Sirenes, buzinas e motores de automóveis. Esses são apenas alguns dos fatores que nos tornam acusticamente sobrecarregados. Vale ressaltar que, além de sintomas como insônia e stress, eles podem, em casos extremos, levar à perda auditiva.

Felizmente, existe uma maneira de blindar-se deles (ao menos em casa e no escritório), ganhando mais conforto e privacidade: basta investir no isolamento térmico lã de rocha, manta acústica, ou qualquer outro método. Aprenda mais a respeito disso nesse artigo.

O que é isolamento acústico?

O termo isolamento acústico se refere a uma série de técnicas que podem ser usados para controlar os sons e vibrações que entram em saem de um ambiente. Deste modo, protege-se tanto a saúde quanto a privacidade de seus ocupantes.

É interessante notar que, além das técnicas tradicionais, como o uso de lã de rocha, é possível fazer com que a decoração colabore com o isolamento acústico.

Por exemplo, ao projetar um armário para quarto planejado, é possível colocá-lo junto a uma parede que dá para a rua. Como será uma barreira extra para as ondas sonoras passarem, essa medida pode ajudar a barrar o ruído no local.

Quais os benefícios do isolamento acústico?

Ao contrário do que muitos pensam, há uma série de locais que podem se beneficiar com a implantação de técnicas de isolamento acústico em suas instalações. Entre eles, estão:

  • Estúdios;

  • Casas noturnas;

  • Escritórios;

  • Residências.

Quer saber mais sobre os benefícios que o isolamento acústico proporciona? Então continue lendo e confira algumas informações interessantes a respeito disso:

  1. Cumprimento com as normas do poder público

Em alguns casos, o uso de itens como a janela com isolamento acústico é uma obrigação fixada pela lei. É o que acontece, por exemplo, em estúdios de gravação de músicas, casas noturnas e salas de shows: como eles são barulhentos por natureza, é fundamental que eles busquem maneiras de barrar o ruído de seu interior.

Do contrário, ele poderá ser ouvido pelos vizinhos, o que, por sua vez, pode ser um problema grave, especialmente no caso de bairros residenciais.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se a contratação de profissionais especializados em isolamento acústico. Deste modo, eles poderão analisar as características do local e, em seguida, decidir qual é a melhor solução para ele.

  1. Melhora da concentração em escritórios

Com a crise econômica que assola o Brasil desde meados de 2014, as empresas passaram a se preocupar cada vez mais com a produtividade de sua equipe. Afinal de contas, esse é um fator decisivo para tornar um estabelecimento mais competitivo perante a concorrência.

Apesar disso, nem todas as pessoas consideram que ferramentas como uma janela acústica de sobrepor pode ajudar nesse processo.

O motivo por trás disso é o fato de que o excesso de barulho (muitas vezes proveniente da rua) desconcentra a equipe, prejudicando a qualidade do seu trabalho. Deste modo, é possível que a implementação de soluções de isolamento acústico evitem que isso aconteça, tornando o estabelecimento mais competitivo.

  1. Sono de melhor qualidade

Devido às preocupações da vida cotidiana, muitas pessoas se queixam de que não dormem o suficiente. Outras, ainda, afirmam que, por mais que as horas de descanso sejam suficientes, eles despertam como se tivessem virado a noite. Em outras palavras, o período de sono é o suficiente, mas, sua qualidade, não.

Uma das maneiras de se evitar que isso aconteça é investindo em medidas de isolamento acústico para o quarto. Mais uma vez, não é preciso contar com técnicas específicas, como a instalação de uma camada de lã de rocha: os dormitorios planejados casal, por exemplo, são uma boa alternativa.

O motivo por trás disso é o fato de que esses projetos são totalmente customizáveis, permitindo que um armário ou outra peça grande e volumosa possa ser colocada junto à parede que tem contato com uma fonte significativa de barulho, como a rua.

  1. Valorização do imóvel

Para algumas pessoas, comprar um imóvel é mais do que um sonho: é um investimento. Se for esse o seu caso, é interessante considerar a implementação de técnicas de isolamento acústico, principalmente se ele for em uma grande cidade.

Isso é interessante pois a redução do barulho contribui com o conforto ambiental, e, consequentemente, valoriza a unidade, assim como o uso de móveis planejados para apartamentos pequenos. Deste modo, o valor obtido na venda será muito mais interessante.