Quem está construindo uma casa ou reformando um apartamento ou qualquer outro ambiente, deve ficar na dúvida de qual é a melhor opção: mandar fazer moveis planejados ou comprar aqueles móveis já prontos.

São muitos indagamentos que giram em torno dessa pergunta, pois envolvem orçamentos, qual tipo de móvel tem o melhor custo benefício e vai se encaixar da melhor forma no projeto, entre outras questões.

O primeiro passo a ser seguido para começar a sanar essa dúvida, é avaliar quais são as necessidades específicas daquele ambiente e o que é necessário em cada local. É importante ter uma visão do toda a casa e pensar o que vai precisar ser acomodado em cada cômodo.

É preciso levar em consideração a quantidade de objetos que devem ser guardados em cada lugar, como cozinha, banheiros, quartos, salas, escritórios e com qual frequência cada um deles é utilizado. Isso ajuda a ter clareza na hora de definir pelos moveis sob medida preço ou os comprados prontos.

Os móveis sob medida envolvem desde soluções mais simples, como prateleiras, até as mais complexas, como toda uma cozinha planejada americana.

Como o próprio nome já diz, para que eles sejam aproveitados da melhor forma possível, suprindo todas as necessidades de quem vai usufruir do ambiente no qual ele vai ser instalado, os moveis sob medida devem ser muito bem planejados.

Dessa forma, é de suma importância contratar um profissional que estudou para projetar e desenvolver moveis planejados preços.

Quem opta por esse tipo de mobiliário tem mais opções na hora de escolher aquilo que mais deseja e combina com o estilo da sua casa ou escritório, podendo definir detalhes como acabamento, cor e textura dos móveis, tipos de puxadores e outros detalhes que contribuem para deixar o móvel mais personalizado e com a sua cara.

Vantagens dos móveis sob medida

Os móveis sob medida são excelentes opções para quem precisa de um aproveitamento de espaço, assim como são muito indicados para aquelas pessoas que gostam de escolher todos os tipos de detalhes que envolvem a arquitetura e decoração da sua casa ou do seu ambiente de trabalho. Além disso, eles oferecem outras vantagens, como:

  • Ambiente mais organizado;
  • Maior sofisticação do ambiente;
  • Custo-benefício melhor;
  • Durabilidade e resistência;
  • Melhor aproveitamento e adequação ao espaço;
  • Visualização prévia de como vai ficar o ambiente.

Quando pensamos em organização, os móveis planejados logo nos vêm à cabeça, pois, por serem desenvolvidos especialmente para suprir às necessidades dos moradores da casa, eles conseguem armazenar melhor todos os objetos que determinada família possui.

Se uma mulher possui mais sapatos do que bolsas, ou precisa pendurar mais roupas do que deixá-las dobradas nas gavetas, tudo isso é pensando no momento de planejamento do móvel, otimizando o espaço.

Além disso, o acabamento dos móveis planejados e a combinação deles com os demais itens da decoração, fazem com que o ambiente se torne muito mais sofisticado.

Em relação ao custo-benefício, o material com o qual é confeccionado um móvel planejado, tem uma qualidade bem superior ao de um móvel normalmente já encontrado pronto.

O fato de adquirir diversos móveis planejados para cozinha, por exemplo, faz com que o cliente consiga um desconto considerável na compra, sendo assim, um ótimo investimento.

Essa qualidade também está diretamente ligada à maior durabilidade e resistência dos móveis, pois os compensados em MDF ou MDP e os painéis de fibra e madeira, principais matérias-primas utilizadas na confecção desses moveis, os tornam mais resistentes e duráveis.

Os móveis planejados são ótimos para otimizar o espaço, já que ambiente é decorado com módulos de acordo com o tamanho ideal para aquele cômodo.

O aproveitamento de todos os espaços de um ambiente é obtido através de um projeto que consiga adequar móveis em todos os espaços e cantinhos disponíveis.

Como as peças são produzidas a partir de um programa de computação gráfica, o encaixamento entre elas é perfeito, o que garante esse aproveitamento total do espaço.

Antes de ver tudo pronto, o cliente consegue ver como vai ficar o ambiente através do projeto gráfico no computador. Hoje já é possível ver, inclusive, o projeto em 3D.

Arquitetura e design de interiores

O profissional responsável por projetar um móvel sob medida por ser formado em arquitetura ou em design de interiores.

A contratação de um profissional que tenha estudos  na área é fundamental para te orientar, dar dicas e oferecer o melhor projeto para o ambiente que você deseja mobiliar. Muitas vezes, eles trabalham em conjunto com uma marcenaria de confiança.