Quem tem piscina em casa quer aproveitar cada momento. Apesar de no Brasil fazer calor quase o ano todo, em alguns momentos do ano o tempo esfria e as piscinas ficam de lado. Para que você possa aproveitar a sua piscina o todo, existem opções variadas de aquecedores e elas impactam positivamente no seu dia a dia.

Mas se você, assim como outras pessoas, tem dúvidas quanto ao melhor tipo de aquecedor, este artigo traz algumas dicas que, com certeza, irão te ajudar a escolar.

Tipos de aquecedores para piscinas

As piscinas são mais do que uma mera área de lazer, elas podem ser usadas para diversos fins, como a prática de esportes e até tratamentos ou terapias.

No entanto, em algumas épocas do ano, como no auge do inverno, as piscinas costumam ser deixadas de lado, Mas isso é coisa do passado para quem possui aquecedores. Os aquecedores para piscina trazem diversos benefícios para as pessoas, como:

  • Aproveitamento o ano todo;
  • Diversão garantida;
  • Facilidade na manutenção;
  • Incentivo à prática esportiva;
  • Valorização do imóvel.

No entanto, antes de comprar esse equipamento, é importante conhecer seus variados tipos.

Um dos aquecedores mais procurados atualmente é o aquecedor solar para piscina. Essa opção tem sido bastante procurada por duas razões: por ser mais econômica na conta de luz e por ser ecologicamente correta.

Para possuir esse tipo de aquecimento para piscina, é necessário fazer uma instalação de placas solares no telhado da residência. Em seguida a água da piscina vai para os coletores solares e a água aquecida sai do coletor e volta para a piscina.

Diferentemente dos outros tipos de aquecedores, este faz uso apenas da energia solar, o que resulta em uma economia significativa na conta de luz.

Também existe a opção de aquecedor a gás Rinnai. Assim como para chuveiros e duchas, os aquecedores também podem ser utilizados nas piscinas. Como o próprio nome já diz, esse equipamento faz uso de gás para funcionar, o que também gera impacto de economia de energia.

Além disso, mesmo quando ocorre queda de energia, ele continua funcionando e garantindo água quentinha na piscina. Para saber qual o melhor sistema de aquecimento a gás para a sua piscina, é necessário levar em conta alguns fatores como:

  • Volume de água;
  • Tempo para aquecimento;
  • Quanto tempo permanecerá aquecida;
  • Se há proteção como coberturas.

Mas além dessas opções, também existe o aquecedor eletrico. Esse, sem dúvidas, é o mais comum nas residências, pois na maioria das vezes o aquecimento solar ou a gás ainda não é tão comum como o aquecimento elétrico.

Este tipo oferece bastante qualidade de temperatura para a água, no entanto, assim como qualquer outro equipamento elétrico, em caso de queda de energia não irá funcionar.

Para optar pela instalação desse tipo de equipamento, é importante procurar por uma empresas fornecedora de aquecedores de qualidade, como no caso do aquecedor solar ou aquecedor a gas.

Por falar nos aquecedores, você sabia que mais do que comprar esse equipamentos e manter sua piscina sempre quentinha, é muito importante realizar a manutenção? Confira no próximo tópico porque a manutenção dos aquecedores é importante.

Por que realizar a manutenção dos aquecedores?

A manutenção ideal para os aquecedores é a preventiva, aquela que você realiza por meio de uma empresa especializada visando identificar possíveis falhas no seu equipamento, antes mesmo que eles aconteçam.

Para evitar ficar sem o seu equipamento ou ter mais gastos com o conserto dele, como no caso do conserto de aquecedor a gás, o ideal é fazer uma revisão periódica que previne o desgaste de peças, substitui as que são necessárias e evita que grandes problemas aconteçam.

Mas para fazer essa manutenção, seja ela preventiva ou corretiva, o ideal é contar com empresas e profissionais experientes que saibam lidar com seus equipamentos da maneira correta. Dessa maneira, você garante o aquecimento da sua piscina o ano todo e pode aproveitar cada momento.

O aquecedor é uma super vantagem para piscinas de residências, clubes, hotéis, condomínios e dentre outros. Por meio deles é possível garantir um lazer mais saudável e prazeroso o ano todo.

Existem diferentes tipos de aquecedores e cada um deles atende a uma necessidade. Independentemente de qual seja a sua, conte com as melhores marcas e os melhores revendedores para comprar o seu aquecedor.