Em um projeto de construção ou reforma seja ele comercial ou residencial, alguns itens são essenciais para compor tanto a estética quanto a segurança do local. As portas e portões são alguns desses elementos que, inclusive, são pensados logo no início do projeto.

Com o passar do tempo esse acessórios se tornaram indispensáveis ao projeto. Por meio dele é possível passar sofisticação, beleza, privacidade e segurança. Este último sendo um dos principais motivos de sua utilização.

Com o desenvolvimento da sociedade e consequentemente sua organização social, política e econômica, os espaços passaram a ser cada vez mais preenchidos e privatizados, assim muros e portões servem também para delimitar uma propriedade e impedir a sua ocupação ou invasão.

A fim de atender esse mercado de forma ampla, dinâmica e completa, foi criada uma diversidade de modelos e padrões que são desenvolvidos e aprimorados constantemente para atender da melhor forma as exigências e demandas deste setor.

Para saber quais são os principais modelos de portas e portões e suas vantagens e principais aplicações, abaixo separamos uma lista com as informações.

1. Porta de Aço

Sendo um dos modelos mais procurados tanto para portas quanto para portões, as portas de aço são uma das favoritas, por alguns motivos sendo eles:

  • Alta segurança;
  • Variedade de modelos;
  • Alta resistência;
  • Alta durabilidade.

A fim de intensificar a segurança a porta de aço motorizada vem sendo ainda mais utilizada, isso porque a opção motorizada ou automática é controlada por sistemas eletrônicos que possibilita a abertura e fechamento do portão de forma automática, por meio de um controle remoto.

Como o desenvolvimento é constante, atualmente é possível realizar esse processo bem rápido, impossibilitando a entrada de pessoas.

porta de aço Goiania preço também tem diversos modelos, assim ele pode ser utilizado em todos os tipos de projeto de construção.

O modelo de porta basculante (aquele que abre para cima) é mais indicado para locais em que há pouco espaço para abertura e fechamento, o mesmo ocorre com a porta de correr, que é mais frequentemente utilizada em espaço menores, pois otimiza o espaço.

Já as portas que abrem de modo tradicional são mais indicadas para ambientes com mais disponibilidade de espaço.

2. Porta de Madeira

Assim como as portas de aço as portas de madeira são uma das principais opções, principalmente, porque esses modelos agregam muito valor e elegância aos projetos.

Como há vários tipos de madeiras disponíveis no mercado, esse modelo se adequá a todo tipo de projeto. Atualmente há até madeiras que são mais resistentes a água e por isso o portão de correr de madeira é uma tendência, automático ou manual.

3. Porta de Vidro

Por fim, mais um modelo que tem destaque e preferência escolha para integrar os projetos são as portas de vidro, principalmente, em varandas e sacadas. Ou seja ambiente abertos.

Podem até compor os portões, pois há vidros blindados e de segurança que são mais resistentes.

A principal vantagem desse modelo é a transparência, que deixa o ambiente, aparentemente, maior e mais iluminado, deixando-os mais aconchegantes.

Dessa forma, esse material é mais indicado para ambientes menores e também que exijam mais transparência como os meios corporativos.

Manutenção

No momento da escolha da porta ou portão um fator que também agrega valor é o processo de manutenção ou conserto de portão e porta. Isso porque se for muito complexo ou custoso é melhor optar por um outro modelo.

Atualmente todos os serviços são bem executados, assim tanto o modelo manual quanto o automático são fáceis de terem a sua manutenção em dia.

Entretanto é preciso verificar com os profissionais da área qual é o melhor processo de manutenção e sua periodicidade, pois o conserto portao eletronico e o manual são diferentes, visto que apresentam estruturas diferenciadas e necessidades diferentes para que ele continue funcionando em potência máxima.

Assim para escolher a melhor opção de porta ou portão é preciso realizar uma profunda pesquisa no mercado e assim como foi apresentado no texto verificar as vantagens.

Atentar-se também aos melhores lugares para inserir os modelos que estão disponíveis e que vão de acordo tanto financeira quanto esteticamente com o projeto desenvolvido, levando aspectos quanto valor, duração e manutenção de portão automatico ou manual em consideração para escolha ideal.