A descoberta da eletricidade e de como manipulá-la, minimamente falando, conduzi-la, possibilitou a criação de inúmeros equipamentos e maquinários, que hoje se tornaram indispensáveis no dia a dia das rotinas familiares, bem como de empresas e indústrias.

Tudo se iniciou com o filósofo Tales de Mileto, que, por meio de uma experiência com âmbar e pele de carneiro, percebeu que um campo de atração se formava e que alguns objetos eram atraídos por ele.

A história da descoberta da energia passa por inúmeros e importantes cientistas que foram descobrindo e desenvolvendo as etapas da eletricidade até chegar à forma como conhecemos. Cercada de várias nomenclaturas e conceitos muito importantes, alguns delas são:

  • Campo elétrico;
  • Potencial elétrico;
  • Corrente elétrica;
  • Potência elétrica.

Desde a época do filósofo, a tecnologia, tendo a eletricidade como base, desenvolveu-se e está presente em todos os eletrônicos, eletrodomésticos e maquinários que conhecemos. Porém existe uma limitação de uso de energia.

Concessionárias de energia, normalmente não fornecem toda a energia necessária para que empresas e indústrias funcionem. Para isso, as empresas utilizam geradores de energia constantemente para ajudar a manter todo o seu maquinário em funcionamento

Um maquinário indispensável para geradores é o Banco de carga para geradores. Esse aparelho tem a importante missão de realizar testes de aquecimento, níveis de aceitação e carga em geradores, para atestar sua eficiência durante o funcionamento.

A verificação dos testes, feitos pelo banco de carga, auxilia na análise de dados, ajudando na melhoria dos processos de sistemas de energia na maior parte.

Esse maquinário é de suma importância, pois geradores precisam sair de fábricas e começar os trabalhos em perfeitas condições de uso, pois geram energia para manter maquinários de hospitais, indústrias, supermercados e outros aparelhos essenciais em funcionamento constante.

Outro dispositivo importante é o contator. Contatores são dispositivos eletromecânicos que permitem o acionamento de cargas que exigem correntes maiores, como motores trifásicos e resistências industriais, por exemplo.

Existem alguns modelos, um exemplo deles é o Contator para banco de capacitor.

A eletricidade no cotidiano

Os benefícios da energia elétrica são usufruídos por todos no dia a dia. A instalação eletrica residencial, necessária para o funcionamento de todos os eletrodomésticos e eletrônicos indispensáveis às rotinas das residências, bem como empresas ou pequenos comércios.

A instalação é feita durante a obra, executada por trabalhadores da obra e planejada por um engenheiro eletricista. Engenheiros eletricistas são profissionais capacitados para a criação, desenvolvimento e a realização de um projeto eletrico.

A empresas de engenharia civil são amplas utilizadoras da mão de obra desses profissionais, que podem construir desde a rede elétrica de uma residência, até desenvolver a distribuição de energia para as cidades, além de produzir plantas de distribuição de energia de indústrias.

Energia para o ambiente comercial e sua inúmeras aplicações

No comércio não é diferente, padarias, farmácias, açougues, mercados, todos usam uma vasta gama de aparelhos para que o funcionamento do estabelecimento esteja de acordo com as normas. A instalação eletrica é primordial para o bom funcionamento do comércio.

Em cidades quentes, o uso de ar condicionado para climatizar o ambiente e trazer conforto é primordial, bem como filtros com água gelada, para clientes e funcionários. E todos esses equipamentos precisam funcionar perfeitamente durante o atendimento.

Por isso, o projeto de instalação eletrica deve ser feito por profissionais capacitados como engenheiros e técnicos para a instalação e correto funcionamento de equipamentos, bem como empresas de engenharia que também podem desenvolver o projeto; não sendo recomendado nem a aceitação nem execução de projetos que não sejam desenvolvidos por especialistas da área.

Outro dispositivo muito importante incluído em projetos de decoração de ambientes e também para o comércio e empresas é a Lâmpada de led embutida.

Para instalação em ambientes, é necessário o auxílio de um profissional, que acompanhará o processo desde o início até o fim.

Como podemos observar, a energia elétrica está em todos os lugares, sendo fundamental para o funcionamento e uso de todo e qualquer tipo de maquinário, equipamento e aparelho elétrico. Sendo, portanto, essencial ao ser humano moderno.

Porém, para trabalhar com a eletricidade em qualquer de suas formas de uso e instalação, é fundamental a presença de profissionais treinados e técnicos nesse ramo. Não se arrisque e terá resultados muito satisfatórios, sem correr riscos de segurança.