O acabamentos dos cômodos é fundamental não apenas para a promoção de um espaço mais aconchegante no aspecto visual, como também para que seja possível oferecer mais proteção e segurança aos itens e componentes do local.

Por isso, o uso de rodapés nunca sai de moda. Além de serem altamente decorativos, são elementos fundamentais para a conservação da parede.

Mas qual o tipo mais ideal? Quais as diferenças entre os modelos existentes atualmente e disponíveis no mercado do segmento?

Para saber mais, continue acompanhando o artigo a seguir e fique por dentro de mais detalhes sobre os diferentes tipos de rodapé e como cada um deles pode contribuir diretamente para composições mais duradouras, seguras e charmosas.

Tipos de rodapé

O rodapé é um item fundamental para promover maior conservação da parede, protegendo-a de sujeiras em geral, bem como da umidade e do efeito de desgaste provocados por vassouras e rodos. Tudo isso garantindo um toque especial aos ambientes e muito mais elegância.

Dessa forma, é importante destacar que os rodapés podem ser feitos de diferentes materiais, dentre eles:

  • Madeira;
  • Cerâmica;
  • MDF;
  • Poliestireno;
  • Porcelanato;
  • Gesso.

Rodapés de gesso

O rodapé de gesso é, certamente, um dos mais utilizados, não só nas composições voltadas para o alto desempenho do piso como também nos tetos.

Isso porque esse é um material que garante uma série de vantagens, sendo extremamente versátil e simples de instalar.

Mas, você sabe do que o gesso é composto? Tal material é feito com água e sulfato de cálcio, motivo pelo qual é encontrado em abundância no mercado e acaba saindo bem mais barato ao bolso do cliente.

É por isso, que o uso de rodapés de gesso só vem crescendo: Além de ter um custo mais acessível, seu desempenho estético e funcional não deixa a desejar.

Outra característica importante desse material é sua maleabilidade, de modo que ele pode ser utilizados de diversas formas, nos mais distintos formatos, combinando com a decoração em praticamente todo tipo de ambiente.

Desse modo, o ideal é utilizá-los em áreas que possuam menos contato com a umidade constante, como é o caso de quartos, salas, etc.

Rodapés de poliestireno

O rodapé confeccionado em poliestireno ou Rodapé santa luzia é outro modelo altamente indicado para as mais diversas composições, especialmente aquelas que envolvem pisos vinílicos, pisos laminados e carpetes.

Além do fator estético, que é determinante no seu alto desempenho, esse tipo de rodapé também garante o uso de um produto sustentável e 100% reciclável.

No geral, podemos observar que o Rodapé poliestireno preço pode variar de acordo com alguns fatores importantes, mas é necessário assegurar-se de que as seguintes vantagens estão sendo oferecidas:

  • Beleza e versatilidade;
  • Fácil instalação;
  • Imune a cupins e a mofo;
  • Dispensam acabamento.

Rodapés de porcelanato

Proteger a parede das sujeiras que são trazidas pelo chão é importante para evitar manchas, por exemplo, sem falar em outros processos de desgaste que comprometem não só a estética do local como sua funcionalidade.

Nesse caso, o rodapé de porcelanato é uma opção para quem busca praticidade, já que não demanda praticamente nenhum serviço de manutenção no decorrer do prolongado uso.

Ele pode ser encontrado em diferentes cores e seu uso se direciona tanto aos pisos quanto aos tetos.

Rodapés embutidos

Já os rodapés conhecidos como embutidos possuem um diferencial com relação ao seu desempenho, pois conseguem fornecer a proteção esperada contra umidades e ainda ser instalado de forma simples e prática.

Dessa forma, é possível livrar sua parede dos efeitos desgastantes de água, vassouras e aspiradores, protegendo contra os danos de forma efetiva.

Assim, o rodapé embutido é instalado de forma a se ajustar ao reboco, de modo que é necessário conhecer as medidas do seu piso antes de saber qual o tamanho do rodapé em questão.

O ideal é sempre contratar o serviço especializado de marmorarias que possam oferecer todos os cortes necessários para a composição personalizada e duradoura.

Entre suas principais vantagens, podemos destacar:

  • Não cria barreira para o móvel;
  • Não acumula sujeira;
  • Nivelamento perfeito com a parede;
  • Instalação sob medida.

O mais importante é contar com materiais de qualidade garantida e com procedimentos de instalação e manutenção especializados, como a devida Colocação de rodapé de poliestireno, o que vai gerar resultados muito mais eficientes, seguros e duradouros.