O fornecimento de energia das áreas residenciais e também comerciais, deve ser de responsabilidade de concessionárias, que são contratadas pelos governos municipal, estadual e federal.

A iluminação pública pode ser de responsabilidade mista, entre governos e concessionárias, e ser cobrada da população de diferentes formas, como imposto ou taxas na conta de energia elétrica.

Por se tratar de diferentes níveis de taxações, é importante que os proprietários de imóveis façam uma instalação eletrica residencial completamente eficiente, com fios e cabos elétricos de qualidade, que atendam a demanda energética para os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos que serão utilizados em cada ambiente de uma residência.

Residências precisam de projeto elétrico

Para este tipo de serviço ser feito seguindo normas de segurança das instalações elétricas, um profissional capacitado deve ser contratado, para projetar o número de tomadas, os interruptores de luz e os pontos de iluminação de cada cômodo, tanto nas áreas internas quanto nas áreas externas.

montagem de quadro elétrico residencial é uma das principais características de um sistema elétrico, pois é este objeto que vai determinar a distribuição por todos os circuitos de um imóvel.

Para cada área, um circuito é montado, para atender de forma eficiente todos os espaços, evitando qualquer tipo de sobrecarregamento e curtos circuitos que podem acarretar em acidentes.

O projeto de todo o sistema elétrico tem como objetivo a segurança dos moradores e o pleno funcionamento dos equipamentos que serão ligados na rede elétrica.

Além da contratação de um eletricista capacitado, é preciso tomar outros cuidados para garantir o pleno funcionamento e a segurança de todos:

  • Evitar improvisação, como emendas e benjamins;
  • Utilizar produtos de qualidade;
  • Profissional deve seguir normas de segurança;
  • Sistema de uso exclusivo para eletricidade.

Projetos de iluminação de ambiente são bastante diversificadas, com o uso de spots em pontos centrais de um cômodo e, até mesmo, o uso de abajures e luminárias em espaços determinados, como cantos de salas e sobre escrivaninhas em escritórios e mesas de estudo.

O uso da mangueira de led sobre sancas ou entre a parede e o teto, cria ambientes charmosos que alinham com a decoração do local, conforme a necessidade de luz, como em uma sala de TV ou um quarto, em que a iluminação não precisa ser tão clara.

A presença de outros instrumentos de iluminação podem, muito bem, servir como aparato em necessidade de mais luz para o ambiente.

Setores diferenciados necessitam complementos

As empresas de caráter industrial precisam contar com uma eficiência garantida, durante todo o período de funcionamento, para não haver problemas na linha de produção, com a fabricação de produtos que serão destinados ao mercado consumidor.

Por isso, muitas vezes, a instalação eletrica disponível pelas concessionárias pode não ser o suficiente, por causa de oscilações, provocadas por ações relacionadas à natureza, como ventos e chuvas fortes, ou por apagões ocasionados por elevado número de usuários em um mesmo momento.

Mesmo com o investimento das concessionárias em equipamentos de segurança, para evitar qualquer tipo de problema relacionada ao fornecimento de energia elétrica, em todos os setores, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais, problemas ocorrem, mesmo que estejam relacionados a terceiros.

Nestes momentos, as indústrias se beneficiam da instalação de geradores a diesel, que entram em funcionamento de maneira automática, quando há qualquer tipo de oscilação ou falta de energia disponível pelas concessionárias.

Como são alimentados por combustíveis fósseis, disponíveis em postos de abastecimento e contam com um baixo consumo, seu uso pode se estender por um longo período, até a energia fornecida pelas concessionários se restabelecer.

Este tipo de fornecimento de energia também está presente em eventos culturais, como festivais de música, eventos esportivos e, até mesmo, eventos automobilísticos, para que todos os equipamentos elétricos funcionem de maneira precisa, sem interferir na dinâmica das apresentações, ou no conforto do público.

Para atender de maneira assertiva, é apresentado um projeto eletrico para todo o evento, com iluminação de palcos ou das arenas onde ocorrerão as disputas esportivas e automobilísticas.

Sendo que diversos pontos para o fornecimento de energia são disponibilizados, contando com o sistema elétrico das concessionárias e os geradores de energia móveis.

Assim, atende satisfatoriamente todos os espaços, com a segurança e a comodidade proporcionada por este tipo de equipamento, atendendo todos os clientes de maneira ideal.