As cercas são muito utilizadas em diversos tipos de estrutura e ambientes, isso porque conferem mais otimização da segurança e podem ser essenciais em procedimentos de demarcação territorial, por exemplo.

Desse modo, é importante contar com produtos de alta qualidade na confecção desse recurso e conhecer as ferramentas gerais utilizadas no processo. Você sabe quais são e como elas podem ajudar a construir uma cerca segura e eficaz?

No artigo a seguir, nós reunimos algumas informações importantes sobre esse tema e trouxemos equipamentos e ferramentas que podem fazer toda a diferença na hora de levantar a cerca e promover sua durabilidade.

Mourão

O Mourão para cerca é uma estrutura também conhecida como palanque e que possui uma pré-moldagem, de modo que pode ser utilizada de forma muito prática e eficiente na confecção das cercas. Por isso, ele pode ser encontrado em diversos tipos de estruturas cercadas nos mais variados ambientes, tais como:

  • Áreas residenciais;
  • Áreas industriais;
  • Áreas rurais;
  • Jardins;
  • Chácaras;
  • Canis.

Os mourões podem ser fabricados em diferentes tipos de materiais, sendo sua função principal a de sustentar a cerca durante seu percurso.

Por isso, é importante escolher materiais de alta resistência e durabilidade, já que esses itens estarão sujeitos a todo tipo de intempérie da natureza, como a incidência solar diária e as chuvas.

Um dos materiais mais utilizados é o concreto, justamente porque ele pode conferir propriedades especiais ao mourão, tornando-o muito mais forte e duradouro.

Além disso, ele pode ser aplicado em qualquer tipo de terreno e é altamente indicado para áreas maiores, especialmente no confinamento de animais.

De acordo com a demanda do local, é possível obter um tipo de mourão mais adequado para o desempenho exigido.

Na áreas industriais, por exemplo, é muito comum a necessidade de otimizar ainda mais a segurança, de modo que ou mourões curvos são uma alternativa perfeita, já que eles suportam uma conexão maior de arames.

E falando em arames, você sabe qual a importância deles para a confecção de uma cerca otimizada e de qualidade?

Arames

Você certamente já percebeu que uma cerca não pode oferecer o desempenho de demarcação e confinamento sem o uso do arame, não é mesmo?

É possível contar com diferentes tipos de produto, sendo o arame farpado um dos mais conhecidos. Ele pode ser aplicado em diferentes tipos de cerca, especialmente para:

  • Delimitar espaços;
  • Conter animais;
  • Demarcar áreas na construção civil;
  • Impedir acesso.

Com sua variedade de modelos, esse tipo de arame pode apresentar diferentes espessuras. O mais importante é que ele possui uma série de nós (farpas) de metal que incomodam quando em contato com a pele por serem pontiagudas.

Em caso de insistência na invasão da uma cerca feita com esse tipo de arame é possível que o invasor se machuque gravemente.

Os arames galvanizados, por sua vez, possuem alta resistência e podem conferir não apenas um aspecto mais elegante para a estrutura como também mais durabilidade.

Parafusos

Entre os parafuso utilizados na confecção de variados tipos de cerca, o Parafuso auto brocante é uma opção para quem busca mais praticidade, segurança e economia.

Isso porque esse utensílio, que pode ser chamado também de brocante, que nada mais é que um fixador muito conhecido por seu alto desempenho, especialmente no que diz respeito à velocidade.

Sua maior vantagem é que ele é um aparelho multifuncional, podendo vedar, atarraxar e perfurar em uma única operação. Por isso, aí está uma das ferramentas mais importante na confecção segura e eficiente de uma cerca.

Além disso, o brocante também pode ser aplicado em:

  • Coberturas e telhas;
  • Montagem de divisórias;
  • Paredes;
  • Placas de gesso;
  • Chapas;
  • Estruturas metálicas;
  • Forros;
  • Madeira.

Para isso, é importante contar com acessórios de alta performance na fixação, promovendo uma durabilidade ainda maior para a cerca. A utilização da Broca tmax é altamente indicada para processo que possui demandas criteriosas por mais resistência e vida útil prolongada.

Afiando as brocas

Para utilizar adequadamente as brocas, é preciso afiá-las de forma reparadora e eficiente, tornando-as perfeitas para a aplicação em questão. Não é por acaso que equipamentos voltados para esse tipo de atividade se tornam cada dia mais populares.

afiador de brocas é a alternativa ideal para quem quer contar com um procedimento simples e garantir a otimização do tempo.

Além de ser de fácil manutenção, essa ferramenta permite a afiação praticamente instantânea, feita em poucos segundos.

Ao construir sua cerca, vale lembrar que o mais adequado é sempre contar com produtos de alto padrão e boa procedência, garantindo mais segurança não apenas na confecção da estrutura como também no seu uso.

Além disso, cercas precisam apresentar durabilidade, então vale a pena investir em soluções que prolongam a sua vida útil.