Os andaimes são as estruturas montadas que permitem acessar lugares mais altos com segurança. Sempre que passamos na rua e avistamos prédios em construção, por exemplo, é possível ver os funcionários da obra em cima desses equipamentos.

andaime pode ser feito de vários materiais, mas no caso da construção civil, o aço é o mais utilizado para confeccionar esse tipo de equipamento. Também há no mercado diversos modelos de andaimes.

Os tubulares são um desses modelos, que são apoiados sobre rodas ou bases e formam torres. Já os de modelo fachadeiros compõem um painel e são formados por barras, pisos e colunas. Esses últimos são os mais vistos quando forra uma parede toda.

aluguel de andaimes em fortaleza, ou em qualquer outra cidade, é uma opção para os donos de obra que não querem realizar a compra de um andaime. Lembrando que eles são equipamentos indispensáveis em uma obra que vai ter trabalho nas alturas.

Os andaimes são formados, em sua maioria, pelos itens abaixo como:

  • painéis metálicos;
  • escada;
  • guarda-corpo;
  • piso metálico;
  • rodízios.

Além de auxiliar nas atividades feitas em uma obra, como a pintura, por exemplo, os andaimes servem para apoiar materiais de construção, como, por exemplo, massas e tintas.

É preciso lembrar ainda que todos os funcionários que trabalham em cima de andaimes precisam fazer uso dos equipamentos de proteção individual.

Um outro tipo de equipamento muito usado em obras é a escavadeira. O aluguel de escavadeira também é uma opção para donos de obra e construtoras que não são obrigados a investir na máquina.

A escavadeira, que pode ser hidráulica, é uma máquina usada para escavar e retirar a terra de locais como: aterros sanitários, construções ou grandes áreas de mineração. Por meio do seu sistema hidráulico interno, ela possui força suficiente para escavar.

O óleo do interior da máquina é bombeado para os diversos pistões da escavadeira e o acionamento de outro pistão é feito para aumentar a força dela.

Existe no mercado a opção de uma mini escavadeira. A escolha do melhor tipo de equipamento deve ser feita conforme as necessidades da obra.

Por que alugar equipamentos para uma construção?

O aluguel de máquinas e equipamentos para construção civil permite que a obra conte com as máquinas e ferramentas mais modernas e de última geração, com uma menor quantidade de dinheiro investida se esses produtos fossem ser adquiridos.

Um outro benefício do aluguel de maquinas para construção é saber que os produtos que serão alugados são modernos e de alta qualidade, o que propicia a otimização do processo e melhores resultados.

As empresas que fazem o aluguel desses itens possuem uma grande variedade de ferramentas e máquinas. Sendo assim, os clientes podem encontrar diversos produtos com modelos diferentes para suprir as necessidades daquela obra.

Os itens mais comuns que são alugados por construtoras são a retroescavadeira, betoneiras elétricas, compactadores de solo, gerador de energia, exaustores, compressores de ar, entre outros.

Muitas construtoras possuem os equipamentos, mas para algumas necessidades específicas, é melhor alugar um modelo mais indicado.

Além disso, quando a obra vai ser realizada em outra cidade, por exemplo, às vezes, não compensa o gasto para transportar o maquinário, pois eles são grandes, pesados e o investimento é alto. Por isso, o aluguel de máquinas e equipamentos pode ser uma boa alternativa nesses casos.

Alguns dos principais benefícios de se alugar equipamentos, além da economia, são: não há necessidade de ter um espaço amplo para armazenar os equipamentos quando eles não estiverem sendo utilizados, pois com o aluguel, o equipamento vai e volta diretamente para a obra.

Um outro item importante de ser levado em consideração é a ausência de gastos com manutenção, pois a empresa que fornece os equipamentos se responsabiliza por isso. Sendo assim, o aluguel é uma forma muito mais conveniente, prática e econômica do que a compra de equipamentos.

O que é a construção civil?

A construção civil engloba o planejamento e execução de obras como casas, barragens, usinas, edifícios, fundações de máquinas, rodovias, aeroportos, entre outros.

Os profissionais responsáveis por essa função são os engenheiros civis e arquitetos. Uma construtora é a empresa que trabalha com construção civil, fazendo o projeto, orçamentos e a execução das obras e edificações.