Antes de ser liberado para os seus moradores ou que seja autorizada a sua construção, é preciso que o prédio seja submetido ao chamado laudo inspeção predial.

Esse tipo de vistoria técnica é exigida por lei e deve ser realizada por um profissional devidamente habilitado, para que seja determinada se há, naquele local, condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação que correspondam com o que é determinado para que a segurança dos moradores e transeuntes seja garantida.

O que é o laudo inspeção predial?

Neste tipo de vistoria são avaliadas as mais diferentes avarias de uma construção, das mais simples até aquelas mais urgentes que requerem intervenção imediata.

É recomendado que o engenheiro ou outro profissional habilitado examine as condições dos seguintes itens neste tipo de laudo:

  • Estrutura;
  • Revestimentos internos e externos;
  • Impermeabilização;
  • Instalações elétricas;
  • Sistema hidráulico;
  • Sistema de combate a incêndio;
  • Esquadrias;
  • Elevadores;
  • Entre outros.

O laudo inspeção predial garante não só com que haja uma maior segurança no prédio examinado, mas que também o edifício possua uma melhor avaliação para valorização do imóvel.

Esse tipo de serviço deve ser prestado por um profissional de engenharia civil, arquiteto ou empresa inscrita no Conselho de Profissionais, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O resultado deste “exame” é a elaboração e a entrega do laudo técnico, uma espécie de alvara de funcionamento que comprova que aquele local possui condições de estrutura, segurança e conservação da construção recomendadas para a segurança do local.

Caso encontre alguma irregularidade, este profissional de engenharia civil deve listá-las e estipular um prazo para que os reparos sejam realizados. Após a finalização dos ajustes, é requerido um novo laudo técnico que valide os reparos e ateste as condições do prédio.

Conheça alguns dos serviços que podem ser requisitados para esses reparos:

Locação de equipamentos

Antes de entrar no mérito de qualquer que seja o serviço, é preciso atentar ao fato da importância e vantagem da locação sob a aquisição dos equipamentos.

Caso você não esteja envolvido diretamente com o setor de construção civil e vá fazer um uso periódico de certos equipamentos, alugá-los é uma opção muito mais em conta do que a compra deles.

locação de equipamentos permite que você tenha sempre o equipamento em mãos, na sua versão mais atualizada e com a manutenção em dia – e, caso venha a ser necessário alguma outra mudança operacional, ela fica sob alçada da empresa que realiza este serviço de aluguel.

Além disso, não é preciso reservar um local para armazenar estes equipamentos, o que também barateia o custo.

Geralmente, este tipo de empresa que efetua a locação de equipamentos de construção também oferece uma mão de obra capacitada e especializada para operá-los, de modo que você não precise buscar por si próprio quem realize estes serviços.

A locação de equipamentos para serviços periódicos pesa muito menos no seu bolso e na sua consciência do que a aquisição de estruturas que podem vir a se tornar grandes elefantes brancos na sua garagem.

Serviços de caminhão munck

O caminhão munck é ideal para aquelas atividades que exigem força e capacidade para remoção. O serviço de caminhão munck pode ser acionado quando é preciso movimentar ou transportar contêineres ou outras cargas pesadas. 

O caminhão munck  nada mais é do que um guindaste comandado hidraulicamente e instalado sobre o chassi de um caminhão.

Para este tipo de serviço, é indicado que sejam verificadas as regras de cada cidade acerca da circulação destes carros.

Aluguel de Retroescavadeira

aluguel de retroescavadeira é a locação de um trator de terraplenagem. Este tipo de veículo é equipado com uma pá na sua parte da frente e uma caçamba na parte de trás, para que sejam recolhidos materiais de um determinado local, ali armazenados e, por final, que este dejetos sejam descartados no local adequado.

A retroescavadeira pode ser utilizada para carregar os mais diversos materiais, efetivar a limpeza urbana e até para abrir valas.

É importante que este tipo de máquina seja operada por alguém que realmente saiba o que está fazendo e tenha tido uma devida orientação para que, deste modo, o serviço seja feito com o cuidado e segurança requeridos.