Quem está construindo ou reformando precisa estar atento a todos os detalhes do projeto, desde sua planta até os retorques finais de segurança.

Isso é importante porque, em uma construção, há muita coisa envolvida, principalmente no que tange à segurança. É importante pensar na segurança adequadamente e, para, isso, há diversos detalhes envolvidos, como a segurança das instalações elétricas, proteção contra incêndios e dentre outros detalhes.

Pelo fato de envolver muitos pontos, muitas pessoas que estão construindo ou reformando podem ficar confusas e acabar se esquecendo de algum detalhe.

Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre alguns procedimentos e itens que não podem faltar na sua construção.

A importância da segurança

A segurança é um componente fundamental de qualquer construção, pois é ela que irá evitar que diversas situações que coloquem em risco a vida de quem faz uso de imóvel aconteça.

Uma das situações mais comuns são os incêndios e eles podem ser provocados de diversas maneiras, como:

  • Vazamento de gás;
  • Fiação elétrica;
  • Centelha o faísca;
  • Combustão espontânea.

Além dessas situações, diversas outras podem acontecer e todas levam ao risco de incêndio. Por conta disso, é importante pensar em meios de garantir a segurança de um projeto, e uma maneira de fazer isso é por meio do uso do extintor a base de água.

Trata-se de um tipo de extintor ideal para estar presente em locais onde haja muita presença de madeira, papel, tecido e materiais sólidos.

Mas também é possível utilizar o extintor a base de espuma para esses materiais, no entanto, se o incêndio estiver presente em um local com a presença de equipamento elétricos, não é recomendável esse tipo de extintor.

Por falar em incêndios, é muito importante que sua construção conte com um projeto de incendio e para fazer isso, é importante contar com uma empresa especializada.

Esse projeto precisa estar de acordo com as normas do corpo de bombeiros e ABNT, além de promoverem a instalação de:

  • Gás combustível;
  • Saídas de emergência;
  • Proteção contra descargas atmosféricas;
  • Instalação de splinker.

Estes são apenas alguns itens que precisam ser pensados a depender do projeto a ser idealizado. Mas, para saber qual o ideal, é importante contratar os serviços de um empresa apta para isso.

Ainda falando sobre a segurança, é preciso pensar também no controle de acesso. Isso pode ser feito por um porteiro remoto, uma opção muito mais econômica de portaria.

Trata-se de um tipo de portaria que substitui a presença física de um porteiro, sendo que todo monitoramento do prédio é feito a distância, por uma equipe preparada.

Isso é possível por meio da instalação de câmeras que funcionarão 24 horas por dia. Esta modalidade de portaria reduz custos com porteiros comuns e se torna bem mais econômica para os condôminos.

Mas, além de pensar na segurança, é importante também pensar nas manutenções, afinal, além de conservarem as construções, também reforçam a segurança.

A importância da manutenção

Quando falamos em manutenção, não falamos apenas em consertar algo, mas sim em evitar que algo se quebre. A manutenção predial visa identificar diversos fatores que exijam intervenção, antes mesmo que o problema possa surgir.

Aspectos como pintura, condições de pisos e revestimentos, identificar possíveis vazamentos de gás ou água, bem como analisar cuidadosamente as instalações elétrica é importante para manter a construção, seja esta uma casa ou edifício, em prefeito estado de conservação.

Aliás, estar atento à manutenção eletrica é muito importante, pois quando em situações de desgaste ou descuido, podem apresentar diversos riscos para as construções, como riscos de curto-circuito, choques, incêndios e até explosões.

Além disso, uma fiação comprometida não oferece o funcionamento necessário para os usuários do imóvel, o que se torna, além de um risco, um incômodo.

Outro fator importante da manutenção é com relação à pintura. Visando uma melhor conservação, muitos proprietários de imóveis investem em equipamentos para pintura eletrostática a pó para garantir que a pintura esteja sempre em perfeitas condições.

Como você viu, ao reformar ou construir, é importante pensar tanto no quesito segurança quanto na manutenção, pois um está diretamente ligado ao outro em alguns pontos.

Seguindo nossas dicas você garante muito mais segurança e preserva o seu projeto fazendo dele uma construção segura e um verdadeiro sucesso.