Os telhados residenciais são uma das partes mais importantes de um imóvel, já que recobre toda a sua extensão, evitando a entrada de diversos elementos e protege a estrutura contra infiltrações ou deteriorações.

A vida útil de um telhado costuma variar entre 25 e 30 anos, se forem feitas manutenções constantes. A durabilidade pode ser comprometida caso alguns itens não sejam restaurados ou substituídos quando houver necessidade.

Além de proteger um imóvel, é possível optar por modelos de telhas especiais, que proporcionam uma aparência diferenciada e personalizada. Para isso, são disponibilizados diferentes tipos de telhas, que serão mencionados a seguir.

Tipos de telhas

Os tipos de telhas podem variar, afinal o mercado conta com um número muito grande de modelos. Porém, listamos os mais comuns a seguir. Confira:

  • Telhas de barro;
  • Telhas de concreto;
  • Telhas termoacústicas;
  • Telhas de vidro.

As telhas de barro são usadas para adicionar valor estético a uma casa. Possuem uma série de formas e tamanhos, ajudando a criar uma aparência clássica. A manutenção dessas telhas é baixa, mas demanda cuidado em sua colocação.

A telha de barro é uma boa opção para se usar em telhados moderadamente inclinados e altos. É um tipo de material natural, sendo ecologicamente correto. É possível encontrar esses tipos de telhas em Sorocaba ou em diversas outras cidades.

As telhas de concreto possuem elevados níveis de durabilidade. É um dos tipos mais comuns no mercado, com ótimo custo-benefício. Não necessita de manutenção constante, o que faz com que o concreto seja uma das melhores opções para uso em residências.

Para sua instalação, é preciso que a estrutura do telhado suporte o peso das telhas de concreto, que são maiores quando comparado às telhas de barro. As telhas de concreto podem ser usadas em telhados de inclinação moderada ou mais íngremes e também são resistentes a incêndios.

As telhas termoacústicas, também chamadas de telha sanduiche, possuem estrutura para conter a entrada de som ou de calor nos cômodos de uma residência. É composta por duas chapas de zinco com um material isolante entre elas, que pode ser o poliuretano ou o isopor.

As chapas podem ser pintadas, proporcionando uma aparência diferenciada ao imóvel. Além disso, dispensa o forro e diminui os riscos de umidade. Podem ser instaladas em telhados altos ou moderadamente inclinados.

As telhas de vidro costumam ser utilizadas em áreas externas ou em ambientes de lazer, para que ocorra maior entrada de luz natural. Possuem diferentes modelos e dimensões e podem ser utilizadas para telhados de inclinação leve ou moderada.

Coberturas para áreas externas

As áreas externas comportam a instalação de toldos e coberturas, que devem ser escolhidas de acordo com as preferências do proprietário.

Os toldos são conhecidos pela praticidade, com modelos retráteis que podem ser abertos ou recolhidos, proporcionando a cobertura da área conforme a necessidade.

São ótimas opções para áreas com pouco espaço e podem ser fabricados em tamanhos personalizados e em diferentes cores. A limpeza é bastante simples, com a utilização de produtos comuns.

Para as coberturas, é necessário montar uma estrutura que comporte telhas ou placas de diferentes materiais. Tal como as telhas de vidro, é possível optar pela instalação de cobertura de vidro temperado em áreas externas, sendo excelentes opções para locais que desejam permitir a entrada de luz natural no ambiente.

Além disso, é uma cobertura de fácil manutenção e limpeza, e pode ser feita com diferentes modelos e opcionais, tal como a abertura das folhas de vidro, que permitem maior circulação de ar.

Importância da manutenção de telhados e de outras áreas

O telhado é, muitas vezes, a área mais negligenciada de uma casa. Não é de surpreender que a maioria dos donos de imóveis não tenha o conhecimento ou o hábito de entrar em seu telhado para procurar por problemas e realizar reparos.

Um planejamento de manutenção preventiva, que consiste em inspeção periódica, ajustes de rotina e pequenos reparos, pode ajudar a evitar problemas onerosos no futuro.

A exposição constante às mudanças climáticas pode danificar o sistema de cobertura, deteriorar a calafetagem, ocasionando fontes de vazamentos nos mais diferentes modelos de telhados.

A instalação de vários itens em uma residência exige que sejam feitas manutenções periódicas, evitando grandes prejuízos. Alguns tipos de ajustes servem para impedir a troca total de um objeto, visando a economia de custos com obras.

Assim, seja em telhados residenciais ou seja em uma porta automática preço, a manutenção é essencial, potencializando as funcionalidades do item.