Tão importante quanto erguer uma residência, no seu aspecto estrutural, é revesti-la para que todo o trabalho de concretagem, fixação dos blocos e instalações elétricas e hidráulicas valham a pena.

Por isso, um elemento bastante importante se refere ao tipo de revestimento que pode ser utilizado em sua residencia.

De modo geral, os revestimentos são utilizados para trazer proteção em locais específicos da sua casa. Por isso, se você ficou curioso para descobrir alguns tipos de revestimentos e seus benefícios, não deixe de conferir nesse artigo!

Os tipos de revestimentos

Já que os revestimentos servem para proteger, vale a pena destacar seus locais de atuação, que geralmente podem ser antes do piso, paredes ou em telhados.

No caso do piso, vale a pena destacar o Revestimento autonivelante. Esse tipo de revestimento é composto por uma resina que apresenta elevada resistência mecânica e é indicada não somente a residências, mas em comércios e até no ambiente industrial.

Focada na proteção das superfícies, existem diversos modelos desse tipo de revestimento, que serve como um material impermeabilizante. Ainda, esse revestimento oferece elevada beleza estética ao local, além de ter alguns modelos com maior dureza e cargas de minérios.

Outro detalhe interessante é sobre o Revestimento epóxi autonivelante. Esse material pode ser aplicado em diversos ambientes e consegue se adaptar facilmente a variados locais e edificações.

Dentre as vantagens desse tipo de aplicação, podemos citar o custo-benefício e sua facilidade de instalação em locais como indústria, independentemente do segmento.

Esse tipo de resina oferece proteção principalmente contra o fogo, não propagando chamas no caso de uma sobrecarga elétrica ou problemas com curto-circuito. Além disso, esse material apresenta alta resistência e pode ser utilizado até em desníveis, como em buracos ou em locais com desgastes.

Ainda, esse material oferece um acabamento sem porosidade e pode ser aplicado também com máquinas e veículos que sejam considerados como pesados.

Outro tipo de revestimento que merece destaque é o revestimento de parede que ajuda nos aspectos de infiltração, e também os elementos que ficam entre o teto e a parede, que são conhecidas como sancas.

Essas sancas, além de trazer maior beleza e sofisticação ao local, agregam proteção entre a parede e o telhado, assim como valor econômico ao imóvel.

Forro PVC: revestimento sustentável e seguro

Já que estamos citando sobre os tipos de revestimentos e seus benefícios para sua residência, vale a pena citar sobre os Revestimento de pvc. O PVC é a abreviação de Policloreto de Vinil ou Cloreto de Vinila e é um material extremamente utilizado em diversos segmentos, inclusive na construção civil.

Um forro desse tipo de material geralmente é instalado no telhado ou entre a parede e o telhado, trazendo proteção diante da umidade e evitando vazamentos. Ainda, o forro de PVC traz outras vantagens ao cliente, como:

  • Fácil instalação;
  • Recorte perfeito;
  • Não precisa de manutenção;
  • Não precisa de pintura;
  • É limpo facilmente (apenas com um pano úmido);
  • É resistente contra o fogo;
  • É durável, não sendo consumido por insetos como cupins ou por fungos.

Ainda, esse tipo de forro é considerado como reciclável, já que pode ser reutilizado em outros produtos feitos à base de plástico. Outra vantagem é a resistência diante da umidade e, por isso, não enferruja, como é no caso dos metais.

Por isso, o uso desse material apresenta-se como muito vantajoso, até por sua questão econômica, que é mais acessível.

Além dos revestimentos, os pisos para sua residência

Geralmente, os revestimentos são aplicados em cima do contra piso e contribuem para o recebimento do piso de modo externo. Os pisos são importantes para contribuírem com a proteção do solo, com o concreto.

Existem vários modelos de pisos disponíveis no mercado para o cliente, dando liberdade para que ele escolha o que mais o agrada.

A depender do local da residência, é possível instalar diferentes tipos de pisos. Por exemplo, em locais mais úmidos como garagens, cozinhas e banheiros, é mais comum a utilização do piso antiderrapante.

Esse tipo de piso é especial para evitar que as pessoas escorreguem, facilitando a locomoção nesses locais. É importante que o cliente possua orientação de um design de interiores sobre o melhor modelo de piso ideal em cada local de sua residência para maior conforto e segurança.