A construção civil é um dos setores mais importantes da indústria pois tratam de serviços essenciais para o funcionamento da sociedade.

Para começar, são os engenheiros que elaboram e executam projetos de prédios, casas e empresas comerciais. Eles são responsáveis por todas as etapas de uma obra. Isso porque eles lidam com materiais diversos que ajudam a compor a estrutura.

Pensando nisso, um dos elementos mais presentes nas obras é o concreto. Afinal, ele pode ser usado para diversas finalidades, incluindo a construção das paredes de alvenaria.

Nesse sentido, o bloco de concreto é usado para dar forma às paredes, ou seja, são peças que sobrepostas com o uso de uma massa para colagem, vão formar a estrutura.

Os blocos de concreto são feitos para suportar grandes pesos, isso porque vão servir de sustentação para outros elementos da obra.

Exatamente por esse motivo eles precisam ser fabricados com materiais de boa qualidade, como areia e cimento, que passam por um processo de moldagem e, em seguida, usa-se uma máquina chamada de prensa para a finalização do item.

Ademais, o uso dos blocos de concreto é a melhor solução quando o assunto é resistência e praticidade, eles são facilmente encontrados em formatos, tamanhos e espessuras diversas.

Além disso, esse produto proporciona um ótimo revestimento acústico e maior aderência a revestimentos e acabamentos.

No mais, é possível ainda encontrar o concreto usinado, esse vem em uma forma líquida e é produzido por indústrias que misturam quantidades específicas de materiais para formar um material excelente que vai ser fornecido para as obras em geral.

Para isso usa-se um caminhão betoneira que vai levar o conteúdo em segurança até o local indicado. Esse tipo de concreto serve para encher lajes e colunas, por isso é bastante procurado.

Pensando ainda no concreto, ele pode ser usado ainda em pisos e outras estruturas como pontes e viadutos, construções essas que também ficam a cargo da engenharia civil.

O uso de máquinas na construção civil

Assim, existem momentos em que se faz necessário remover o concreto antigo para fazer uma nova camada ou então instalar tubulações.

Há também a necessidade de retirar uma amostra para análise, isso serve para comprovar que as estruturas estão em bom estado.

Nesses casos, é possível usar uma perfuratriz de concreto. Essa máquina que vai auxiliar os profissionais a quebrar o concreto, ela é bastante eficiente e segura, otimizando o tempo de trabalho e facilitando a execução dos processos.

É fato dizer que a engenharia civil lida com muitos trabalhos, como se viu anteriormente é uma área complexa que precisa do auxílio de algumas ferramentas para a realização dos serviços.

Seguindo essa linha, é possível destacar ainda enceradeira industrialoutro item usado pelas empresas, porém essa serve para dar acabamento ao piso e funciona para as seguintes ações:

  • Polir;
  • Lixar;
  • Lavar;
  • Lustrar;
  • Remover restos de materiais.

Por fim, quando o assunto são as instalações elétricas, também existem algumas ferramentas específicas.

Dentre as opções  existe uma máquina que permite mais facilidade e praticidade no momento de rosquear tubos, o que aumenta ainda a qualidade das instalações que ficam mais seguras e livres de vazamento.

Tal ferramenta é a rosqueadeira manual.

Outros itens que podem ser alugados para as obras

Alguns trabalhos mais pesados exigem ainda o uso de equipamentos de grande porte, no entanto esses têm um alto custo e nem todas as construtoras tem recursos financeiros para arcar com o investimento.

Dessa forma, empresas de locação de máquinas colocam seus equipamentos a disposição para que sejam alugados por um período de tempo determinado, assim os contratantes conseguem ter mais economia.

Nesse cenário é possível destacar os tratores, eles são muito comuns nos canteiros de obras porque servem para inúmeros serviços como terraplanagem, retirada de entulhos e movimentação de outras máquinas.

Com ele há também os guindastes que funcionam perfeitamente para içar cargas que tem um grande peso e, por isso, não podem ser transportadas pelos profissionais.

No entanto, esses são apenas alguns dos vários equipamentos que podem ser alugados, eles estão disponíveis em modelos diversificados sendo que cada um vai atender uma demanda específica.

Por isso, pesquisar a respeito das opções disponíveis no mercado pode fazer a diferença na hora de fechar um negócio que pode ser benéfico para as partes envolvidas.