Com o passar dos anos se fez ainda mais necessário investir em segurança, isso porque o índice de criminalidade tem crescido bastante. Então para proteger os moradores e frequentadores, em geral, os condomínios começaram a instalar sistemas de vigilância em todas as dependências, ação responsável por diminuir consideravelmente o número de crimes. 

Há uma série de equipamentos que fazem parte do sistema de segurança dos prédios, entre eles está a camera de segurança, item indispensável que tem como função captar imagens do entorno e também das áreas internas, para garantir que tudo permaneça dentro da normalidade.

Então, essas imagens vão ser enviadas para um banco de dados em uma central de monitoramento, onde uma equipe de profissionais vai estar a postos observando, e, no caso de qualquer atividade suspeita, vão poder atuar imediatamente e tomar as medidas cabíveis, dessa forma é possível evitar invasões e frutos.

Há também a possibilidade da instalação de alarmes de segurança, que vão ser acionados quando alguém tentar adentrar no local sem permissão, então um alerta vai ser enviado para os responsáveis pela segurança do condomínio.

Combinadas, as câmeras e os alarmes são ótimas ferramentas de proteção ao patrimônio, por isso são as mais buscadas do mercado que atende ao segmento.

Como funciona o serviço de portaria remota?

Ademais, o serviço de portaria também pode ser automatizado, nesse caso ao invés de um profissional alocado realizar a liberação da entrada dos moradores, um software inteligente vai ser instalado para realizar o controle de acesso digital.

O controle de acesso é feito por meio de ferramentas colocadas nas entradas dos prédios, que vão ser acionadas por meio de código de barras ou leitor biométrico, sendo que os dados vão estar previamente armazenados e, quando solicitado, o próprio sistema vai realizar a liberação da entrada ou saída das pessoas.

Desta forma, é possível contratar uma empresa de portaria virtual que vai prestar esse serviço com tamanha agilidade e segurança.

Além disso, a economia também é visível já que os valores que, anteriormente, eram pagos para porteiros podem ser destinados a outras áreas que demandam maior atenção.

Ademais, não só as entradas podem ser controladas, é possível ainda colocar catracas em outras áreas e impedir o acesso de pessoas não autorizadas, pode-se ainda limitar a permanência em determinados horários.

Outro ponto, é o fato de que o software usado é capaz de elaborar relatórios com informações pertinentes, que vão permitir um controle ainda maior e facilita o trabalho dos administradores. Então, alguns dados presentes no relatório são:

  • Nome de quem acessou;
  • Quais os locais foram frequentados;
  • Qual tempo de permanência;
  • Entre outros pontos.

No mais, as casas também podem receber a instalação de equipamentos tecnológicos que elevem a segurança e praticidade, como é o caso da fechadura eletronica, que dispensa o uso de chaves e pode ser liberada apenas com a digital ou senha numeral que os proprietários possuem.

A fechadura eletrônica é altamente segura e não pode ser arrombada, então os moradores e seus itens materiais vão estar bem protegidos.

Instalação de produtos para segurança interna

Quando o assunto é proteção não se pode brincar, é preciso levar a sério esse assunto e fazer a instalação de equipamentos que protejam não só contra assaltos, mas em outras situações específicas do dia a dia também.

Os condomínios têm áreas de lazer que precisam ser monitoradas também para a segurança dos moradores, isso quer dizer que espaços como quadras de jogos e piscinas são propícias a acidentes.

Dessa forma, é possível colocar grades de proteção e redes para quadras esportivas e demais áreas, a fim de evitar que as pessoas se machuquem.

O mesmo serve para as varandas e sacadas que, em geral, ficam em andares altos e podem causar ferimentos graves no caso de uma queda, pensando nisso é ideal que se coloque também rede de proteção nesses espaços.

Contudo, vale dizer que seja qual for a necessidade, existem empresas de segurança treinadas e qualificadas para fornecer serviços, sistemas e equipamentos de última geração que vão cuidar da proteção de todo o local.

Sendo assim, é importante entender qual situação se deseja atender para então acionar uma especialista que vai oferecer as melhores soluções para sanar cada uma das demandas específicas.