A segurança é uma questão constantemente discutida ao se tratar de diversos lugares, afinal seja em uma edificação corporativa ou residencial, é de grande importância garantir a proteção das pessoas e do patrimônio.

Nesse contexto, o controle de acesso tem grande papel, uma vez que é por meio dessa estratégia que é possível, principalmente, controlar o fluxo de pessoas nos locais, inclusive em áreas restritas.

Ao se tratar do controle de acesso para condomínios também é válido considerar que as pessoas buscam fatores capazes de contribuir com a qualidade de vida e esse é o tipo de fator que pode agregar de maneira significativa com essa questão.

Hoje em dia, é possível encontrar os mais variados sistemas de controle de acesso e entre alguns itens que são muito comuns é possível citar:

  • Câmeras;
  • Catracas;
  • Interfones;
  • Leitor biométrico;
  • Cancelas.

Esses são alguns itens de grande importância para garantir o monitoramento da circulação de pessoas pelo local e controle de entrada e saída.

Naturalmente, os recursos presentes em cada sistema instalado depende do grau de segurança no acesso que o condomínio necessita.

Há casos em que é interessante ter cadastros detalhados com fotos, acesso de moradores ou colaboradores e identificação por impressão digital.

Uma alternativa que pode ser viável para diversos condomínios é a função pânico presente nos componentes de controle de acesso, tanto para os pedestres quanto para os veículos.

Por exemplo, se um condomínio tem um sistema com controles que permitem um envio de sinal de socorro, é algo que pode ser decisivo para recorrer a ajuda de forma ágil.

A instalação do cercamento de gradil

gradil eletrofundido pode ser uma estrutura interessante para condomínios, pois representa uma solução para quem busca por cercamentos diferenciados.

Assim, essa é uma alternativa que tem impacto não apenas na segurança, como na questão estética, uma vez que diferentes modelos podem ser encontrados, com maior potencial de atender o visual harmônico que o cliente busca.

Sem dúvidas, os modelos podem apresentar distinções de acordo com os fabricantes. Todavia, no que diz respeito ao modelo de cercamento com gradil a ser selecionado, é preciso averiguar características como a composição, malhas, leveza, tipo de pintura, resistência e manutenções necessárias.

Por exemplo, para pessoas que buscam opções com malhas de aço grandes, leves e que apresentam praticidade para a instalação, a procura por gradil com painéis de arame galvanizado preço pode ser viável.

No mercado, a tela de arame galvanizado já ganha um grande destaque por sua resistência e, dependendo do tipo de malha, favorece a segurança como um todo, inclusive para a visualização de câmeras de segurança.

Quais são as vantagens do arame farpado?

Além do gradil, naturalmente, há diversos cercamentos e cabe a cada responsável pela segurança e estrutura averiguar qual é o modelo mais adequado.

Uma opção muito tradicional é a cerca de arame farpado, um material que geralmente é composto de dois a quatro fios de arame enrolados entre si e que apresentam a cada intervalo farpas em direções divergentes.

Devido a essa estrutura, embora a instalação de forma geral seja classificada como prática, é preciso que exista muita cautela, em especial, para evitar acidentes com perfurações.

As cercas com arame são muito comuns em locais rurais, especialmente quando instalados em estacas de madeira ou ferro no solo, porém, o arame pode ser facilmente instalado para reforçar a proteção em ambientes urbanos, como nos muros de condomínios.

Não apenas no caso das aplicações que envolvem o arame farpado para cerca, mas ao abordar todos os elementos do texto, há diferentes opções para promover um controle de acesso eficaz e muitas vezes essa é uma parte da gestão que envolve a terceirização de serviços, como de profissionais para a portaria.

Dependendo do local de instalação, principalmente em relação a altura, é importante ter cautela em relação a animais e crianças, uma vez que as farpas podem causar danos severos.

Existem modelos variados, principalmente em relação a grossura dos fios e resistência contra impactos e umidade, sendo assim, são fatores que devem ser sempre averiguados.

De qualquer maneira, é preciso avaliar o que é mais favorável para o tipo de condomínio, fluxo de pessoas e nível de segurança requisitado.

Com informações precisas, será possível analisar qual é a melhor solução e a partir desse ponto, buscá-la de forma mais clara, o que contribui com que transtornos sejam evitados.