Ao escolher qual dos pisos ideais para da um dos ambientes da casa, as mesmas dúvidas recorrentes tendem a surgir. Fora o fator estético, é necessário dar muita atenção a outros fatores, como a qualidade, facilidade de instalação, adequação para áreas internas e externas e, lógico, o custo benefício do produto.

O piso laminado

O modelo tem sido cada vez mais utilizado em ambientes residenciais sendo a primeira escolha àqueles que visam uma boa durabilidade, conforto térmico e um preço acessível para mão de obra.

Dentre os principais benefícios do produto, listam-se:

  • diversidade de cores e textura
  • facilidade na limpeza
  • instalação rápida e fácil
  • resistência
  • versatilidade

Conheça afundo as vantagens do modelo

piso de madeira laminado possui uma abrangente variação de texturas e cores, em parte por conta das tonalidades amadeiradas que tendem a tornar o ambiente mais calmo, quente e aconchegante.

Possuindo réguas de tamanhos variados, seu visual é extremamente valorizado pelo seu sistema de encaixe que visa uma perfeita finalização.

Criando uma sensação de continuidade entre as réguas de forma similar aos assoalhos de tábua corrida convencionais de madeira, resultando em emendas quase invisíveis e um elegante e sofisticado visual ao ambiente.

A limpeza é realizada de modo simples e rápido. No dia-a-dia, um pano úmido bem torcido, aspirador de pó e vassouras com cerdas macias que acompanham as texturas presentes nas réguas do piso laminado colocado seguindo o sentido de seu cumprimento já garantem um ótimo resultado.

Já que o modelo não deve ser lavado, é importante proteger sempre o piso nos momentos em que outras áreas, como banheiro e cozinha, estejam sendo lavadas, de modo a impedir que a água acabe atingindo o local em que este esteja colocado.

Sua instalação necessita apenas de nivelamento juntamente com a aplicação de uma manta, o que tende a corrigir quaisquer imperfeições existentes no contrapiso, bem como ausência de umidade e limpeza durante a instalação.

O modelo pode ser aplicado sobre diversos materiais, como cerâmica, vinil, madeira, azulejo, concreto e outros.

Em outros casos, é necessária a retirada do modelo anterior ou uma regularização de nivelamento do contrapiso, o que acaba resultando em um aumento de tempo e custo de obra.

O piso de madeira colocado é indicado para ambientes como corredores, quartos, escritórios e salas.

O modelo revestido por lâminas de celulose é um piso totalmente ecológico, fabricado com fibras de madeiras reflorestadas que obedecem a padrões que oferecem praticidade, conforto, durabilidade e um resultado visualmente atraente.

Sua segurança é garantida por meio de uma norma ABNT, desenvolvida pelo IPT que é responsável pela regulamentação dos revestimentos laminados que visa alta resistência a abrasão e impactos, resistência essa resultante de avanços tecnológicos de fabricantes que buscam novos meios de atingir seu consumidor.

Quando levado em consideração a mão de obra e o preço final do produto, o modelo laminado é extremamente vantajoso em relação a outro modelo de revestimento para piso de madeira e outros materiais.

O sistema click garante uma instalação sem sujeira e a possibilidade de ainda utilizar e transitar pelo ambiente no mesmo dia em que a instalação é realizada, sendo esta geralmente feita por profissionais treinados pelo fabricante, o que gera uma maior segurança ao consumidor.

Com o modelo, os rodapés já vêm cortados, o que tende a favorecer ainda mais o processo de instalação, já que não é preciso um acabamento final entre as réguas.

Além do piso laminado, outros modelos de piso de madeira que vêm tido grande demanda nos últimos tempos são:

  • Piso parquet de madeira
  • Piso de taco de madeira
  • Assoalho de madeira
  • Piso de madeira de demolição

Um bom revestimento

O revestimento auto adesivo consiste em uma espécie de papel de parede que já possui uma cola especial em seu verso para aplicação em paredes, teto, pisos e móveis conforme o modelo e a recomendação de uso.

Esta é uma alternativa prática e mais em conta para quem está finalizando uma construção e procura um acabamento diferenciado aos ambientes sem que seja necessária a utilização de materiais mais pesados, sendo também uma ótima ideia para renovar ambientes de modo mais versátil.

revestimento de madeira autocolante tem uma diversa gama de modelos, existindo o revestimento 3D adesivo, texturizado, com ou sem desenhos, modelos que imitam revestimentos amadeirados, de tecido, cimento e até mesmo de azulejo.