Decorar e construir são etapas diferentes de um mesmo processo, e por isso é importante sabermos os detalhes, afinal, um procedimento está atrelado ao outro.

Enquanto um processo, que é o construir está mais focado na edificação, na formação de forro PVC e de lajes, a decoração por outro lado está preocupado na estética.

Claro que as construções possuem estética, caso o contrário não haveria arquitetura. Mas, o que queremos mostrar é que ambos os processos, apesar de estarem interligados possuem diferenças em suas concepções.

Assim, este artigo pretende dar atenção para ambos os lados, mostrando como planejar uma construção, pequena ou grande e como decorar, ou melhor dizendo, em como você pode pensar sua decoração.

Dicas para decoração

Cada dia mais os apartamentos e casas estão ficando pequenos, com isso surge uma nova demanda, que é de como conseguir espaço e decorar esse espaço, sem que fique ruim.

O primeiro passo é sempre procurar os cômodos onde será possível colocar os chamados móveis sob medida ou planejados, principalmente na cozinha!

Aposte em uma cozinha planejada pequena, pois seus utensílios ficarão organizados e assim aproveitando o espaço. Depois dessa dica, podemos citar também:

Organize seus utensílios

Um dos primeiros passos para uma decoração de ambientes pequenos é a eliminação de objetos que estão em desuso ou que estão duplicados.

Isso é fácil de se entender, afinal, quanto menor o espaço, menor o espaço para guardar coisas, assim, se você tiver dois objetos iguais, por exemplo, um relogio de parede, não custa doar um para seu amigo.

Então, elimine sempre que possível objetos que se acumulam. Espaços pequenos tendem a ensinar-nos a viver apenas com o essencial, tornando a vida mais leve.

Faça uso harmonioso das cores claras

Para ambientes pequenos, é aconselhável o uso das cores claras! Isso por um motivo simples, cores claras dão sensação de grandeza e amplitude.

Assim, use nas paredes, na cortina para cozinha, para os papeis de parede e etc. Porém, sua casa não precisa virar um hospital com tudo branco, você pode harmonizar com cores pastéis e com pontos de cores quentes, em objetos e, até mesmo, em pinturas no teto.

Para dar aconchego em ambientes pequenos, em alguns lugares pode-se apostar em um forro de PVC imitando madeirapois dá uma sensação agradável e aconchegante.

Juntamente com as cores claras e pastéis, aconselha-se o uso das luzes naturais, como um fator essencial para tornar o ambiente saudável e leve. Assim, use cortinas para controle de luminosidade e assim por diante.

Além disso, podemos citar como dicas de decoração:

  • Use móveis sob medida;
  • Abuse das paredes na composição;
  • Aposte na moldura de gesso;
  • Crie jogos visuais com espelhos.

Dicas de construção

Assim como vimos as dicas de decoração, veremos as dicas de construção, para que assim, os elementos venham a se complementar!

Quando tratamos de construção, o que mais dificulta é o planejamento e a forma como esse planejamento é desenrolado, dessa maneira, podemos citar como elementos que ajudam na definição do projeto:

Observe o terreno

Observar o terreno onde vai ser feita a construção é essencial para a obra. Isso porque, o terreno onde vai ser alocado a construção deverá ser feito em local plano.

Caso o terreno não seja plano, deverá ser usado um serviço de terraplanagem. Além disso, a localização é importante, afinal, se for a construção de uma casa, ela precisa estar em um local com acesso a mercado, centro comercial e hospital com facilidade de acesso.

Levante os custos da obra

O segundo passo é o levantamento de todos os custos que haverá com a execução do projeto!

Esse ponto é de suma importância, pois deverá incluir a contratação de engenheiros e arquitetos para formulação de um projeto com qualidade e com menos riscos de perdas, tanto em materiais como em serviços.

Assim, leve em consideração os custos de mão de obra como um dos principais.

Compre os materiais e acompanhe a obra

O terceiro passo é comprar os materiais, que devem ser muito pesquisados e, se possível, compre à vista, para ter capacidade de negociação. Comprado os materiais, acompanhe a obra para evitar futuros percalços.

Vimos então que tanto a construção como a decoração são essenciais no planejamento, pois caso contrário não é possível fazer algo eficiente e seguro.