O aprimoramento da fachada de uma residência ou de um estabelecimento comercial é um aspecto que não pode ser deixado de lado quando estamos falando da promoção de mais conforto estético e também de segurança.

Isso ocorre porque são diversos os itens que podem ser aplicados em uma edificação ou em um espaço para gerar mais eficiência nesse sentido, sendo os portões alguns dos mais pertinentes.

Afinal, eles promovem, além de um impacto visual marcante, a possibilidade de tornar o local muito mais protegido e seguro. Mas, quais são os tipos de portões disponíveis no mercado atual do segmento e como eles se diferenciam entre si? Além disso, quais são os materiais mais indicados para a sua composição?

No artigo que você confere logo em seguida, fique por dentro das respostas para essas e outras perguntas sobre a utilização dos portões e como cada modelos pode contribuir de uma determinada forma para o espaço de acordo com as suas demandas particulares.

Desempenho

Com relação ao desempenho, é possível encontrar portões que funcionam das mais variadas maneiras, bem como aqueles que podem ser acionados de forma mais prática e segura no cotidiano sem a necessidade de descer do veículo.

Os Portões seccionados, por exemplo, são ideais para quem está em busca de realçar a estética da fachada e ainda conferir facilidades e benefícios voltados para a segurança.

Uma das principais razões pelas quais as pessoas têm optado cada vez mais por esse tipo de portão é que ele permite uma série de adaptações conforme as demandas da fachada, tanto as estéticas quanto as funcionais. Sendo assim, ele podem ser configurado de acordo com as preferências e exigências do usuário.

Isso sem falar que são altamente silenciosos, podem ser feitos sob medida, possuem instalação simplificada e ainda aumentam o espaço disponível na garagem, já que não exigem sistemas de deslizamento lateral.

Tudo isso sem falar no perfeito isolamento térmico oferecido e na elevada segurança que esse tipo de portão promove ao local.

Outras vantagens relacionadas com o portão seccionado são:

  • Pode ser instalado em imóveis novos ou reformados;
  • São fáceis de manusear;
  • Não exigem manutenção constante;
  • Contam com excelente atenuação acústica;
  • São muito resistentes e duráveis.

Outro desempenho muito procurado, especialmente por estabelecimentos empresariais e comerciais, é o da porta de enrolar, que garante facilidade no cotidiano e não deixa a desejar no aspecto visual ou mesmo na promoção de segurança, que é sua principal finalidade.

Uma Porta de aço de enrolar, por exemplo, conta com as propriedades especiais do material do qual é feito, conhecido pela sua resistência e ainda garante mais comodidade na hora de abrir e fechar a garagem ou a loja.

Material de composição

Já quando estamos falando dos materiais utilizados na composição dos portões, é necessário levar em conta que eles podem variar bastante, mas o foco deve estar sempre na promoção de resistência, impedindo que invasores possam corromper a estrutura e acessar a área que está sendo protegida.

Por isso, o portão de aluminio é um dos mais utilizados. Afinal, esse é um material extremamente resistente não só contra impactos mecânicos como também contra as intempéries do clima, como as chuvas e a constante irradiação solar.

Por isso, além de contribuir para a proteção interna, também garante mais desempenho estético na fachada.

Outro material muito utilizado é a madeira, já que sua textura tem um charme inigualável e sua resistência também é notável.

Um portão de madeira pode conferir muito mais impacto a uma fachada e deixar a sua empresa ou residência com uma elegância que se destaca naturalmente, tudo isso sem comprometer a segurança.

Os portões de aço, por sua vez, são os mais recomendados para quem está em busca de proteção máxima. A Porta de aço para loja preço pode variar de acordo com seu tamanho e alguns detalhes de acabamento que podem fazer toda a diferença nos resultados finais.

Guarda-corpos

Não poderíamos falar em fachadas sem mencionar a importância de proteger as sacadas e também de se utilizar materiais nesse processo que sejam bonitos e funcionais ao mesmo tempo.

Nesse contexto, vale a pena conhecer os benefícios promovidos pelo guarda corpo de vidro, que oferece:

  • Segurança para crianças e animais;
  • Valorização do imóvel;
  • Harmonia decorativa;
  • Transparência máxima;
  • Limpeza facilitada.

Tudo isso deve ser obtido por meio de fabricantes de qualidade e os procedimentos de instalação devem ser realizados apenas por profissionais devidamente treinados, garantindo mais precisão e qualidade nos resultados finais.