Os custos de investimento em obras da construção civil é alto, e por isso mesmo, a aplicação de um planejamento, desde o início, deve ser primordial.

Pode ser uma simples reforma residencial, ou a construção de um condomínio empresarial, o planejamento vai apontar os gastos necessários, assim como a contratação de mão de obra as ferramentas e equipamentos que deverão constar do canteiro de obras.

Planejamento financeiro e estratégico

Para empreendimentos imobiliários de grande porte, como prédios comerciais e residenciais, edifícios voltados à saúde e educação, como hospitais e universidades, e centros de compras, o investimento é muito maior.

Nesses casos, há a necessidade de um planejamento estratégico, pensando na mobilidade urbana inserida no contexto, com o “trânsito” de máquinas, fornecimento de matéria-prima e disponibilidade de mão de obra.

Para ajustar os custos, é preciso definir prioridades e garantir o andamento dos trabalhos, mesmo com as intempéries climáticas. Para isso, é preciso contar com parcerias e terceirizações, tanto na mão de obra quanto nos equipamentos que são utilizados no setor da construção civil.

A matéria-prima utilizada na construção civil deve contar com qualidade, podendo ser trabalhada para o uso exclusivo de cada setor.

Por isso, o investimento disponibilizado, dentro do planejamento de custos, deve contar com pedra, areia e cimento, desde o início, assim como bloco de concreto estrutural preço para que seja o suporte de todo o projeto, durante todo o tempo de construção.

A aplicação de máquinas de terraplanagem, nos trabalhos iniciais, permite o aplanamento do terreno para receber toda a infraestrutura de sustentação.

Após a construção da fundação e a elevação do primeiro piso, as construções que contam com andares superiores ao térreo precisam dispor de máquinas especiais, como a locação de guindaste para o içamento de matéria prima, por exemplo, ferro e aço, vigas e colunas de sustentação, que não podem ser transportados de outra maneira, senão com esse tipo de veículo.

Esse tipo de serviço é oferecido por empresas terceirizadas, que oferecem uma série de vantagens às incorporadoras imobiliárias, como:

  • Deslocação de equipamentos diversos;
  • Facilidade de acesso a pontos mais altos;
  • Adaptação ao canteiro de obras;
  • Disponibilidade de operadores capacitados.

As empresas de guindastes oferecem uma gama diversificada de veículos, que podem ser utilizados desde o início das obras até a instalação final de uma rede elétrica, na área de uso comum, assim como a instalação de fachadas e letreiros em pontos estratégicos.

Esse tipo de veículo permite a realização de trabalhos com segurança e praticidade, além da mobilidade facilitada, com menor número de mão de obra à disposição.

Áreas internas, equipamentos adaptáveis

Conforme a construção de um edifício avança, as áreas internas ficam impossibilitadas de receber a entrada de um guindaste, ou qualquer outro modelo de maquinário de estrutura tão imponente.

Para atender à demanda de trabalho, que deve ser realizada em ambientes mais altos, é preciso contar com a parceria de empresas que realizam a locação de andaimes e permitem maior mobilidade, tanto para a realização de instalação de rede de iluminação, quanto para as equipes que trabalham no setor de pintura e acabamento de teto.

Para atender às normas de regulamentação de segurança voltadas aos trabalhadores de obras da construção civil, esse tipo de equipamento deve cumprir as regras determinadas pela NR 18, que prevê o uso de equipamentos com qualidade comprovada, passível de fiscalização de órgãos governamentais competentes.

Por haver uma variedade nos modelos disponíveis no mercado, é preciso verificar, junto à empresa que realiza o aluguel de andaimes, qual o modelo ideal para cada tipo de serviço. A locação é vantajosa nesse ponto, em que a ferramenta utilizada será a mais adequada, conforme a necessidade.

Produzidos em aço, na maior parte das vezes, há andaimes que são fabricados com alumínio, por serem mais leves e apresentarem maior facilidade no transporte, e os andaimes de madeira, voltados para o trabalho em redes elétricas.

Na parte para a sustentação de lajes e pisos superiores, também existe a possibilidade de contar com o aluguel de escoras, nos mais variados modelos.

Esse tipo de equipamento deve garantir a sustentação de painéis, lajes pré-fabricadas, lajes maciças, escoramento e reescoramento, de forma resistente, promovendo segurança e eficiência.

A aplicação deve ser realizada por uma equipe profissional, que também pode ser contratada em conjunto com a locação das escoras, e ser retirada apenas ao término das obras, e com a garantia de um serviço realizado com sucesso.