Uma obra da construção civil precisa de muitos equipamentos para acontecer, de fato. Esses materiais possuem a função de tornar o cotidiano dos funcionários melhor, otimizando o tempo de obra e direcionando corretamente o trabalho dos funcionários.

Um ótimo exemplo de equipamento bastante utilizado em uma construção é a betoneira. Ela atua produzindo concreto a partir de cimento, areia e argamassa.

Vale ressaltar que o concreto é um dos elementos principais na composição e realização de uma obra. Por hora, essa máquina consegue produzir 100 litros do material.

O concreto também pode ser feito à mão, mas levaria muito mais tempo, além de que cansaria muito mais rápido os funcionários – que deixariam a desejar em outras atividades em que realmente o trabalho manual é necessário.

Por isso, ter equipamentos é fundamental, até para reduzir os riscos com acidente de trabalho.

Uma construtora, geralmente tem e dispõe de vários equipamentos, mas como a demanda é intensa, torna-se importante locar alguns itens.

Se a construtora, por exemplo, dispõe de uma betoneira e loca mais uma, ela irá produzir concreto muito mais rápido, reduzindo o tempo de obra, adiantando o serviço.

Em uma construção, uma das piores situações é quando uma obra atrasa e, por isso, o aluguel pode ser uma ótima alternativa.

A locação de equipamentos e seus benefícios

Alugar equipamentos de uma empresa especialista e com credibilidade é uma ótima alternativa tanto na falta de material como para dobrar o que já tem e adiantar a obra.

É importante que a construtora procure por uma empresa qualificada, que possua certificação para realizar a locação desses equipamentos e que ofereça garantia pela manutenção, já que uma pane ou falha no equipamento pode ocasionar um acidente e trabalho além de afetar o andamento da obra.

A locação traz muitos benefícios ao cliente. Dentre elas é possível destacar:

  • A locadora é responsável pela logística e manutenção;
  • Essas empresas contam com equipamentos mais modernos;
  • Locar é mais barato do que comprar um novo equipamento;
  • Locar um equipamento aumenta a capacidade de produzir;
  • Equipamento a mais ou especializados otimiza a obra.

Com isso, a construtora consegue entregar ao cliente uma construção com qualidade e com a data de entrega dentro do prazo previsto.

No entanto, você deve estar se perguntando quais equipamentos da construção civil podem ser alugados.

A resposta para isso é todos. Por isso, esse artigo separou alguns exemplos de equipamentos que podem te ajudar durante a construção e que podem ser locados. Confira!

O aluguel de martelete

O martelete é um equipamento utilizado em uma obra da construção civil, que atua na demolição e perfuração de vigas, colunas, pisos e asfaltos de concreto.

No caso da instalação de tubulações é necessário abrir algumas canelas e é o martelete que desempenha essa atividade. Existem vários modelos dessa máquina, com algumas especificidades próprias, em relação à sua resistência e capacidade de demolição.

Um exemplo é o martelete demolidor, que tem muita capacidade e força de impacto. Ele consegue remover, por dia, até 13 toneladas de concreto, sendo considerado um equipamento muito eficiente.

Outra vantagem desse material é que ele não é barulhento e possui um baixo nível de vibração, afetando menos o ambiente ao seu redor.

Além disso, a máquina não ativa de forma involuntária, possui uma vida útil elevada e oferece segurança ao funcionário em seu manuseio.

Mais ainda, o martelete pode contar com alguns equipamentos acoplados, como uma caixa para ser guardado e um Ponteiro para martelete.

Vale ressaltar que tanto no caso do martelete como de qualquer outro equipamento utilizado na construção, é fundamental que os funcionários possuam preparo técnico para o manuseio das peças.

O uso do guindaste na obra

Do mesmo modo que ocorre com o martelete, o aluguel de itens como o guindaste pode ser uma boa opção.

Assim, o Aluguel de guindaste é muito comum em uma obra, principalmente as que envolvem elevação e o movimento de cargas.

Esse material é muito utilizado também para movimentar ou direcionar elementos pesados, que seriam praticamente impossíveis por meio da força humana.

Esse material pode ser visto também em portos, em aeroportos, nas indústrias e na construção de pontes e edifícios altos. Ou seja, é combinação de altura com a capacidade elevada de suportar peso.

Caminhão item fundamental durante uma construção

Locação de caminhão também é muito comum em uma construção porque esse material apresenta diversas funcionalidades.

Basicamente, esse veículo vem com um guindaste acoplado, que suporta pesos elevados e consegue percorrer vários quilômetros de distância.

Esse tipo de material é utilizado para movimentação de cargas, tanto no seu deslocamento como para erguer ou baixar a peça. Além disso, ele possui um braço que ajuda a içar os materiais mais pesados.

Para realizar a locação de caminhão é importante realizar uma avaliação técnica, verificando as condições do caminhão.