Uma das principais demandas na hora de finalizar um projeto é cuidar devidamente da cobertura, garantindo segurança e proteção. O ideal, porém, é jamais deixar de lado o aspecto visual, que é um fator determinante na satisfação dos clientes.

Por esse motivo, é importante conhecer as diferentes opções disponíveis no mercado da construção civil quando o assunto são as coberturas. Se você prefere as telhas, existem diversos modelos e certamente um deles vai ser perfeito para sua residência, mas existem também alternativas práticas e feitas de outros materiais.

No artigo que você acompanha a seguir, saiba mais sobre a cobertura adequada e conheça algumas das mais utilizadas e procuradas para garantir mais conforto sem prejudicar a experiência estética, tornando-a o espaço muito mais completo, bonito e otimizado.

Telhas coloniais

A telha colonial é uma ótima pedida para quem busca dar um charme especial para a cobertura. Isso porque esse tipo de telha ainda se destaca muito no Brasil por conta da época da arquitetura barroca e oferece uma série de vantagens, sendo uma das mais memoráveis o encantamento que proporciona.

Compostas, no geral, por cerâmica, as telhas coloniais são fabricadas por meio do uso de materiais como a argila, responsável por uma textura suave e especial.

O tamanho e o formato podem variar um pouco de acordo com o fabricante, mas, no geral, seu peso não ultrapassa 1,8 quilos, o que é relativamente pesado.

Sendo assim, é importante tomar algumas precauções na hora de instalar esse tipo de telha. O engradamento da cobertura deve ser de elevada qualidade, bem como o distanciamento entre as ripas devem obedecer às exigências construtivas, espaçando umas das outras por pelo menos 38 centímetros de distância.

Já com relação à inclinação, o telhado colonial é ideal pois pode ser instalado de 25 a 45º com relação à referência do solo, de modo que oferecem ainda mais possibilidades de agrupamento e composição.

A cada metro quadrado, cerca de 26 telhas podem ser utilizadas, mas isso acaba variando de acordo com o fornecedor.

Entre os principais benefícios oferecidos por esse produto, podemos destacar:

  • Durabilidade;
  • Economia;
  • Impermeabilidade;
  • Qualidade visual;
  • Conforto térmico e acústico.

Telhado de zinco

Já as telhas de zinco são indicadas para composições mais modernas e que têm como objetivo conciliar alto nível de resistência com o máximo desempenho em elegância e sofisticação.

Desse modo, se indica que o telhado de zinco seja instalado de forma inclinada, possibilitando que seja avistado das ruas.

Esse tipo de telha é feita a partir de ligas metálicas e contribui diretamente para a otimização do conforto térmico nos locais em que é instalada. Além de leves e charmosas, as telhas feitas de zinco não exigem reforço estrutural e possuem longa vida útil.

Telhas francesas

A Telha francesa, por sua vez, é uma das mais utilizadas no nosso país por uma série de fatores, dentre eles pela popularização dos diferentes modelos de telha cerâmica.

Assim como as telhas coloniais, as telhas francesas são feitas de um material especial, o barro, de modo que confere uma série de vantagens para a cobertura.

Toldos

Existem formas de cobrir um espaço ou ambiente sem precisar utilizar as telhas, mas é importante contar com as opções corretas para evitar transtornos no futuro.

No geral, as tendas e as coberturas feitas de lona são as mais indicadas, pois contam com alto desempenho em resistência e podem apresentar custo reduzido quando em comparação com outras opções.

Ao instalar uma tenda na garagem, na varanda ou mesmo na área gourmet, por exemplo, é possível contar com mais segurança e proteção sem ter que realizar uma reforma ou realizar um investimento de alto custo. Por isso, os toldos são extremamente indicados para essas áreas externas. Mas, como instalá-los sem perder a iluminação natural?

Cortina de lona é uma cobertura que podem revestir também as zonas laterais e oferece um índice elevado de transparência, o que vai garantir a iluminação desejada e contribuir para momentos mais prazerosos e divertidos no local. Isso sem deixar de lado a demanda por proteção, já que as lonas são extremamente duráveis e podem impedir a passagem de ventos, chuvas, etc.

O mais importante é sempre contar com materiais de qualidade e equipes especializadas para a sua devida instalação, o que vai garantir mais sucesso nos resultados.

Seja na hora de utilizar um Toldo para janela, que se torna cada vez mais comum, ou mesmo telhas de estilo colonial, vale a pena buscar a melhor relação custo-benefício e conhecer a origem dos produtos adquiridos.