A construção civil é composta de muitos processos e procedimentos que vão desde a utilização de forma para pré moldado meio fio até a escolha do terreno e os serviços que preparam esse terreno.

Todos esses procedimentos e etapas estão dentro de um planejamento, e que podem ser tanto em construções que se iniciam do zero, até mesmo reformas completas ou de determinados cômodos.

Assim, neste artigo iremos tratar de alguns serviços e itens que são usados dentro da construção civil, tudo para que a edificação de prédios novos e reformas de casas, apartamentos e escritórios, funcionem e que garantem a execução do projeto.

Impermeabilização de lajes

As lajes cresceram nos projetos de construção, e um dos maiores inimigos desse elemento estrutural tão importante é a infiltração. E isso acontece porque essa estrutura está exposta aos elementos externos de forma direta como umidade, chuva e vento.

Por conta é de grande importância o uso do serviço de impermeabilização de lajes. Esse processo pode ser feito tanto em lajes novas como em lajes antigas que sofrem com a infiltração.

A laje pode ser impermeabilizada de diversos modos, como o uso de manta aluminizada para telhado que é aplicada também em lajes. Essa manta é um dos tipos de manta asfáltica, e são um dos modelos mais usados no Brasil.

Além da manta, são sistemas de impermeabilização usados, os de poliureia, soluções prontas conhecidas como “faça você mesmo” e o poliéster flexível.

A impermeabilização por poliureia é indicada para lajes que estão expostos às abrasões químicas e sistemas agressivos.

Sua aplicação ocorre em ambientes com:

  • Contato direto com a água;
  • Pisos industriais;
  • Ataques químicos;
  • Reservatórios.

Meio-fio de concreto

Outro elemento presente na construção civil, seja reformas ou projetos novos é a instalação de meio-fio nas calçadas. O meio-fio é conhecido em alguns locais como guia, e servem para a divisão de passeios públicos, calçadas nas ruas, avenidas e locais.

Existem muitas formas de produzir o meio-fio, mas o mais comum é o meio fio pré moldado de concreto. Esse modelo de meio-fio já chega na obra pronto, ou seja, são fabricados em ambiente industrial, o que assegura todas as etapas do processo, e faz com que o meio-fio tenha qualidade.

A instalação do meio-fio se dá por algumas etapas como: demarcação de níveis, cotas e alinhamento, a escavação, a regularização, assentamento de peças e rejunte. A demarcação é feita com auxílio de linhas esticadas e estacas de madeira.

A escavação é quando se abre o local para que as peças sejam colocadas. Depois as covas abertas precisam ser regularizadas e compactadas para que fique uniforme.

O assentamento das peças é feita com argamassa, sempre respeitando os níveis estabelecidos. E o rejunte é aplicado na argamassa no encontro das peças.

Escoramento de lajes

Outro elemento importante para o desenvolvimento de uma reforma ou construção é o escoramento das lajes. Como existem diversos tipos de lajes para serem construídas, como escorar laje de isopor pode ser diferente de um escoramento de laje de concreto.

O sistema de escoramento de lajes ajuda a obra em diversos aspectos como na circulação dos pavimentos, no tempo gasto para a execução de cada ciclo.

Independentemente do tipo de laje que será executada dentro do projeto arquitetônico, o tipo de escoramento, seja escoramento de laje premoldada ou de isopor, precisa ser definido sempre junto com o projeto.

Assim, falaremos abaixo sobre alguns modelos de escoramento de lajes:

1. Escoramento universal

É um dos modelos mais usados na atualidade por atender uma gama diferenciado de projetos. Esse escoramento é composto por escoras ou pontaletes intertravados. Essas escoras são ligados em vigas principais que se apoiam em vigas secundárias.

Podem ser feitas tanto de madeira como de material metálico. Sobre as transversinas são então colocadas as fôrmas para lajes, sejam planas ou nervuradas.

2. Escoramento específico

Em determinados tipos de lajes é possível fazer o escoramento específico. As fôrmas são instaladas sobre as vigas primárias e secundárias do cimbramento.

Nesse modelo é usado apenas um nível de vigas, com um montagem simples com: escoras, contraventamento, vigas primárias e secundárias e drophead.

Assim, uma construção precisa de muitos elementos, que vão das estruturas, até sistema de iluminação como o balão de iluminação usado para ações noturnas. Esses elementos são importantes para assegurar diversos processos de construção.