Os projetos de construção, principalmente, aqueles voltados para as residências e comércios, estão optando pela formação de áreas externas. Dessa maneira, esses projetos são realizados à parte, de modo a complementar a estrutura.

Alguns dos projetos de área externa incluem decoração de jardim, áreas verdes pontuais, piscina tornando o ambiente mais bonito e aconchegante.

Um dos elementos mais usados dentro de uma área externa são os jardins. Eles são tendências e um dos principais recursos de decoração usado pelos arquitetos e moradores, transformando o espaço e dando equilíbrio entre o urbano e o natural.

Nos jardins são usados diferentes tipos de plantas, sejam plantas para jardins de inverno, ou então plantas para jardins de primavera, como orquídeas e rosas.

Para que uma área externa seja construída de forma agradável e bonita é importante à atenção em muitos pontos, e esses elementos trataremos ao decorrer do artigo.

Dicas para uma área externa

Para a construção de uma área externa é necessário a elaboração de um planejamento adequado e um conjunto de serviços para fazer com que esse espaço seja para relaxar, descansar, reunir os familiares e amigos.

Abaixo falaremos sobre alguns desses tópicos.

1. Paisagismo

Para quem deseja criar uma área externa agradável e bonita é necessário o suporte do paisagismo. O paisagismo é uma técnica que permite a criação de combinações com pedras para jardins, flores, móveis, tudo para que a residência seja mais aconchegante e leve.

O uso das plantas são importantes para ajudar o clima da casa, tornando o ambiente mais úmido e equilibrado. Isso acontece porque as plantas renovam e recondicionam o ar por meio do seu processo de respiração.

Uma das tendências dentro do paisagismo é a composição de paredes e tetos verdes. Eles dão uma estética muito bonita para a área externa, além de trazer conforto térmico para a casa.

Para que as plantas tenham a manutenção adequada, é comum a instalação de um sistema de irrigação por gotejamento, deixando as plantas sempre eficientes.

O sistema de irrigação são compostos por diversos elementos como:

  • Bombas;
  • Filtros;
  • Injetores;
  • Válvulas.

Um bom projeto de paisagismo prende a atenção das pessoas, cria surpresas e causa sensações, além de tornar um ambiente bastante aconchegante

2. Uso de coberturas

As áreas externas para serem agradáveis e bonitas precisam da utilização de utensílios corretos. Um desses elementos é a cobertura . A tendência tem sido a aplicação de cobertura de policarbonato retrátil.

Elas são muito indicadas para que as áreas abertas tenham um espaço protegido dos raios solares, como durante o dia em que a luz do sol fica mais forte e mais intenso. E também são usados nos dias de chuva protegendo os móveis e objetos do local.

Além das coberturas de policarbonato, é possível também optar pelo modelo de cobertura de vidro preço, que é esteticamente agradável e confortável.

Existem alguns benefícios para a utilização das coberturas:

  • Fácil instalação;
  • Proteção de raiso UV;
  • Manutenção simples;
  • Anti-chamas.

3. Estruturas

Outro ponto importante dentro de uma área externa é o uso do piso. O piso garante que as áreas externas sejam bonitas e agradáveis, e na maioria dos projetos é usado materiais de madeira ou então amadeirados.

Em áreas externas com piscinas ou lagos o uso de deck de madeira permitem que o ambiente seja mais seguro, evitando quedas e acidentes.

Piscinas

As piscinas são um objeto de desejo para muitas pessoas, e quando um projeto de área externa é composto, as piscinas são uma boa escolha.

Em alguns pontos do projeto arquitetônico as piscinas são usadas de maneira otimizada, para que ocorra o aproveitamento do espaço.

Há alguns pontos importantes para quem deseja ter uma piscina na área externa:

1. Aposte em diversas formas

Existem muitos modelos de piscina, e todos eles possuem formas diferentes como retangulares, redondas, em formatos diferenciados e outros.

Quanto mais a forma for ousada, mais arrojado é o design da sua área externa.

2. Tamanhos

Os tamanhos diferenciados das piscinas também é uma ótima característica para tentar-se, agregando de forma otimizada e correta à piscina ao seu espaço.

Assim como as calhas galvanizadas para telhados permitem que a água escoa do telhado, para a composição de uma área externa é necessário atenção em muitos pontos, que vão desde a elaboração de um projeto até o uso de paisagismo.