Dentro de obras civis de grandes estruturas, há diversos serviços que não conhecemos, pois não estamos em seu meio ou não trabalhamos em locais como este para entender de tudo.

Justamente por ser uma super estruturação, todas as etapas, que são muitas, devem ser feitas detalhadamente para que não ocorra nenhum problema, defeito e evite riscos futuros no local quando já estiver pronto

Saiba mais sobre alguns serviços prestados em edificações

Assim como as obras menos também, desde o estudo do terreno até o acabamento deve ser analisado para que a estruturação ocorra de forma legal e também que seja feita pelo melhor método.

Isso é possível com alguns estudos que iremos explicar a seguir. Não somente eles, mas também falaremos mais sobre alguns elementos essenciais nesse tipo de obra e todas suas utilizações.

Para que você saiba mais sobre todas essas informações que seguirão, acompanhe este artigo e saiba mais sobre esse universo ainda desconhecido por muitas pessoas.

Serviços e elementos essenciais em uma construção civil

1. Topografia


Essa ciência ajuda nos estudos de todas as características que estão presentes no solo do terreno que terá a construção realizada futuramente.

Supondo, ele fala sobre o relevo, se é elevado ou mais baixo e outros diversos pontos que podem ser descobertas acidentes geográficos e afins.

Hoje em dia é utilizada como um dos primeiros serviços, juntamente com a fundação e é fundamental para a implantação e acompanhamento de construções civis e diversos outros projetos relacionados.

Nela, o levantamento topográfico planimétrico é aplicado para poder indicar todas as altimetrias e declividades do terreno. Esse serviço é feito por medições de ângulos e distâncias que se representam em plantar no curtas de nível.

Com isso, a elaboração do projeto de fundação do local pode começar a ser elaborado seguindo todas as características do local, respeitando-as e implementando serviços essenciais. Tudo isso com cálculos e contas a serem feitas para perfeita simetria.

2. Aluguel

Muitas empresas construtoras preferem locar os materiais que julgam não ser necessária sua compra, pois não será mais utilizado após uma edificação como esta ou precisarão de novos modelos.

Com isso, a Locação de betoneira se tornou algo muito popular nesse meio pois é uma das opções mais assertivas para uma construção, principalmente se ficar somente um período de tempo com ela.

Algumas de outras vantagens são:

  • Gerenciamento de prazos
  • Controle sobre finanças
  • Gestão de riscos
  • Redução de defeito e problemas operacionais
  • Redação de custos
  • Mão-de-obra especializada
  • Manutenção e afins por conta da empresa

Ou seja, todos os problemas estarão por conta da empresa especializada contratada por você.

Lembre-se que ela deve ser totalmente de confiança. Sem falar que além da betoneira, você pode alugar diversos outros equipamentos de construção, como o aluguel de rompedor de concreto e afins.

Esse serviço é realmente muito procurado e pedido, e a maioria prefere não só pela facilidade, mas também porque os equipamentos não serão uma responsabilidade no final de seu uso, pois irão embora com a empresa.

Outros tipos de maquinário usado que podem ser alugados ou não, é a retroescavadeira, muito utilizada nesses ambientes por proporcionar uma enorme força de trabalho.

Diferente de um trator comum, ela possui uma pá montada em sua frente e uma carregadeira na parte de trás.

A maioria das vezes está ligado a construções em áreas urbanas e ajudam a escavar buracos para a aplicação de tubulações de água e esgoto, carregar veículo com terras e afins, nivelar terrenos, derrubar paredes, etc.

Enfim, possui diversas possibilidades e costuma estar presente na obra até sua finalização, pois é uma máquina “dois em um” e possui um custo muito baixo, mesmo que seja para compra.

É muito resistente, durável, necessita de pouca manutenção e muito econômica.

Por último, mas não mesmo importante, a escavadeira hidraulica é outra máquina pesada que ajuda na retirada de terras e dejetos de aterros sanitários, construções, área de mineração e afins.

Possui uma enorme força para escavar graças ao sistema interno hidráulico, que produz mais energia para todo o maquinário.

É também um tipo de maquinário essencial para obras e afins, e deve ser sempre cuidado para que seu tempo de vida útil seja preservado.

Assim como imaginávamos, uma super construção demanda de muitos serviços e tipos diferenciados de materiais.

Hoje falamos somente de alguns, mas pode ter certeza que há pauta para muito mais.