Os serviços de metalurgia e serralheria são fundamentais para a construção civil em uma infinidade de aspectos, pois contribuem diretamente para a qualidade da obra desde seu início até a sua conclusão.

Desse modo, é importante conhecer os itens oferecidos pelos segmentos e entender como eles viabilizam a otimização e a geração de resultados de qualidade dentro do canteiro e nas edificações construídas.

No artigo que você acompanha a seguir, fique por dentro do tema e confira alguns itens e materiais que fazem parte do cotidiano de obras e garantem elevado desempenho em sustentação durante toda a sua prolongada vida útil.

Chapas metálicas

As chapas metálicas estão presentes em muitos momentos importantes dentro da construção de espaços seguros e otimizados. Existem tanto modelos lisos como os perfurados e cada um é indicado para uma situação ou demanda.

Chapa metálica perfurada é produzida por serviços de metalurgia e podem ser compostas por diferentes materiais, tais como:

  • Aço;
  • Aço inox;
  • Alumínio;
  • Cobre;
  • Latão.

É possível contar até mesmo com modelos feitos em PVC, garantindo toda a resistência necessária sem afetar o bolso.

O mais importante é consultar o processo de fabricação do modelo escolhido, pois a qualidade das usinas siderúrgicas – local em que ele é confeccionado -pode ter um impacto direto na eficiência de sua aplicação dentro da obra.

As principais vantagens dessa chapa é que ela não apresenta desgaste excessivo e possui, além de alto índice de versatilidade, resistência a processos de abrasão e de corrosão.

Ela pode receber furos variados, sejam quadrados, redondos, oblongos ou hexagonais e são ideais para processos que facilitam a ventilação, beneficiando sistemas acústicos, peneiramentos, filtragens, divisórias, etc.

Telas

As telas são empregadas para diferentes finalidades construtivas, especialmente para compor equipamentos de seleção e realizar o beneficiamento de materiais.

Um exemplo altamente indicado nesse caso é a Tela moeda, que possui propriedades técnicas especiais e perfurações que podem ir de 17mm a 22mm.

Composta de aço ou aço inox, ela costuma ser encontrada em muitas composições que vão além do canteiro de obras e do projeto em construção. Desse modo, está presente também em:

  • Pisos de viveiro;
  • Gaiolas;
  • Grades de segurança;
  • Decoração;
  • Churrasqueiras;
  • Forros.

Isso sem falar nos portões, no mobiliário, nos elementos acústicos e até mesmo nos dutos de uma edificação, em que esse tipo de tela perfurada proporciona mais proteção e eleva o desempenho, o que tem um impacto direto também na vida útil das tubulações.

Com disposição alternada ou reta, esse produto apresenta benefícios que variam conforme a necessidade de sua aplicação.

Materiais indispensáveis

Os produtos oferecidos pela Serralheria alumínio são essenciais para o canteiro de obras e oferecem vantagens prolongadas.

Isso ocorre porque o alumínio é um dos materiais mais benéficos para construção de itens, como portas e janelas, por exemplo, oferecendo variedade e soluções rápidas na substituição do ferro.

É possível optar por portas de ferro ou de madeira, que também conferem suas respectivas vantagens ao ambiente.

No entanto, o alumínio tem se destacado por uma boa razão: os benefícios oferecidos geram, além de satisfação funcional, economia de tempo e de custos.

Por isso, utilizar uma porta de aluminio pode conferir fatores como:

  • Durabilidade (não enferruja);
  • Impedimento de sobrecargas (material leve);
  • Potencial estético (material visualmente impactante);
  • Baixo custo (preço acessível).

Ferro

Para quem possui demandas por extrema resistência e rigidez, o ferro pode ser o material ideal.

É muito importante, sempre conhecer mais a respeito dos materiais empregados na construção civil, entender quais são as demandas especiais da obra e observar caso por caso.

Isso porque as vantagens de cada tipo de material servem para atender especificações estruturais, de modo que é possível entender a indicação para cada momento.

O ferro, por exemplo, é indicado para estruturas que necessitam de maior sustentação e segurança, contando com a garantia que as portas, as janelas e a escada de ferro oferecem para um local.

Além de ser muito empregado na construção civil, esse material possui algumas propriedades especiais que o tornam bastante popular em diversos segmentos industriais.

Uma alternativa para quem quer utilizar o ferro na composição de algum ambiente é revesti-lo com as cores de preferência e torná-lo ainda mais parte do espaço.

Muitas pessoas pintam as grades de ferro das janelas, por exemplo, dando um toque especial para a residência.

O mais importante é utilizar, além de materiais de qualidade e procedência garantidas, todo o aparato técnico e profissional necessário para a aplicação correta de cada componente e o trabalho mais otimizado, resolutivo e eficiente no canteiro.