Os edifícios são locais que conseguem abrigar diversas pessoas e têm maior suporte em vários aspectos de sua construção. Mas, desde seu projeto de construção até sua fixação para moradores, esse tipo de edificação precisa passar por aspectos de manutenção preventiva para evitar danos que atingiriam um grande contingente de pessoas.

Pensando em como prevenir acidentes e ter mais qualidade de vida e bem-estar, esse artigo irá tratar sobre algumas dicas de manutenção para o seu prédio!

Importância da manutenção preventiva

A manutenção preventiva é um tipo de manutenção de extrema importância porque basicamente não é necessário que algum ponto do prédio realmente esteja com problema, para que ela seja feita.

Ela atua exatamente na prevenção desses problemas, de modo que fica mais fácil atuar nos reparos e trocas de peças quando necessário.

Esse tipo de manutenção traz diversos benefícios ao prédio, por exemplo:

  • A redução dos custos;
  • O aumento da vida útil dos materiais no prédio;
  • O proporcionamento de mais qualidade de vida aos moradores;
  • A melhora no acesso ao prédio.

Para realizar esse serviço, é de extrema importância buscar por uma equipe qualificada para a realização do serviço.

O que pode passar por manutenção?

Diversos serviços dentro de um prédio podem passar por aspectos de manutenção, como é o caso da manutenção eletrica. Em um edifício e em residências de modo geral, é de extrema importância estar atento às instalações elétricas.

Elas precisam ser feitas de forma correta, a fim de evitar sobrecarga na corrente elétrica e ainda, ocasionar princípios de incêndio.

Existe um quadro elétrico em cada compartimento residencial e eles são interconectados por cabeamento, disjuntores, dentre outros.

A manutenção elétrica é importante porque todas as atividades realizadas no prédio dependem do uso da energia elétrica e para que esse uso seja feito de forma correta, é importante que as instalações sejam feitas de forma correta.

Outro detalhe importante se refere à manutenção de elevadores. O elevador é um importante equipamento que é instalado para facilitar o transporte de pessoas de um andar a outro de um edifício.

Sem ele, a locomoção fica complicada principalmente para idosos e crianças. Mas, estar com esse equipamento em dia faz parte da manutenção predial, já que existem diversos elementos internos que precisam de manutenção preventiva.

Dentre eles, podemos citar:

  • A cabine;
  • O cabeamento;
  • Os botões de saída e emergência;
  • As instalações elétricas.

manutenção de elevadores preços pode ser consultada em diversos locais que trabalhem com esse tipo de serviço, com objetivo de encontrar profissionais qualificados para o desempenho das ações de manutenção que citamos.

Outro elemento bastante importante que pode vir a sofrer um desgaste ao longo dos anos é a pintura do prédio. A pintura é um elemento importante por agregar beleza, sofisticação e ainda aumentar o valor do imoveis.

Por isso, é fundamental investir em uma empresa de pintura predial que atue de forma técnica e especializada nesse seguimento.

Por meio da internet, já é possível solicitar diversos orçamentos e encontrar o melhor serviço. O tipo de tinta também é importante porque a durabilidade do serviço vai depender da compra de um bom material, resistente aos fatores externos.

Projeto de drenagem: importância e benefícios

Além da importância desses elementos ligados à manutenção, o projeto de drenagem de águas pluviais também ganha um destaque importante. Geralmente, nas edificações são utilizadas calhas e rufos para ajudar no escoamento da água.

Essas peças são metálicas e galvanizadas, ou seja, resistentes à corrosão. Nesse caso, o material mais indicado para uso é o cobre.

Esse projeto consiste na atuação de um arquiteto que verificará aspectos como telhados, tanto em uma residência que é casa como em um edifício.

Com isso, o objetivo do projeto é prever alguns detalhes relacionados à vedação das janelas, principalmente diante de chuvas e ventania intensa. Evitar a infiltração tanto no prédio como na casa é de extrema importância para ter maior qualidade de vida.

Os encaixes também devem ser perfeitos e definido por esse profissional que possui conhecimento técnico para isso. Para realizar um excelente projeto, o arquiteto precisa realizar cálculos, verificar o tipo de telhado, a melhor calha e como a água pode ser conduzida.

Realizando essa ação é possível evitar problemas relacionados à corrosão, trazendo mais bem-estar aos moradores.