Os ambientes decorados estão cada vez mais em destaque no cotidiano das pessoas e não é por menos. Fazer a decoração é poder se expressar de forma artística e muito mais, é dar forma e também utilidade a um espaço ou a um objeto de maneira mais adequada e plena.

Outro fator importantíssimo para que a decoração voltasse com tudo é o aparecimento de apartamentos e residências menores, que são sofisticados e que ganham o público cada dia mais. A procura por esses tipos de residência vem aumentando, principalmente entre:

  • Executivos;
  • Jovens casais;
  • Separados;
  • Viúvos;
  • Solteiros e outros.

É também muito procurado como investimento em uma segunda casa. Apesar desses detalhes, decorar um espaço reduzido tem seus desafios, e um desses desafios é o de reinventar a decoração desses espaços.

Este artigo abordará algumas dicas de como decorar esses ambientes que estão se tornando tendência.

Dicas para decoração de ambientes pequenos

Decorar um ambiente pequeno não é apenas investir em armários planejados para quarto ou então para cozinha, mas também pensar em diversos pontos que são importantes para definição de um espaço mais bem aproveitado.

Abaixo, falaremos de algumas dicas que são super importantes para esse tipo de ambiente:

Menos é mais

Um dos primeiros pontos a serem levados em consideração em uma decoração de ambientes pequenos é o espaço. Essas residências tem espaços pequenos, logo cabem menos móveis, menos roupas, menos objetos.

Assim, para uma decoração clean é preciso antes de tudo limpar e se livrar de objetos repetitivos, em excesso ou que de alguma maneira não é usado há muito tempo.

Os objetos que podem ser jogados fora ou então doados são muitos que vão desde roupas, objetos até eletrodomésticos. Uma residência pequena te obriga a viver com o essencial, deixando a vida um pouco mais leve.

Use cores claras

O segundo ponto é usar cores claras e, por um motivo bem simples, elas dão sensação de amplitude ao ambiente. Mas isso não significa que tudo deva ser branco ou bege, pelo contrário, essas cores devem ser usados de forma estratégica no teto ou na parede.

A meta é a mescla entre cores claras, pastéis e com objetos e acessórios coloridos, incluindo almofadas, tapetes, abajures e quadros, que dão pontos de cor para todo o espaço. Também indica-se uso de lustres para sala pequena, para contrastar com esses pontos.

Aproveite a iluminação natural e use a artificial de forma indireta

A iluminação natural ajuda a sensação de amplitude e também permite que os ambientes fiquem mais leves e mais saudáveis. Assim, a dica aqui é aproveitar ao máximo a luz natural de sua residência usando venezianas ou cortinas leves blackout para garantir a privacidade.

É importante também evitar estantes ou qualquer tipo de móveis que impeçam a luz. Quando for a fábrica de móveis planejados diga ao designer onde estão os pontos de luz.

Nas iluminações artificiais, opte pela luz indireta que pode ser usada em LED. Use luz branca para deixar os ambientes maiores, e também com uma sensação mais fria.

Pode-se também criar pontos de luz mais quentes com lâmpadas amarelas criando um jogo de luz e sombras, fazendo com que o ambiente cênico fique mais amplo.

Outras dicas para a decoração

Outra dica importante para a decoração é investir de forma decisiva na decoração das paredes. Já falamos do uso das cores claras, mas há também outras alternativas que fazem com que a parede dê um outro toque para sua casa.

Uma delas é o papel de parede que tem grande resistência e, o melhor de tudo, tem um alto grau de personalização, desse modo, seu quarto, sua sala e até sua cozinha podem ter o revestimento que quiser com esse tipo de material.

Para encontrar materiais de qualidade, é preciso encontrar loja de papel de parede em SP e pesquisar os preços bem.

Outro ponto é o uso de espelhos. Eles permitem uma sensação de profundidade maior dentro da casa tornando o ambiente mais aconchegante e mais bonito.

Podem ser usados em paredes inteiras ou então junto aos moveis, como em mesas de centro ou de canto. Caso queira suavidade, use espelhos menores e mais leves.

Seguindo essas dicas, você conseguirá decorar de forma adequada e com muita atenção aos detalhes.