A construção civil é um dos maiores ramos do mundo, pois sem ele seria impossível fazer com que a sociedade evoluísse e se desenvolvesse como hoje em dia. Porém, quanto mais grandiosa, mais cuidado é necessário para que seus processos não atrapalhem outros aspectos.

Um deles pode ser conhecido como o meio ambiente, que dependendo de como a edificação e construção será feita, pode trabalhar a natureza e ainda trazer malefícios ao meio em que vivemos, e claro, não queremos isso.

Mas para que isso seja evitado ao máximo, há atualmente diversos tipos de trabalhos sobre engenharia geotécnica de fundações, que são focados justamente na junção saudável entre construção e meio ambiente.

Para que você possa saber mais e entender todo esse relacionamento e os cuidados básicas e necessários, acompanhe o texto, pois tiraremos diversas dúvidas e daremos informações necessárias para uma edificação ser construída perante a lei.

Gestão e desenvolvimento

Para que o desenvolvimento sustentavel possa ser criado juntamente com empresas e empreiteiras, é necessário entender sobre uma necessidade em si. Todos esses programas e trabalhos voltados para esse assunto ajudam a estudar o local de construção e o que pode ser feito nele.

Supondo, se você como pessoa decide construir algo, antes que isso seja realizado, diversos tipos de estudos de solo e características do terreno serão feitos e, após isso, um laudo irá explicar o que é possível ou não ser feito no local.

Mas, além de documentos e pesquisas, ainda é necessário ter a atenção voltada em diversos aspecto como:

  • Administração de descarte de lixos e resíduos;
  • Conservação dos lençóis freáticos;
  • Evitar ocupação de encostas;
  • Suprir as necessidades da construção e da natureza;
  • Respeitar o meio em que se está construindo.

Ou seja, como podemos perceber, para que um empreendimento, uma casa, um prédio ou qualquer outro tipo de edificação possa ser construído, é necessária uma enorme gestão ambiental, pois o mundo e a natureza precisam cada vez mais de respeito e conservação.

A gestão deve ser feita lembrando sempre que o desenvolvimento dos dois lados deve suprir todas as necessidades das gerações e de todos os envolvidos, sem que nada seja comprometido.

Para chegar neste nível, sabemos que é difícil quando estamos sozinhos, por isso que existem empresas especializadas e que proporcionam não somente ótimos trabalhos, mas também consultoria e acompanhamento sobre todos os assuntos relacionados.

Justamente por terem a noção de que todos os recursos de nossa natureza são finitos e que a construção ajuda a aumentar esse consumo, os profissionais dessas empresas serão contratados para montar um plano para assegurar todos os processos.

Monitoramento

Um dos pontos principais em toda essa questão é o monitoramento ambiental, que proporciona a realização de medições e observações sempre específicas que são determinantes para entender sobre o impacto ambiental que pode ocorrer no local, mesmo depois de pronto.

Então, mesmo que a construção já esteja funcionando, as medidas preventivas devem ser continuadas, pois sempre haverá uma avaliação sobre o relacionamento do lugar com o meio em que está ocupando.

Dessa forma é possível ter um relacionamento sempre saudável com a natureza e ainda prestar contas e observações satisfatórias para os órgãos que requisitam esses estudos periódicos, sendo assim, ficando dentro da lei com o empreendimento.

Contenções

Por fim, falaremos sobre contenções que são serviços ligados a todos os trabalhos ambientais na construção civil. Uma outra forma de mesclar esses dois ramos é produzindo contenção de encostas e de taludes.

A de encostas é feita em locais que correm risco de deslizamento de terras e outros problemas semelhantes. Esse tipo de construção é muito responsável e é necessária, para que não haja nenhum tipo de acidente ou problemas naturais.

Porém há outro tipo, muito útil também, chamado contenção de taludes, que é escolhida por técnicas para melhoria de solos, fazendo com que sua estrutura se adapte a problemas naturais.

Por exemplo, é utilizada em contenção de aterros e de escavações, para que seja possível prevenir e corrigir desmoronamentos quando o local está instável e passando por algum tipo de obra, ruptura ou outras propriedades.

Com esses tipos de trabalhos, laudos, documentos e estudos feitos, todos os tipos de construções se tornam aptas a funcionarem e ainda a andarem lado a lado com um dos bens mais importantes de nossos mundo, que é a natureza.