A área e as atividades da construção civil são compostas por diversas etapas e cada uma delas têm grande importância, tanto para reformas como para novas obras.

São muitos os aspectos que precisam ser levadas em consideração dentro de uma obra como:

  • Construção de fundações;
  • Serviço de empresa para retirar entulho;
  • Equipamentos e máquinas;
  • Instalações elétricas.

Por conta de ser composta por diversas etapas e procedimentos, muitas pessoas não sabem quais pertencem ou não a obra.

Nesse sentido, este artigo trabalhará com alguns serviços que dão suporte a obra, seja uma reforma, uma construção ou até mesmo uma demolição.

Serviços de retirada de entulho

Construir, reformar ou demolir (serviço feito por demolidora de galpão e prédios) precisa de atenção de muitos pontos como: planejamento, material, equipe, orçamento e outros itens que são vitais para que a execução do projeto aconteça.

O resultado de uma obra, em geral, são resíduos, que podem se acumular, e causar problemas no andamento da obra, se não for retirado e encaminhado para algum lugar.

E é por conta desse problema que surgiu no mercado de construção civil o serviço da empresa de caçamba. Esse tipo de serviço consiste no aluguel de caçambas por determinado período, essa caçamba fica alocada na obra ou no canteiro, e recebe uma determinada quantidade de resíduo. Quando este limite é atingido, acontece a troca por uma nova caçamba.

Para que a caçamba seja eficiente para a retirada de entulhos da obra é importante procurar uma empresa especializada como empresa de entulho. Empresas especializadas além da retirada dos entulhos promovem o descarte correto.

Também é importante que dentro da obra haja uma separação prévia dos materiais, porque nem todo o resíduo pode ser retirado do mesmo jeito, assim, é importante identificar quais são os materiais que compõe o seu entulho, para que depois haja a solicitação do tipo de retirada de resíduos mais adequada.

O tipo mais comum de caçambas são as estacionárias. Elas são transportadas em caminhões modernos com equipamentos que ajudam a colocá-las no mesmo sentido da mão da via, com uma distância de aproximadamente 30 cm da calçada.

Ela precisa estar paralela ao meio-fio, para que a circulação do local seja assegurada.

Por isso, é importante a busca pela empresa de caçamba de entulho a venda mais adequada e que possui referência no ramo, para que todo o processo de logística ocorra de forma eficiente e segura.

Tipos de caçamba

Como vimos, descartar os resíduos e recolhê-los é ideal para que a obra se desenvolva de maneira adequada e segura. Para isso os serviços de caçamba são fundamentais, porém, muitas pessoas não conhecem os tipos de caçamba disponíveis no mercado.

Assim, falaremos abaixo sobre alguns dos modelos:

1. Caçamba basculante

Sã caçambas que são instaladas em caminhões.

Possuem uma estrutura reforçada, pois, além de ajudar na retirada de resíduos, também ajudam no transporte de outros insumos como transporte de areia, brita, terra, vidro e outros elementos.

2. Caçamba estacionária

São as mais utilizadas, e ao contrário das basculantes, são transportadas por caminhões mas deixadas no canteiro das obras. Funcionam então como um baú para os resíduos e entulhos.

Possuem muitos modelos que variam conforme a capacidade de armazenamento, assim, vão de três metros cúbicos até trinta metros.

São modelos de caçamba estacionária a caçamba roll-on que tem capacidade de 16 m³ e 30 m³. E a caçamba 17 m³ compactadora que comporta grande resíduos, sendo ideal para grandes obras.

Cabines primárias de energia

cabine primária alta tensão são estruturas que são destinadas para abrigar sistemas de energia elétrica, tanto para distribuição como alimentação de eletricidade.

Dentro de uma obra essas cabines primárias de energia ajudam na prevenção de curtos e acidentes elétricas.

Elas precisam ser instaladas de acordo com normas técnicas, principalmente a NR 10, e sua instalação precisa ser feito por uma empresa especializada.

Além da construção civil muitos outros setores utilizam-se das cabines primárias de energia como: empresas de manutenção e indústrias.

Desse modo, vimos que uma construção ou reforma precisa de inúmeros elementos para que seja executado de maneira eficiente.

Um dos principais elementos que ajuda na dinâmica e execução do projeto é a coleta de resíduos com caçamba e o uso de cabines elétricas, tudo para que a obra fique organizada e que as ferramentas não parem de funcionar.

Atentando-se a esses elementos é possível ter uma obra segura e eficiente.