O avanço tecnológico tem causado muitas transformações na sociedade. Um dos processos que merece destaque é o da automação, visto principalmente na indústria e em setores comerciais.

Esse processo trabalha a partir de uma configuração humana, que “orienta” a máquina sobre os processos que ela deve fazer. Com isso, fica mais fácil realizar algumas atividades, e outra, a máquina já faz algumas coisas pelo funcionário, otimizando o tempo e adiantando as atividades.

Mas, essa automação não é vista somente na indústria. Ela pode estar em sua casa, facilitando alguns processos. Ficou curioso? Confira.

A automação residencial: o que é e como funciona?

Parece coisa de filme ou série, mas hoje já é possível programar a máquina, eletrodoméstico ou aparelho em sua casa para realizar uma atividade doméstica ou não.

As conhecidas casas inteligentes, também são conectadas e atuam seguindo as logicas da robótica. Essa lógica faz com que cada vez mais as máquinas façam atividades, anteriormente realizadas somente por humanos.

Já pensou chegar em casa após um dia cansativo de trabalho e ter um quarto fresquinho te esperando, com uma comida no forno quase pronta? Seria o sonho de qualquer pessoa, e mais bacana é que já é possível com o projeto de automação residencial.

A automação traz então uma nova forma de morar, totalmente conectada e controlada por aparelhos eletrônicos. Ou seja, é possível estar em vários locais, e mesmo assim acionar um comando ao seu aparelho eletrônico. Geralmente, essa ação pode ser acionada pelo celular ou computador, integrando os mais variados sistemas de uma casa.

A ideia da automação é tornar os processos cada vez mais simples e eficientes, trazendo mais conforto e comodidade ao cliente.

Além de realizar algumas tarefas que trazem comodidade, o sistema de automação também pode ajudar a reforçar a segurança da casa, por meio de alarmes, câmeras de segurança integrada, central de segurança, abertura e fechamento automáticos de portas (controlando e somente permitindo o acesso desejado) e dentre outras formas de segurança.

Até coisas mais simples, como por exemplo:

  • Ligar o ar condicionado ou a máquina de lavar louças;
  • Ligar um aquecedor;
  • O som e a banheira;
  • Abrir ou fechar a persiana da sua casa;
  • Ligar um projetor;
  • Até mesmo alimentar seu bichinho de estimação.

É possível também realizar a automação home theater ou televisão, por exemplo, trazendo ainda mais conforto para sua casa.

Vale ressaltar que o projeto deve ser feito por um especialista, técnico em tecnologia e automação. Isso é importante por evitar transtornos e problemas com o acionamento ou instalação incorreta dos cabos e do sistema que o cliente deseja ter.

É fundamental buscar esse auxilio e não realizar sozinho o processo. Uma das vantagens em buscar ajuda é porque a empresa que presta o serviço, oferece garantia ao cliente.

Como esse é um processo que integra vários equipamentos e sistemas, é importante que as instalações elétricas sejam feitas de forma correta.

Residência sustentável: a instalação da energia solar

Automatizar os processos e depender mais ainda de instalações movidas à eletricidade pode ser um problema no caso de uma pane ou falha no centro de distribuição de energia.

Por isso, instalar a energia fotovoltaica, pode ser uma ótima opção, principalmente pela redução na conta de energia e a preocupação ambiental, já que a energia que vem do sol é renovável e limpa, não afetando negativamente ao meio ambiente.

Atualmente, a maioria da energia elétrica presente nas casas provem das hidrelétricas, que utilizam a força da água para gerar energia. O impacto social e ambiental é muito maior.

Por isso, para ser mais ambiental, sustentável e ao mesmo tempo, obter vantagens econômicas, vale muito a pena instalar painéis de energia solar em sua residência.

Para obter mais informações sobre como funciona o procedimento, o cliente pode realizar um curso de energia solar, onde será explicado sobre como funciona a instalação e quais as vantagens e custos desse procedimento.

É importante consultar uma empresa técnica no assunto e na instalação desse tipo de material, pois ela irá verificar qual o melhor painel para ser instalado em sua casa, assim como os cabos e fios necessários, para que o sistema funcione de forma eficiente. Além disso, a manutenção desse tipo de serviço é considerada baixa e suas vantagens, inúmeras.