Quando trabalhamos com muitos pontos e materiais eletrônicos na construção, é possível que algum curto circuito aconteça se eles não forem previamente e também regularmente vistoriados. Isso porque, esses sistemas são muito delicados e possuem uma grandeza muito forte.

Há também algo chamado surto elétrico, que pode queimar todos os aparelhos e eletrônicos. Isso ocorre quando raios caem sobre a rede elétrica, fazendo com haja descarga elétrica acima da média, estragando grande parte dos equipamentos.

E, para que isso seja evitado, é sempre importante pensarmos em saídas, e uma delas é a instalação de DPS, que é um dispositivo que faz com que esse surto não seja possível, justamente por controlá-lo.

Seu uso correto promove uma adequada proteção para esses problemas, mas é necessário sempre saber qual tipo de DPS instalar, onde e como fazer isso. E para que seja possível saber, acompanhe o texto.

DPS em construção

A função do DPS é desviar o surto elétrico para o sistema de aterramento. Esse procedimento acontece em milésimos, e é tão rápido que o disjuntor não detecta esse feito. Por isso, esse dispositivo é ligado na fase dessa caixa elétrica.

Ele precisa ser instalado ao lado do disjuntor e deve também ser escolhido perante as configurações do local. É importante que você chame um profissional que saiba escolher o tipo de DPS que pode ser acoplado.

Todos eles possuem a mesma finalidade, mas existem regras e normas regulamentadoras que necessitam ser seguidas, ou seja, cada caixa possui um sistema que deve ser reconhecido e estudado para receber o melhor DPS.

Lembre-se sempre de manter a manutenção desse dispositivo em dia para que ele não passe da validade e não fique muito tempo sem funcionar, caso quebre, pois é possível. Esses materiais têm tempos de vida útil e devem sempre ser observados.

Para raios em construção

manutenção de para raios está 100% interligada à esse sistema, pois como falamos acima, esses surtos ocorrem justamente porque recebem um raio e a pane ocorre. Ou seja, o para raio deve ser colocado em cima de empresas, prédios residenciais e comerciais e afins.

O para raios é um tipo de haste metálica pontiaguda que é conectado ao chão por um fio terra, que quando um raio cai em cima dele, ele se torna um caminho seguro para essa ocorrência sem que dê algum problema no local.

Alguns dos benefícios do para raio são:

  • Manter a edificação segura;
  • Evitar queimas de maquinários e aparelhos;
  • Evitar acidentes com pessoas e animais;
  • Evitar surto elétrico no ambiente.

Ou seja, esse elemento é totalmente necessário para que o funcionamento de um estabelecimento ocorra sem nenhum tipo de problemas elétricos e que podem dar um grande prejuízo. Acompanhe agora alguns serviços que podem ser afetados com o surto.

Ar condicionado em construção

Elemento indispensável hoje em dia, principalmente nos locais de trabalhos e construções mais modernas, o sistema de ar condicionado VRF é muito procurado por locais que necessitam de uma grande circulação.

Esse tipo de sistema é muito encontrado em ambientes industriais e escritórios, pois é um pouco diferenciado do que encontramos em algumas casas. Há, nesses casos, diversas unidades internas espalhadas pelos cômodos ligado a somente uma unidade externa.

A instalação ar condicionado VRF possui uma automação única e é um grande sistema de refrigeração sofisticado. Além disso demanda uma carga térmica operando de maneira eficiente e com economia de energia nos locais.

Aquecimento

Outro equipamento que pode sofrer com esse tipo de surto, pois é muito delicado e depende desse intermeio, é o aquecedor solar, que possui um sistema básico de placas que captam a energia solar e tornam essa potência em energia elétrica.

Ou seja, por mais que seu trabalho seja sustentável, ao mesmo tempo esse serviço necessita de uma ligação a essa caixa elétrica, justamente para passar suas informações e fazer com que as luzes e afins funcionem.

Câmeras de segurança em construção

Por fim, mais alguns outros elementos para se preocupar caso ocorram esse surto em algum momento são as cameras de segurança. Elas são produzidas e instaladas justamente para o ambiente possui mais seguridade.

Elas filmam em tempo real e mandam todas as informações para centrais de segurança que são acionadas caso haja algum problema em questão. Ou seja, é muito importante manter esse sistema em dia, cuidando principalmente do DPS.