A construção civil é a atividade que transforma um projeto arquitetônico em realidade. Dessa maneira, é a área responsável pela urbanização e pelas transformações do ambiente.

Muito importante para a economia, a construção civil tem grande relevância para qualquer civilização. Mesmo abordando um ponto de vista menos prático, ela é uma forma de traduzir a estética de determinado local em determinado período, refletindo aquela cultura.

Esse tipo de trabalho é feito por arquitetos, engenheiros e profissionais de nível operacional. O planejamento é crucial, não apenas pelo nível de dificuldade, mas também porque é uma questão de segurança pública. Um prédio construído de forma incorreta, por exemplo, pode acabar desmoronando e ferindo as pessoas em seu interior e nas redondezas, podendo ser fatal.

Tendo isso em vista, nota-se por que uma empresa Gerenciadora de obras sp ocupa um grande papel nesse meio. É necessário se preocupar com todas as normas reguladoras e estar sempre dentro da lei, conseguindo os documentos exigidos.

Grande parte de gerenciar uma obra é lidar com problemas. Neste artigo, será abordado o problema com a umidade, quando a presença de água em um terreno impossibilita a construção. Geralmente, esse é um problema que acontece no momento de fazer as fundações naquela obra.

O rebaixamento de lençol freático

Rebaixamento de lençol freático é um procedimento para retirar a água do subsolo de um terreno, o que ocorre de forma induzida.

Existem diferentes métodos para realizar esse procedimento e, para definir qual é a melhor alternativa, é necessário considerar fatores como o tipo de aquífero, a profundidade (o máximo são 30 metros de profundidade), a permeabilidade do solo e outros.

Esses dados são determinados por meio de uma sondagem geotécnica. Essa sondagem pode ser feita com um conjunto mecanizado rotativo que consegue amostras das diferentes camadas do solo.

Ela também pode ser feita com um trado, que é uma lâmina em formato convexo ou helicoidal, também com o objetivo de obter amostras que devem ser analisadas.

A sondagem deve ser feita com muita atenção, pois um rebaixamento apresenta os seguintes riscos:

  • Trincas nas paredes de divisa;
  • Trincas nos muros de divisa;
  • Afundamento do piso da casa;
  • Afundamento da calçada;
  • Emperramento de portas e janelas;
  • Colapso da estrutura.

O colapso da estrutura, obviamente, só acontece em casos extremos. Ainda assim, é uma possibilidade e deve ser levada a sério.

Vale ressaltar que esses riscos não se aplicam apenas à construção que está sendo realizada, mas aos vizinhos. Isso porque, pode acontecer um afundamento do asfalto da rua, por exemplo.

É uma operação delicada, que precisa ser feita por profissionais bem capacitados. Afinal,é uma grande mudança na estrutura natural daquele local.

Para ainda mais eficácia, muitos escolhem por fazer a Sondagem mista, que reúne o método rotativo e de percussão da sondagem.

Esse tipo de sondagem permite que a profundidade especificada pelo cliente seja atingida e também torna possível realizar ensaios.

Esses ensaios buscam simular a perda de água ou uma infiltração. Sendo assim, é uma sondagem que oferece total segurança para aquela empreitada.

Como acontece?

Não existe apenas uma maneira, mas, geralmente, o rebaixamento se dá por meio da perfuração de poços injetores, instalação de bombas submersas e de ponteiras a vácuo.

A perfuração de poços é feita por uma máquina perfuratriz de circulação direta, para que as bombas sejam então instaladas.

Depois de perfurados, tubos de drenagem são colocados nos poços, para resgatar a água. Nesse momento entram as ponteiras a vácuo, que funcionam como filtros, feitas de areia e pedriscos. São colocadas no espaço anelar entre o tubo drenagem e o poço.

Vale frisar que esses granulados são colocados gradualmente, conforme o revestimento é tirado do furo.

Tudo deve ser feito de forma supervisionada, de modo a respeitar a segurança no trabalho. Por isso, procure por uma empresa que garante o acompanhamento constante por parte de um engenheiro.

Embora o Brasil tenha uma grande quantidade de normas e elas sejam rígidas e específicas, é comum que sejam ignoradas. Essa irresponsabilidade pode resultar em multas e, mais do que isso, em acidentes de trabalho.

Em conclusão, existem algumas construções que não podem ser iniciadas graças à presença de água no solo. As fundações da casa acabariam em contato com a água, comprometendo completamente a segurança e durabilidade da construção.

Para resolver esse problema, faz-se o rebaixamento de lençol freático, por meio da perfuração de poços e utilização de bombas.