Ao pensarmos em como fazer a decoração de uma casa, os primeiros itens que nos vêm à cabeça são os móveis, eletrodomésticos, artigos decorativos, dentre outros detalhes.

Entretanto, antes de escolhê-los, há outros itens que compõem a casa e que necessitam ser verificados de antemão para realizar uma combinação alinhada de todos os itens, com o projeto definido para o espaço.

Desse modo, pensando na idealização de uma casa após a base ser erguida, itens como modelos de portas, janelas, vidraçaria, pisos, revestimento, entre outros, são fundamentais, além de serem o pontapé inicial para se começar a analisar todos os outros componentes de cada ambiente da residência.

A escolha de cada elemento é direcionado para fornecer tanto melhor funcionalidade quanto resistência para que o investimento possa ser usufruído por um longo período.

Além disso, é preciso avaliar o perfil de cada morador para garantir que todas as necessidades sejam supridas e que o ambiente esteja alinhado sobre as perspectivas aplicadas na finalidade deste local, tanto no conceito visual quanto em fornecer comodidade em todos os sentidos de utilização.

Como devo iniciar a decoração da minha casa?

Como dito anteriormente, o planejamento dos itens de casa seguem uma determinada ordem, partindo desse princípio há alguns itens que podem lhe ajudar a tornar o seu lar mais agradável e com a sua cara.

Nem sempre é preciso escolher componentes com valores fora do orçamento. Os produtos de vidraçaria, por exemplo, podem ser ótimas opções que podem ser instaladas em diversos ambientes. Para realizar essa composição é preciso identificar requisitos como:

  • Materiais utilizados para produção de móveis;
  • Iluminação;
  • Composição de cores;
  • Objetos utilizados para decoração;
  • Entre outros.

A escolha do piso é um dos itens que, geralmente, assombra quem está construindo, o que acontece devido à variedade de modelos de piso fornecida no mercado atualmente.

Dentre eles, podemos citar: cerâmica, porcelanatos, piso laminado ou de concreto, cimento queimado.

Mas, nem sempre qualquer um desses materiais se adequa na sua obra, por isso, é preciso saber cada vantagem sobre as suas características, para que não ocorra arrependimento ou deixe o espaço inadequado.

Cada tipo de piso demanda um determinado cuidado para que possa ter maior vida útil.

No caso dos pisos de concreto é indicado que se realize o polimento de piso de concreto, que se trata de um procedimento para garantir que o piso mantenha seu brilho, deixando-o mais sofisticado evitando que se desgaste facilmente.

Além disso, também é possível contar com determinados serviços que potencializam a visibilidade dessas estruturas, mesmo aquelas que não são, necessariamente, novas.

O polimento reativa o conceito visual de qualquer superfície em diversos segmentos e pode ser um aliado completo à sua decoração.

Como escolher o melhor material para cada cômodo?

No banheiro, geralmente, a dúvida é entre cerâmica e pastilhas, caso queira optar por um ar mais arrojado é preciso contar com materiais que tenham maior requinte e que sejam reconhecidos por sua sofisticação.

Ademais, precisam proporcionar funcionalidades, tanto em sua manutenção quanto na limpeza, por isso, a pastilha de vidro pode ser uma alternativa mais viável,.

Isso ocorre pois ela conta com uma composição que fornece maior praticidade na sua utilização durante um longo período.

1. Decoração em espaços pequenos

Uma outra preocupação de quem está decorando, só que em espaços pequenos, é como dar a sensação de um ambiente maior, uma dica para isso é a utilização do espelho bisotado, ele pode ser instalado em praticamente todos os locais da casa, como sala de jantar ou estar, quartos e até mesmo banheiro.

Sua versatilidade de instalação garante maior flexibilidade quando o assunto é decoração, além disso, para dar um ar mais sofisticado algumas pessoas optam por utilizar o bisote no espelho.

O segmento de decoração está sempre renovando as suas opções para todos os públicos, por isso, quando for realizar uma mudança em seu espaço, é preciso acompanhar as tendências e contar com recursos que possam se alinhar ao seu perfil.

Além disso, também é preciso saber o orçamento disponível para que possa encontrar aqueles itens que estejam com preços adequados ao seu bolso.

Essa atuação pode ser gerenciada por profissionais que orientem quais os acessórios que garantem um aproveitamento melhor e proporcionam todos os resultados desejados.