A construção civil é um conjunto de serviços prestados por diversos profissionais para que estruturas e edificações como prédios, casas e indústrias existam e possam ser segurar para vagar sem correr riscos.

Nos dias atuais é um dos segmentos mais consideráveis da economia no Brasil, e chega a representar cerca de 10% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) do país em que vivemos.

O termo construção civil é lembrado por construção de casas, mas não se limita só a isso. Ele também é preparado para atender planejamentos projetos diferenciados, execução de fases e atuam na restauração de obras e ambientes.

Justamente por ser tão aquecido no mercado, ele possui diversas funções e sempre busca se modernizar, seja na linguagem, nos produtos ou em sua tecnologia.

Isso ocorre em todos o segmento que ele abrange, como imóveis, estradas, portos, instalações, aeroportos, obras de saneamento, entre outras diversidades e inúmeras opções citadas.

Mas, como casas e edifícios são os mais comuns desse segmento, iremos falar hoje somente sobre eles e citar alguns materiais essenciais para esses tipos de construções para que elas ocorram de forma assegurada e garantida tanto para os funcionários que correm riscos trabalhistas quanto para os futuros indivíduos que ali morarão ou trabalharão.

Itens comuns para a construção civil

Elevador cremalheira

Esse maquinário é um equipamento altamente robusto e possui avançada tecnologia para suas funções trabalho mecânico.

Ele é usado na construção civil para carregar equipamentos e pessoas para os locais necessários das construções de edificações prediais, que são muito altas e necessitam desse aparato para facilitar a locomoção.

O elevador cremalheira é tracionado por motores elétricos e dispositivos de alta segurança de freio eletromagnético.

Esses motores estão acoplados à cabine e, quando ligados, movimentam toda sua estrutura em um conjunto só entre uma velocidade média oferecida pelo equipamento.

A sua estrutura, desde o motor até a cabine, proporciona rapidez e segurança na montagem de seu prédio, permitindo até que uma segunda cabine seja acoplada em seu corpo estrutural trabalhando de forma independente da outra.

Elementos que estruturam o elevador

  • Cabine
  • Motor de Tração
  • Dispositivos para segurança
  • Painel de Comando da máquina
  • Sistema de Controle do equipamento
  • Dispositivo de excesso de carga
  • Base

Empresa de Demolição

demolição é um dos passos que existem na construção civil e também possui diversos cálculos e uma concepção para que possa ser feita.

Aqui em âmbito nacional, esse segmento é aprendido na prática pois não é tão comum aqui quanto nos países do exterior, mas é totalmente necessário que o profissional seja apto em engenharia da demolição para que possa atuar nessa área.

Através as poucas especializações que existem sobre demolição, o técnico aprende a diminuir o desperdício de materiais e a otimizar da melhor forma o tempo desse trabalho.

Tipos de demolição:

  • Demolição mecânica: Ela necessita de máquina e equipamentos específicos como guindastes e escaveiras para que porras derrubas paredes, coberturas e lajes. O processo costuma ser acelerado mas é necessária a estadia de profissionais com mão de obra técnica e correta, pois serão usados outros materiais além dos já citados, como máquinas, escavadeira e pás para a retirada dos entulhos.
  • Demolição por implosão: Esse tipo de demolição usa como principal ferramenta explosivos. Eles são colocados nas bases do imóvel que está prestes a ser destruído e são implodidos após um alto esquema de segurança aplicado em volta do fato que ocorrerá.
  • Demolição manual/sustentável: A maior ferramenta usada nesse método será a manual. Funcionários especializados usarão de ferramentas manuais para demolir locais que necessitam de mais cuidados e detalhes na estrutura da construção.

Prego 18×27

prego 18×27 é um dos materiais de construção civil mais usados diariamente. É necessário para todos os tipos de edificações, pois segura todas as estruturas em paralelo com o restante de toda instauração.

É um prego tipo marcenaria que possui diversas indicações, como montagem para móveis, assoalhos, rodapés e entres outras alternativas.

Agora que você já entende um pouco mais sobre os materiais de construção civil, está apto para começar a pensar se vale a pena construir sua própria casa ou investir em algum negócio, já que, por ser um dos maiores no território nacional, é lucrativo, tanto para quem constrói quanto para quem compra.