automação de casa já é uma realidade no mercado e, basicamente, contribui para que o ambiente residencial seja mais prático e otimizado.

As atividades desde tarefas mais simples como apagar ou acender a luz, até questões mais complexas, como fatores que envolvem a segurança do local podem ser adaptadas de forma a serem realizadas por mecanismos automáticos e/ou eletrônicos.

De qualquer forma, é uma alternativa capaz de proporcionar maior conforto para as pessoas. Outras possibilidades que podem ser incorporadas são:

  • Ativação de alarmes;
  • Ligar a televisão;
  • Lâmpadas inteligentes;
  • Abertura de janelas.

Ao buscar por uma loja de automação residencial, é importante recorrer a serviços que de fato proporcionem um diferencial para o dia a dia e potencialize a praticidade. Este é o caso de sistemas que permitem o acionamento em diferentes plataformas, como pelo controle remoto, tablet e/ou celular.

Um grande exemplo de item que pode estar presente na residência automatizada, é o sensor de movimento, que pode ser instalado para auxiliar no controle da  iluminação, na ativação de aparelhos como a televisão, na climatização e também contribuir com a proteção das pessoas no ambiente.

Aspectos da central de automação residencial

Ao procurar por automação residencial como fazer, é importante ter consciência de que a integração entre os componentes é fundamental para um bom funcionamento, isso ocorre por meio da Central de automação residencial, que tem como principal objetivo contatar o destino e estabelecer a comunicação.

Por meio da programação e a central, a automação é possível. Por esse motivo que a comunicação entre os dispositivos é tão importante e um profissional especializado precisa estar diante do projeto. Isso porque a incorporação inadequada pode comprometer  o seu funcionamento.

Além disso, dependendo do projeto, pode ser crucial a presença do Wi-Fi, em que a central atuará como Gateway. Isso significa que ela consiste em uma ponte entre o Wi-Fi e o sistema de automatização, sendo um elo entre as plataformas de controle, como smartphones e tablets.

Basicamente, a central de controle é ligada por um cabo e a comunicação com os detectores ocorre por meio de radiofrequência. Quando são reconhecidos, há possibilidade de estabelecer a sincronização.

Em alguns sistemas, é possível encontrar acessibilidade também por dados móveis, caso a rede sem fio fique indisponível.

Já no caso de não ter uma central, o processo é totalmente diferente. Nesse caso, determinados protocolos encaminham os dados no barramento, isso se refere ao fio responsável por conectar os elementos do sistema para que realizem a ação programada e é algo comum em projetos de automação residencial sem wireless.

No entanto, cada vez mais o foco se direciona para casas automatizadas e intuitivas.

Apesar de tantas possibilidades, os serviços de maior destaque consistem na segurança e na integração de áudio e vídeo e diante de um mercado com opções diversas, cabe a cada morador avaliar as opções que melhor se adequem às suas necessidades.

Conheça mais sobre empresas de automação residencial

Muitas vezes, o trabalho efetuado por uma empresa de automação residencial, envolve orientação e consultoria. Além disso, cada processo a ser automatizado é avaliado, assim como as tecnologias cruciais para a incorporação da automatização.

Naturalmente, é indispensável que a empresa seja bem estruturada o que envolve um plano de negócios de automação residencial bem elaborado.

Geralmente, no plano de negócios, há questões como a missão da empresa, criação, metas, serviços, inovações, setor de atuação, público-alvo, entre outros elementos cruciais.

Estabelecer a organização desde o princípio e ter conhecimento do negócio, gera impactos positivos nos serviços oferecidos. Da mesma forma que estabelecer um roteiro para a incorporação de um projeto de automação para os clientes de forma minuciosa, também faz toda a diferença.

Sem dúvidas, os serviços precisam apresentar qualidade, levando soluções eficazes para as pessoas que atendam ao nicho residencial, uma vez que há diversos setores relacionados com a automação.

Os recursos mais acessíveis e práticos também devem ser buscados, principalmente porque o objetivo é otimizar o ambiente e torná-lo mais funcional. Sendo assim, cada item deve ser escolhido cautelosamente considerando o perfil de cada cliente.

Conforme apresentado ao longo do texto, a automação industrial pode contribuir tanto para maior praticidade no dia a dia, quanto para garantir maior segurança nas residências. Por essa razão, é crucial buscar por uma empresa de confiança para efetuar a instalação e integrar os sistemas automatizados.