O acabamento é o toque final do ambiente, o que garante a segurança, qualidade e elegância que você sempre buscou para o local.

Desse modo, o acabamento é importante e fundamental para garantir o conforto de qualquer residência ou ambiente de trabalho, além disso é uma das etapas da obra que exige mais cuidado e cautela.

Por esse motivo é importante planejar e considerar todos os detalhes disponíveis para ter resultados de qualidade.

No decorrer deste artigo, você vai conhecer materiais que podem te ajudar no acabamento final do seu projeto, ajudando a valorizar o imóvel.

Divisória de ambiente

A divisoria de ambiente é responsável por dividir dois ambientes de forma simples e rápida.

Com isso, é possível trazer privacidade e criar novos ambientes sem ter necessidade de aplicar uma parede de concreto no imóvel, que demanda muito trabalho.

As divisórias estão em alta tanto para projetos residenciais quanto comerciais, ideal para quem procura delimitar espaços com preço acessível.

Além disso, é um processo rápido e que deixa o ambiente bonito e sofisticado.

Atualmente no mercado é possível encontrar diversos tipos de divisórias, cada um atende a um tipo de projeto, como:

  • Cobogó;

  • Madeira;

  • Drywall;

  • Pedras;

  • Metal;

  • Vidro.

Além disso, é possível encontrar materiais de qualidade com proteção acústica o que se diferencia das convencionais.

O desempenho de uma divisória acústica costuma proteger de 30db a 60db, um resultado muito positivo para quem procura silêncio e um ambiente anti ruído.

Ideal para dormitórios, ambientes de leitura, consultórios médicos, salas de reuniões e ambientes que necessitam de privacidade para atividades no geral.

A divisoria de madeira, por exemplo, tem sido um dos materiais mais acessíveis e anti ruído, proporcionando um visual mais rústico e criativo, podendo ser aplicado pinturas e estampas ao material.

Grafiato para sala

O grafiato é um tipo de textura aplicada a parede, ideal para quem procura ousar e deixar o ambiente diferente.

A textura é muito utilizada em residências e apartamentos por trazer uma aparência de ranhura. Além disso, pode ser aplicado em diversas cores e misturas, tanto nas áreas internas quanto externas.

O produto possui diversas vantagens, entre elas a durabilidade e a resistência. Isso porque o produto suporta todos os tipos de temperaturas.

O grafiato para sala é um produto prático e acessível, o que é bom para o bolso do consumidor, principalmente aqueles que tem como objetivo deixar o ambiente mais elegante.

Forros residenciais e seus benefícios

O forro é um revestimento que possui diversas funções para ajudar na melhoria estrutural do ambiente e no conforto térmico do imóvel.

Além disso, ele é ideal para quem procura um melhor desempenho termoacústico e evitar a propagação de incêndios.

A escolha do forro para o ambiente depende da necessidade do local e do valor disponível para investir. Atualmente podemos encontrar modelos suspensos e aderentes, como em argamassa, gesso, placas, vidro, madeira, entre outros.

Forro de PVC

O forro de pvc liso pode ser instalado em todos os ambientes, além disso é resistente e fácil de ser limpo o que facilita na manutenção diária.

O forro de PVC é utilizado em quase todas as construções por ser um produto prático e econômico, permitindo a aplicação de um rebaixamento menor e um rodapé.

O material da cobertura é leve e mantém o ambiente seguro, evitando umidade e possíveis vazamentos.

Rebaixamento de gesso

Já o forro de gesso rebaixado é uma técnica incrível para quem procura deixar o ambiente mais aconchegante.

O gesso rebaixado tem sido um truque muito utilizado para ambientes que possuem vigas e tubulações expostas, pé direito muito alto ou baixo ou pequenas imperfeições que atrapalhem na estética do ambiente, permitindo um visual impecável.

O forro rebaixado ajuda ainda esconder fios expostos e varões ou trilhos de cortinas.

Sanca de gesso

Além do forro de gesso é possível instalar a sanca de gesso, podendo ser fechada, abertura ou invertida.

Apesar de algumas vezes a sanca ser confundida com o forro, ela tem função completamente diferente.

De modo geral a sanca deixa o teto a mostra e simula um refletor, funcionando como uma moldura.

Nela pe possível instalar leds e iluminações diferenciadas. A moldura da sanca é instalada no forro indo de encontro da parede, podendo ser lisa ou decorada, tudo depende do ambiente e do estilo que você procura dar ao imóvel.