A construção de condomínios residenciais e condomínios empresariais tem ocupado boa parte dos terrenos disponíveis, tanto nos grandes centros urbanos, quanto em municípios do interior dos estados.

Estes modelos de empreendimento imobiliário apresentam características básicas, que é o favorecimento de obras que apresentam espaços confortáveis, e também incluem a segurança, em todo o escopo do projeto.

A oferta de serviços nas proximidades, como escolas e equipamentos médicos, também atrai pessoas interessadas em adquirir este tipo de empreendimento.

O acesso a comércios e equipamentos culturais, como cinemas e teatros, também valoriza o empreendimento, e atrai até mesmo investidores, que colocam residências e salas comerciais em imobiliárias, para locação.

A localização privilegiada é sempre parte de estudos e pesquisas das incorporadoras, que fazem o levantamento topográfico com drone de toda a área, enxergando as possibilidades de crescimento e a disponibilidade de acessos, como ruas, avenidas e estradas, que possam facilitar a mobilidade urbana de todos.

Projetos devem incluir segurança

Neste quesito, até mesmo condomínios industriais entram na conta, pois facilita o trajeto de profissionais que trabalham no setor, com a disponibilidade de casas e apartamentos para os trabalhadores.

Em conjunto com ações governamentais, que criam programas de habitação, para acolher o crescimento urbano, em todos os municípios com características industriais, a oferta de transporte público também cresce, gerando crescimento na economia e no desenvolvimento econômico em todos os setores.

A construção de prédios e conjuntos habitacionais é feita com alvenaria estrutural armada, o que garante a qualidade das obras, e utiliza a mão de obra qualificada para este tipo de trabalho.

Por ser uma tecnologia nova, empregada na construção civil, é preciso que os projetos sejam acompanhados por engenheiros e arquitetos, durante toda a execução da obra.

O método de concretagem dispensa o uso de colunas e vigas, e por isso, o tempo de realização das obras é muito mais rápido, podendo atender diversas famílias em um curto espaço de tempo, com a aplicação de um canteiro de obra completamente organizado, limpo e menor custo do que outros modelos de construção civil.

Outros benefícios que podem ser destacados, em relação a este tipo de construção, são:

  • Redução no consumo de materiais como madeira, concreto e aço;
  • Agilidade no levantamento das obras;
  • Mão de obra especializada no emprego do material;
  • Disposição de equipamentos e material ordenadamente.

Por ser uma construção que sustenta todo o peso estrutural, o uso de bloco de concreto nas paredes é essencial, pois os mesmos funcionam como garantia de compressão e resistência das obras.

O armazenamento deste material deve seguir alguns cuidados, como o acúmulo em determinados espaços da obra, que podem causar o atraso por causa da transferência entre um e outro local.

Estas obras estruturais também devem seguir as regras e normas de segurança aplicados na construção civil, com funcionários utilizando equipamentos de segurança individual, e a cobertura das cercanias, para evitar a aproximação de terceiros, que podem causar qualquer tipo de acidente.

A construção de um muro também pode ajudar na segurança do local, afastando maus elementos, que podem ter acesso a materiais e ferramentas, mesmo as guardadas em barracões, construídos com esta finalidade.

A segurança dos moradores

Com a construção devidamente finalizada, é preciso realizar algumas adaptações, tanto na área residencial, quanto na área social, principalmente em condomínios que contam com prédios, com janelas e varandas voltadas para o vazio.

Moradores que querem garantir a segurança de todos, principalmente aquelas que possuem entre os habitantes, crianças e idosos, o ideal é contratar uma empresa especializada, para a instalação de uma rede de proteção para sacada de apartamento, e também em janelas, para aqueles que contam como animais de estimação, como gatos e cachorros.

Fabricados com fibras de poliuretano, de fio prolongado, estas redes suportam pesos, quando presos com parafusos de espessura mais grossa, e permitem um espaço arejado, com total segurança para todos.

Nas áreas de convívio social, como quadras poliesportivas, a instalação de equipamentos de segurança para aqueles que não estão praticando esportes é imprescindível.

A colocação de tela de proteção no entorno das quadras impede que bolas sejam arremessadas na torcida, ou até mesmo em janelas dos apartamentos, ou das casas em condomínios fechados.

A facilidade de se proteger é muito grande, bastando a pesquisa de elementos que sejam eficientes, e que possam suportar as alterações climáticas por longo tempo, apesar da exposição a sol, chuva e ventos.