Demolição e terraplanagem são duas práticas muito comuns nos trabalhos da engenharia civil. Esse setor lida constantemente com as mega construções onde, normalmente, são aplicadas as tecnologias.

A terraplenagem é uma técnica de preparação do solo para receber os fundamentos das grandes construções. No entanto, essa preparação não é feita, somente, com um maquinário.

Existem alguns tipos de máquinas que são utilizadas em diferentes fases de preparação do solo. São algumas delas:

  • Motoniveladora;
  • Trator de Esteiras
  • Pá-Carregadeira de Esteiras;
  • Moto-Scraper.

Ainda existe a retroescavadeira, um maquinário bastante resistente, utilizado para serviços bem pesados, como escavação, abertura de valas, além de nivelamento de terreno. Contudo, os trabalhos com essa máquina devem ser feitos em terrenos que estejam secos.

A motoniveladora é um equipamento utilizado para nivelamento de terrenos irregulares para grandes obras, bem como  pavimentação de estradas, além de uma utilização bem específica que é a remoção de neve em estradas, abrindo o caminho para veículos.

O moto-scraper é um maquinário que possui dupla função nos projetos da construção civil. Além de nivelar o solo, também faz uma retirada de terra.

Esse equipamento, além de realizar essa dupla função, também tem grande capacidade de transporte de cargas, sem dificuldade de movimentação.

A pá-carregadeira de esteiras é uma máquina de capacidades impressionantes. Embora seja equipada com grandes pás, para retirada de terra e outros entulhos, é uma máquina que possui um ótimo desenvolvimento durante o serviço, tendo a capacidade de carregar caminhões caçamba.

O trator de esteiras é um maquinário bastante comum em obras da construção civil. Geralmente, é utilizado para a terraplanagem em terrenos de difícil acesso e, também é utilizado para fazer o reboque de outras máquinas.

Serviços na construção civil

Demolição de estruturas é uma forma de trabalho utilizada para demolir construções de forma calculada, abrindo espaço  no terreno para uma nova construção. Existem tipos de diferentes de demolição: manual e mecânica ou por explosivos.

Cada tipo de demolição é utilizada em circunstâncias diferentes. As demolições mecânicas são realizadas por maquinários  de médio ou grande porte, é usado para a desconstrução de paredes, casas ou médias estruturas, de concreto ou madeira.

A demolição por explosivos ou implosão é feita em grandes edifícios. Os explosivos são colocados junto às bases das construções para que o construção desfaça, eliminando o apoio da construção.

Esse processo é bastante perigoso. Qualquer pessoa que trabalhe ou esteja no local, precisa ser afastada e permanecer a uma distância segura da demolição.

Já a demolição manual, como sugerido pelo nome, é o processo feito manualmente. Esse tipo de demolição exige extremo cuidado.

E assim como nos outros tipos, há uma tendência à ocorrência de acidentes durante a sua realização, por isso é essencial utilizar os equipamentos de proteção. Geralmente esse processo é adotado quando se deseja reaproveitamento do material, resultante dessa desconstrução.

Reciclagem e reaproveitamento

Os materiais resultantes dos trabalhos da construção civil precisam ser reciclados para que não sejam descartados de forma incorreta, trazendo prejuízos ambientais. O primeiro passo é acumular esse material em um local seguro para evitar que se espalhe e provoque acidentes.

locação de caçamba de entulho é uma das primeiras medidas a serem tomadas para que o material resultante das construção esteja organizado em um só lugar para que depois seja recolhido para locais próprios de reciclagem.

Esse material é muito importante para que se mantenha a ordem e organização dentro das construções. Podendo ser locada em qualquer empresa especializada, a caçamba de entulho suporta uma quantidade de peso muito grande, permitindo o transporte de entulhos dentro do próprio equipamento.

Todavia, cada empresa de locação possui orientações próprias sobre como utilizar o equipamento durante as construções. Algumas empresas exigem que a caçamba locada não fique do lado de fora da construção por mais de 48h.

Um dos materiais mais comuns, resultantes de trabalhos da construção civil e, que tem alta porcentagem de reaproveitamento, é a madeira de demolição. Geralmente, é reutilizada na produção de móveis para residências e empresas, bem como colunas na construção de casas.

Os trabalhos realizados pela construção civil são de extrema importância para a humanidade. Sobre o setor pesa a responsabilidade de construir ambientes seguros e confortáveis para que a população possa usar com segurança.

A preocupação com a natureza também deve ser considerada nesse processo. Busque empresas que tenham responsabilidade ambiental e trabalhem em parceria com empresas de reciclagem de material para que não sejam lançados indevidamente na natureza.