Quando falamos de reforma ou construção, estamos falando de uma sequência de processos e procedimentos usados para o desenvolvimento de prédios, casas, apartamentos e qualquer outro tipo e modelo de arquitetura.

Para que tudo isso seja possível e feito da melhor forma, é necessário a utilização de materiais, ferramentas e máquinas.

Esse texto falará sobre alguns materiais, máquinas e ferramentas que são indispensáveis dentro da obra. Assim como de alguns procedimentos que são necessários para a realização adequada e segura, como o planejamento de descarte de resíduos que “bota fora” toda a sujeira com conscientização.

Assim, você saberá exatamente o que uma obra precisa para ser colocada em prática.

Materiais de construção – o essencial

Precisamos primeiramente saber o que são os famigerados materiais para construção. De maneira geral, são os insumos ou então elementos físicos e químicos que permitem a atividade da construção.

Podemos listar como alguns elementos da construção civil:

  • Areia;
  • Pedra;
  • Água;
  • Cimento.

Como vimos, esses materiais podem ser tanto físicos como químicos, como no caso de cimentos, pisos, portas e outros elementos.

Todo material gera resíduo e, por isso que toda obra também precisa ter uma planejamento de remoção de terra e entulho para deixar o canteiro mais organizado.

Os materiais de construção também podem ser divididos quanto a sua função, assim, podem ser materiais de vedação, materiais de revestimento e assim por diante.

Alguns tipos de materiais de construção

Alguns tipos de materiais para construção são:

Cimento

O cimento nada mais é que um tipo de aglomerante ativo e é usado para fazer a “colagem” das estruturas.

É com ele que se produz o chamado concreto que é usado nas fundações.

Areia

A areia é um dos materiais mais usados dentro da obra e ele ajuda na fabricação dos concretos e das argamassas. Há diferentes tipos de areia como a fina, a média e a grossa.

Pedra brita

A pedra brita é um tipo de pedra pequena, composta por pequenos grânulos de diversas rochas como granito, basalto e gnaisse. Ela é usada no cimento.

Equipamentos para uma obra

Vimos alguns dos principais tipos de materiais usados em uma obra e iremos falar agora de alguns equipamentos.

Na verdade, falaremos de um equipamento só que é de grande utilidade e é encontrado em grande parte na modalidade de locação que é o aluguel de andaimes.

Os andaimes ajudam na construção em alturas, seja para acabamentos, concretagens ou outros serviços.

São estruturas feitas com tubos metálicos e plataformas nas quais os trabalhadores podem efetuar os seus serviços.

Existem uma grande variedade de andaimes disponíveis no mercado, são alguns deles:

Andaime multidirecional

andaime multidirecional é aquele que é montado com muitas plataformas e alcança grandes alturas. Sua caracterização é em zigue zague, permitindo uma maior movimentação na obra.

Andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro é aquele que fica próximo as fachadas e são importantes para a concretagem.

Andaimes suspensos 

Conhecidos também como balancins, esse modelo de andaime fica pendurado junto às fachadas, eles são sustentados por cordas de aço e há pequenas travessas metálicas e madeiras responsáveis por suportar os trabalhadores, pois é o local em que eles ficam.

Existem os balancins manuais e os automáticos, sendo os automáticos os mais usados hoje em dia, pois a subida e a descida ficam condicionados a um controle automático.

Máquinas em uma construção civil

Antes de falarmos das máquinas, é importante lembrarmos que toda obra precisa ter uma caçamba de entulho para recolhimento dos resíduos.

Isso garante que a obra fique mais organizada, evitando problemas como acidentes constantes dentro da obra.

Existem uma variedade imensa de tipos de caçamba de entulho, porém, como uma obra demora bastante tempo ou então um tempo razoável de retirada de entulho, aconselha-se o aluguel de caçamba estacionária para entulho e quando esta for preenchida é efetuada a retirada.

Falando nisso, podemos abordar agora sobre algumas máquinas que ajudam no procedimento das construções que são:

Retroescavadeira

A retroescavadeira é uma das máquinas mais usadas em obras pois permitem a escavação de valas e redes, além de ajudarem no transporte e no carregamento de materiais para caminhões.

Pá-carregadeira

Ajuda no carregamento de entulho e materiais além de permitir escavações.

Desta forma, vimos que as obras constituem um conjunto de elementos que possuem uma função essencial e que permitem a otimização de todos os processos em uma construção.