Conheça essa tendência, que auxilia na organização dos ambientes!

Ter um sofá é um grande investimento. Além de ser um móvel convencional e até mesmo fundamental para muitas pessoas, afinal, é sinal de conforto e lazer, que é ideal para receber visitas, descansar. Existem diversas opções de sofás no mercado, que mudam quanto ao tamanho, cor e tipo de material, e quando são para apartamentos pequenos, é preciso estar disposto a investir para escolher o melhor para seu espaço.

Mas, e quando se quer economizar e ter algo diferente? Nesse caso, os sofás feitos de pallets além de otimizar o espaço, é a melhor forma de aproveitamento.

Essa tendência inovadora de sofás feitos com pallets, é ideal para quem mora em apartamentos menores, ou está pensando em procurar uma Kitnet para alugar na Bela Vista, consegue aproveitar o pouco espaço que têm da melhor maneira possível, já que são ótimos para a organização e aproveitamento de cada cômodo.

Mas antes de serem usados para criar móveis únicos, os pallets eram conhecidos somente como porta- pallets, que serviam para ajudar no armazenamento de produtos pesados, principalmente na indústria automobilística que trouxe esse modelo de logística como ferramenta de organização, nas grandes fábricas brasileiras da década de 70. Pois possui um formato de retângulos compridos, com um sistema de travessas para que possa ser encaixado um no outro, além de oferecer rapidez e simplicidade ao montar e desmontar.

Podendo ser feito de madeira, plástico ou até mesmo metal. Eram encontrados em materiais de construções, galpões ou em lugares que costumam trabalhar com cargas pesadas. Mas agora como se tornou uma grande moda de decoração, é fácil encontrá-los em lojas de móveis planejados e lojas especializadas na internet, ou até mesmo descartados nas ruas, o que infelizmente acontece e acaba agredindo ainda mais o meio ambiente.

Os pallets de madeira são mais comuns do que os outros, por ter uma aparência mais rústica e pela facilidade de poder colocar a sua essência nele, ou seja, deixando ele com a aparência que preferir para ambientes mais descolados e inovadores.

Pela versatilidade, eles são indicados também como uma ótima opção para apartamentos, pois os moradores devem utilizar o pouco espaço que tem, da melhor maneira possível, dispondo todos os objetos de uma forma em que o lugar não pareça estar desorganizado. Por esse motivo que os queridinhos do momento, os pallets, são a melhor solução para organização e aproveitamento de espaço.

Um dos móveis mais estilosos e usados nos Apartamentos em Pinheiro ou em kitnets, são os sofás de pallets que deixam a sala um espaço livre. E para fazer um é preciso, apenas das peças de madeira e de um estofado de sua preferência por cima deles. Aqui temos algumas dicas para te ajudar, a montar o sofá de pallet:

  • Faça o planejamento do local onde vai deixar o sofá, tire as medidas e defina qual será a altura ideal.
  • Caso escolha os pallets de madeira, cheque se a madeira não está estragada ou rachada de forma que possa quebrar quando alguém for sentar. É importante conferir a qualidade do material, assim evitar acidentes. E lembre-se de lixar os pallets com uma lixa específica para madeira, assim evita que entre farpas em suas mãos. Também é importante passar um selante para que insetos, como os cupins não se apossem do seu móvel.
  • Opte por escolher estofados confortáveis, podendo ser almofadas que já tem em casa ou aquele colchão antigo, mas cuidado para e que não danifiquem a sua postura, já que dependendo da disposição deles pode causar dores na lombar ou na coluna cervical. Pois pode ser que seja, um móvel bastante utilizado por você, familiares e amigos. E aposte na mistura de cores e tecidos, como por exemplo, estampas de listras com estampas florais, cores vibrantes em meio aos tons mais neutros.
  • Depois de montar o sofá, você vai ver que o ambiente aparenta estar mais leve, e que poderá usar os vãos, que sobraram entre os pallets para guardar objetos, como livros ou revistas, mantendo o ambiente mais organizado.
  • Importante lembrar que na hora de escolher a tinta, para deixar o sofá com o seu estilo. Confira qual é indicada para ajudar a preservar a madeira. Caso queira trocar de cor após um tempo, faça um pequeno teste de como ficará uma cor por cima da anterior. Inove e não tenha medo de arriscar com o jogo de cores.
  • Uma dica é que as cores claras em espaços pequenos, dão a ilusão de que o ambiente está maior, então pode apostar nelas na hora de personalizar o sofá de pallet.
  • Caso sinta que o sofá está baixo ou alto demais, é necessário apenas tirar ou acrescentar mais pallets. Para quem gosta de televisão na sala, leve em conta de deixar em uma altura, que consiga assistir sem precisar forçar o pescoço e tronco O legal é que se alguém for dormir na sua casa, poderá colocar os pallets no chão, formando a estrutura de uma cama.
  • Os pallets facilitam no momento da limpeza. Pois não é necessário arrastar o sofá, é só desmontá-lo ou passar o aspirador nos vãos
  • Podem ser feitos mesinhas de centro ou de canto, basta empilhar os pallets. Podendo decorar luzes e objetos do seu gosto.

    Além das dicas é importante saber que os sofás feitos de pallets são sustentáveis. Já que muitos são feitos com matérias reaproveitados, que as vezes são encontrados em casa mesmo. Algumas empresas que trabalham com pallets costumam descarta-los depois de ter excedido o seu tempo de uso (não aquentam tanto peso), jogando-os fora pela cidade, infelizmente algumas fabricas não ainda não sabem o quanto os pallets podem ser úteis seja na decoração e sofisticação dos ambientes. Já existem lojas que fazem a busca desse material para fazer moveis planejados de pallets, como os sofás, camas, armários, estantes entre outras coisas. Ou apenas fazem a reforma do pallet e colocam para revenda.

    Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer mais sobre essa tendência para apartamentos pequenos!