Imaginar a sociedade sem a eletricidade é quase impossível, ainda mais nos dias de hoje. A cada dia, estamos mais dependentes das fontes energéticas, que são as responsáveis por fornecer a energia necessária para acionar dispositivos, aparelhos e equipamentos variados.

No trabalho ou dentro de casa, são inúmeros os itens acionados por eletricidade, como computadores, chuveiros, ar-condicionados, aquecedor de torneira, carregadores de celulares, televisores, microondas, entre outros.

Por esse motivo, torna-se cada vez mais urgente pensar em formas de economizar energia e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento sustentável, para que as futuras gerações também possam aproveitar dos benefícios da eletricidade.

Equipamentos que podem funcionar com energia renovável

Uma das formas de promover o desenvolvimento sustentável é investir em energias renovaveis, como é o caso da energia eólica e da energia solar.

Especialmente no Brasil, onde há uma grande incidência de Sol em praticamente todo o território e por todo o ano, é possível aproveitar os benefícios da energia fotovoltaica.

Dessa maneira, a energia solar aparece como uma alternativa à energia hidrelétrica, que é responsável por 70% da produção de energia elétrica no país.

Também é uma solução eficiente para minimizar os impactos ambientais e a geração de gases que contribuem para o efeito estufa, um dos fenômenos responsáveis pelas principais mudanças climáticas em todo o mundo.

A energia solar funciona da seguinte maneira: por meio dos painéis solares, capta-se a luz do sol.

A partir daí, a energia gerada é “transportada” até o inversor solar, que é o dispositivo responsável por converter a energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico.

É importante manter a incidência direta da radiação solar nos painéis, para que as células fotovoltaicas apresentem o melhor desempenho e eficiência na conversão da radiação solar em energia elétrica.

Afinal, quanto mais luz direta nos painéis solares, mais energia elétrica será gerada. Por esse motivo, o grande segredo da eficiência energética está no posicionamento das placas.

A energia solar é considerada uma das formas mais limpas de geração energética. A partir da instalação de placas solares, e depois de passar pelo inversor, a energia solar pode ser usada em qualquer aparelho da casa, por exemplo, como energia solar para chuveiro aquecido, bem como para outros tipos de aparelhos.

Além de limpa e renovável, outras vantagens da energia solar incluem:

  • A redução de custos com as concessionárias de energia;
  • A durabilidade e a resistência das placas solares;
  • O Sol, enquanto recurso inesgotável de energia;
  • O melhor desempenho para equipamentos aquecedores.

Vale ressaltar que, apesar de atualmente o custo da instalação do sistema de energia solar ter um valor alto, o investimento retorna com a economia na conta de energia elétrica.

Além disso, deve-se ressaltar a facilidade de instalação e manutenção dos painéis solares, sem grandes necessidades de reformas estruturais nos imóveis. Tanto as casas residenciais quanto os comércios, escritórios e empresas podem usufruir dos benefícios da energia solar.

Além disso, se nem toda energia solar gerada for consumida, o excedente pode ser lançado na rede elétrica e, dessa forma, é possível ganhar créditos energéticos.

Por meio da resolução normativa 482, de novembro de 2012, os créditos energéticos podem ser “emprestados” à distribuidora local e, posteriormente, compensados sobre o consumo de energia elétrica ativa – gerando uma redução considerável de custos com a concessionária.

Em dias nublados e durante a noite, o sistema on-grid de energia solar permite o consumo da energia da rede elétrica concessionária normalmente, sem a necessidade de investimentos em baterias de armazenamento energético.

Equipamentos de ar condicionado funcionam com energia solar?

Que a energia solar é ótima para trabalhos de aquecimento já não é novidade. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas quanto à eficiência de alimentação energética solar na instalação de ar condicionado.

Mas, a vantagem está na possibilidade de usar a energia solar para todos os tipos de equipamentos. Dessa forma, não só aparelhos aquecedores são beneficiados, mas também, todos os equipamentos elétricos presentes na residência.

Contudo, na hora de comprar o ar condicionado, é importante verificar todas as especificações do item junto à loja de venda de ar condicionado, para saber se não há nenhum detalhe ou característica específica em relação à alimentação de energia elétrica. Em caso de dúvidas, deve-se contatar uma assistência técnica responsável.