Manter um condomínio organizado e seguro é uma missão difícil para os organizadores, principalmente durante uma obra na área de lazer, na qual é preciso trazer melhorias ao ambiente e a qualidade no espaço utilizado pelos moradores.

Seja uma construção ou reforma é necessário haver uma atenção para alguns pontos, pois isso envolve várias preocupações como barulho, entrada e saída de terceiros.

Para esses casos é necessário seguir a norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para fazer tudo dentro do padrão, evitar o máximo de sujeira e manter a segurança.

Nesse sentido, é necessário realizar assembleias no condomínio para que haja aprovação do projeto pelo condôminos. Quando a administração do condomínio decide junto aos condôminos iniciar uma obra, é preciso levar em conta as legislações e códigos civis como foi citado acima.

Já a obra relacionada ao lazer, mais conhecida como voluptuária no condomínio, entra na questão de preservar a estética do local, e pode ocorrer por meio de:

  • Decorações em datas comemorativas;

  • Contratação de melhorias ao jardim;

  • Reforma nos salões;

  • Troca de móveis e aparelhos nos espaços.

Confira abaixo algumas melhorias que podem ser feitas no seu condomínio de forma a melhorar o ambiente e gerar mais bem-estar para todos os condôminos.

Rede para quadra

Uma quadra  costuma ser um local atrativo pois nele podem ser realizados diversos esportes como vôlei, basquete, futebol, tênis, entre outros.

No entanto, também é preciso levar em conta que a rede para quadra esportiva também se trata de um item de segurança necessário para quem passa em volta, evitando a saída da bola e acidentes, como também para fazer uma divisão do ambiente.

No condomínio é necessário que o piso da quadra seja cimentado e é importante escolher a concretagem com a dilatação correta para que não haja trincas.

A iluminação é outro ponto necessário para uma quadra, pois no período da noite os condôminos precisam de uma boa iluminação com o consumo menor de energia para enxergar o que ocorre ao seu redor – além de evitar que o ambiente se torne perigos.

Quadra de futebol

rede de proteção para quadra de futebol tem de apresentar resistência adequada que varia muito da matéria prima usada na hora da criação.

Essa modalidade de esporte tem a necessidade de um material de uso comercial mesmo quando ocorre dentro de um condomínio por conta da durabilidade exigida.

Rede de vôlei

Muitos esportes exigem uma rede e o vôlei não sai desse padrão. A rede de volei exige uma qualidade e proteção dos raios solares por ficar exposta constantemente ao sol.

Essa rede é o que faz a divisão entre as duas metades da quadra. Mesmo tendo esse posicionamento, a rede tem que permanecer em uma altura especificada ao condomínio, que varia entre idade e sexo dos jogadores.

No caso de jogadores adultos, a altura feminina é de 2,24 metros e a altura masculina é de 2,43 metros.

Vale destacar que em uma quadra que usa uma rede para vôlei duas antenas são necessárias – uma em cada ponta da rede.

Nesse sentido é necessário duas varas com altura de 0.80 metros pra cima da rede. Essas antenas servem para mostrar qual é a área de cada jogador.

Pintura e reforma

Não é difícil identificar a hora em que será necessário iniciar uma pintura e reforma nas áreas de lazer do condomínio.

Desde a reforma da fachada de um edifício que precisam ser renovadas, até mudanças na estrutura ou em áreas específicas é necessário uma organização para que isso aconteça sem falhas.

Evitar discussões e desgastes com os moradores é um dos motivos que mais leva a organização contratar uma empresa de pintura para realizar os serviços.

Uma empresa que assume a responsabilidade de iniciar a pintura, cuidando de fissuras, trincas entre outros detalhes que já foram citados, também ficam responsáveis pela lavagem inferior das paredes e, logo após, é realizada a lavagem dos prédios e da fachada.

Nesses casos, não se pode deixar de lado a importância da impermeabilização ou a escolha correta de tinta para cada ambiente.

Ao contratar um prestador para realizar a pintura de fachada predial os moradores ficarão mais tranquilos. Caso um condômino tenha a ideia de mudar de cor, a fachada também terá que ser alterada.

Mas, de modo geral, o fórum para aprovação da mudança de fachada só é aceita com 100% de aprovação dos moradores ou após uma votação em assembleia.

A necessidade de realizar uma reforma pode ser percebida por meio de pequenas infiltrações, frestas, trincas, manchas e etc.

Com o tempo, essas pequenas ocorrências que vão aparecendo podem tirar a estética do local. Com isso, pode ser necessário iniciar um rateio com os condôminos para iniciar a reforma. Em São Paulo há uma lei que determina que a cada 5 anos é necessário realizar lavagem ou pintura da fachada.