Ao finalizar qualquer tipo de construção, a obra precisa ter em sua estrutura acabamentos que ajudam a proteger todos os pontos da pintura em que a água da chuva, o vento e a incidência da luz do sol podem prejudicar.

Isto inclui a instalação do telhado, calhas, rufos, saídas para ralos, para evitar o acúmulo de água no piso e entre outros itens que podem ser adicionados conforme o passar do tempo e as reformas foram serem necessárias.

A atualização de tecnologia, que também contribui muito, em todos os campos de atuação, também são aplicados, quando necessário.

Uma das partes mais importantes do acabamento residencial, a pintura oferece não apenas a proteção da construção, mas também oferece características que identificam a morada, com escolhas que podem ser feitas pelo proprietário.

Até mesmo quando os imóveis são locados, é possível discutir em contrato, a possibilidade de renovação de pintura, para que a casa, ou apartamento, fique mais aconchegante, para quem mora nele.

Pinturas em obras protegem estrutura

Este tipo de trabalho deve ser realizado tanto na parte interna quanto na parte externa.

No interior, os cômodos pintados podem ajudar na identificação de cada local, podendo ser utilizado diferentes tons, para áreas de trabalho, com cores vibrantes em locais como a área de serviço e os escritórios, por exemplo, e cores mais aconchegantes, para os locais de descanso, como os quartos e as áreas de lazer.

Na área externa, ainda, é preciso aplicar produtos especiais, que facilitem o escoamento da água pluvial, evitando o acúmulo de umidade em pontos estratégicos, como cantos de quintal e paredes que ficam completamente expostas ao tempo.

Para este tipo de proteção, o mercado de tintas oferece um produto impermeabilizante, que pode ser aplicado em conjunto com as tintas escolhidas, para facilitar a proteção contra umidade.

Acompanhando a tecnologia que é utilizada em construção de grande vulto, como prédios comerciais e residenciais, e galpões industriais, onde a proteção da estrutura também deve contar com produtos que evitem a expansão de focos de incêndio.

Muitas residências contam com a aplicação de um produto inovador, oferecido por uma empresa de jateamento e pintura industrial.

Este tipo de produto está em franca expansão no mercado de pinturas residenciais, com a garantia de maior proteção para todos os tipos de construções.

Muitos empreendimentos comerciais costumas utilizar este tipo de produto, pois suas características anti chamas também proporcionam um isolamento acústico e térmico, sendo muito aplicado em casas noturas, bares e restaurantes.

As superfícies que recebem este tipo de produto devem ser preparados de maneira especial, pois precisam que se adequar ao ambiente em que ficará exposto. Para isso, algumas providências precisam ser tomadas, como:

  • Aplicação de concreto e argamassa especial;
  • Verificar agentes corrosivos, como peças de metal;
  • Camadas de tintas comuns podem ser sobrepostas;
  • Versatilidade na aplicação do produto.

Dependendo do tipo de empreendimento imobiliário, entre industrial, comercial e residencial, será preciso contratar uma empresa especializada, que possa atender todos os sistemas de segurança, não apenas na aplicação da tinta, como também nas ferramentas utilizadas para a pintura.

Proteção que vem do solo

De nada adianta, toda a proteção nas paredes, com tintas especiais, se a proteção não partir também do solo. É possível aplicar um revestimento totalmente eficiente, sobre o contrapiso, em toda a área da construção, com a colocação dos mais diferentes pisos que o mercado da construção civil oferece.

Esta proteção deve ser feita desde a área externa, como área de recreação e garagem, como na parte interna, em que encanamentos costumam passar, ligando a todo o sistema hidráulico de uma construção.

Por isso os ralos devem contar com uma saída devidamente estruturada, para evitar o acúmulo de água em locais estratégicos, que podem prejudicar toda a estrutura da construção civil.

Em prédios, tanto comerciais quanto comerciais, na parte interna, é possível aplicar um contrapiso acústico, para evitar que os vizinhos dos pisos inferiores, sejam incomodados com o barulho de sapatos e arrastamento de móveis, como cadeiras na área da sala de estar e cozinhas.Isto permite um local aconchegante também aos próprios moradores.

Nas construções mais modernas, a altura do pé direito dos empreendimentos imobiliários costumam ser maiores para permitir a colocação de um contrapiso autonivelante preço dentro do custo da obra.

Este tipo de piso permite a passagem de um sistema hidráulico, elétrico e de cabeamento para equipamentos eletrônicos, como TV a cabo e internet.