultando em mais gastos e prejuízos.

Caso se faça necessário realizar a substituição dos andaimes, a empresa reforma residencial SP encarregada pela locação é quem solucionará este problema, a fim de que não seja necessário interromper a obra.

Vale ainda mencionar o quanto é prático e sustentável optar pelo aluguel de equipamentos como andaimes, já que não serão acumuladas sucatas e nem será preciso descartar este tipo de equipamento.

Diversas vezes, as construtoras compram andaimes e logo em seguida os descartam por não terem mais utilidade. Ao alugar estes equipamentos, você estará contribuindo também para a preservação do meio ambiente.

É necessário que se mantenha atento para saber se a empresa contratada fornecerá andaimes que estejam de acordo com as normas de segurança NR-18, e se há funcionários devidamente treinados e capacitados para instalá-los durante a construção ou reforma de casa.

Outros tipos de andaimes disponíveis para locação

Atualmente existem diversos modelos de andaimes presentes no mercado, sendo que cada um é designado para uma devida utilização.

Alguns deles são:

  • Andaime Industrial;
  • Andaime Fachadeiro;
  • Andaime Multidirecional;
  • Andaime suspenso, conhecido como balancim;
  • Cadeira suspensa;
  • Andaime tubular.

O primeiro modelo trata-se de uma torre em formato quadrado constituída por meio de estruturas tubulares em aço. Um modelo versátil que pode ser utilizado em fachadas ou no interior da construção.

É comumente indicado para atividades não tão pesadas, tais como revestimento, alvenaria, pintura, acabamento e manutenção predial.

Os chamados andaimes fachadeiros são ideais para a reforma ou construção de fachadas. O modelo é composto por quadros verticais e horizontais, placas de base, travessas diagonais, guarda-corpo e tela, crescendo rente à superfície vertical exterior da edificação.

Enquanto o modelo anterior é composto por fileiras retas em níveis diferentes,, o multidirecional é um pouco menos linear. A cada nível existe uma plataforma presente em um ponto diferente da superfície vertical.

Estes dois modelos podem ser móveis ou ter rodinhas, facilitando os trabalhos de instalações e acabamentos. Entretanto, pode apenas ser utilizado em ambientes planos.

Andaimes suspensos, popularmente conhecidos como balancins, tendem a ficar “pendurados” rente à fachada da edificação. Sustentados por cabos de aço, possuem estrutura em travessas de madeira ou metálicas.

O modelo se movimenta verticalmente por meio de um sistema de manivelas que podem suportar até 447 kgs, conforme tamanho da plataforma, ou ainda ser elétrico, sendo este um modelo mais seguro e resistente. É indicado que se procure sempre por um modelo que tenha travas de segurança.

Os andaimes suspensos devem ser utilizados em atividades de manutenções e revestimentos externos. O balancim duplo pode suportar materiais um pouco mais pesados.

A cadeira suspensa trata-se de um assento revestido em aço, também suspenso por meio de cabos de aço. Pode ser usada somente quando os demais modelos não são possíveis. É comumente utilizada em trabalhos como pintura e limpeza.