A locação de equipamentos é um serviço cada vez mais requisitado entre as empresas de gerenciamento de projetos e obras. Hoje em dia, a utilização racional de recursos é um tema cada vez mais em pauta, e não seria diferente no setor da construção civil.

Além disso, a locação também é uma solução para aumentar a produtividade, a eficiência e a qualidade na prestação dos serviços. Isso contribui diretamente para o sucesso de qualquer obra ou empreendimento.

Por isso é muito importante que profissionais e empresas se atentem aos benefícios do aluguel de equipamentos para a construção civil e principais aparelhos disponíveis para locação.

Benefícios do aluguel de equipamentos na construção civil

As locadoras de equipamentos para construção civil SP, ou de outras localidades, são empresas necessárias na condução de obras, tanto aquelas organizadas e realizadas pelos próprios proprietários quando as construções e reformas realizadas por construtoras.

Entretanto é comum que alguns empresários ou mestres de obras tenham dúvidas quanto à validade do aluguel de equipamentos. Muitos podem pensar na compra como um bom investimento, principalmente, a longo prazo.

Por esse motivo é importante destacar os seguintes benefícios da locação:

  • Economia, sem custo de aquisição, manutenção, logística, combustível;
  • Operação que não tem os riscos de compra e desvalorização de mercado;
  • Disposição de equipamentos modernos e adequados para diferentes usos;
  • Possibilidade de aumentar a produtividade, sem paralisações nas atividades;
  • Disponibilidade imediata dos equipamentos, sem necessidade de revezamento;
  • Sistema acessível e comum em todos os níveis da construção civil.

Uma dica importante para empresas de planejamento e gerenciamento de obras que optem pelo aluguel de equipamentos é atentar-se às possibilidades de contrato.

É de suma importância verificar os períodos de uso e as especificações de cada máquina, para garantir o uso adequado e evitar o pagamento desnecessário de equipamentos parados.

Ao mesmo tempo, é imprescindível investigar a qualidade dos aparelhos e da assistência técnica oferecida. Muitas dessas preocupações se dissipa com a escolha de uma empresa especializada confiável.

Principais equipamentos disponíveis para locação

O mercado de locação e sua ampla concorrência acabam oferecendo vantagens para as construtoras. Para atender bem aos clientes, as empresas especializadas fornecem assistência técnica especializada, os melhores equipamentos e estão em constante trabalho para melhorar os atendimentos.

Dentre a ampla gama de equipamentos e estruturas disponíveis para locação destacam-se:

Guindaste

locação de guindaste ou outros tipos de guindautos costuma ser necessária para atividades como o transporte, carregamento e descarregamento de cargas e máquinas pesadas ou contêineres.

Os equipamentos, geralmente, possuem um sistema hidráulico que permite o içamento de cargas, com os braços mecânicos articulados. Um dos sistemas mais comuns é o gancho.

Alisadora ou politriz para concreto

A alisadora de concreto aluguel é um equipamento que otimiza o acabamento após a colocação de concreto no piso. O equipamento é usado, principalmente, nos casos em que o material que será utilizado na obra é de alta resistência.

O funcionamento é baseado em hélices que entram em contato direto com a argamassa epóxi, ou outros tipos de pavimentos em concreto.

Outro equipamento que pode ser útil no trato com o concreto e que costuma estar disponível para a locação é a máquina politriz para concreto. Trata-se de um equipamento utilizado para a remoção superficial de resíduos ou aplainamento de pavimentos.

Compactador de solo

locação de sapo compactador possibilita o uso de um ótimo equipamento para adensar diversos tipos de terrenos, com areia ou terra. O objetivo é conseguir um substrato melhor para a construção de uma obra, independente da sua natureza.

O compactador é essencial nas fases de preparo do terreno e de terraplanagem, e ajuda a garantir que o local está pronto para receber a fundação, aterros, meio-fios, valas, oleodutos ou outros tipos de estruturas.

Independentemente do equipamento, a principal recomendação é que eles sejam operados por profissionais treinados e com o conhecimento necessário para as atividades, diminuindo as chances de acidentes e ajudando a impulsionar a produtividade.

Como as manutenções de equipamentos alugados são por conta da empresa especializada, a escolha do cliente deve estar voltada para equipamentos novos e adequados às atividades previstas.

Desta forma, a locação de equipamentos se mostra uma ótima opção para a realização de obras de construção civil com economia e eficiência.