O sonho da maioria dos brasileiros é a casa própria. Em vista disso, cada vez mais pessoas e empreiteiras estão construindo imóveis inovadores, que ofereçam mais qualidade de vida e atendam a padrões cada vez mais exigentes de moradia.

No entanto, a construção de um projeto envolve mais do que materiais de construção, pois existe uma série de equipamentos, documentos e profissionais envolvidos neste processo.

Por conta disso, este artigo traz algumas informações importantes para que você não se perca no meio do caminho e dê andamento ao seu projeto de construção tranquilamente.

Alguns itens importantes em uma construção

A construção de um projeto envolve muitas coisas, como já foi dito anteriormente. O investimento às vezes pode parecer alto, principalmente, se for feita uma análise do valor de um caminhão ou uma caçamba, por exemplo.

O lado bom dessa história, é que esses equipamentos podem ser alugados facilmente por quem está construindo. Um exemplo disso é a possibilidade de fazer um aluguel de caçamba de entulho.

As caçambas são utilizadas com o intuito de carregar entulhos provenientes da construção, categorizados como itens A, B e C. As caçambas também podem ser utilizadas em:

  • Terraplanagens;
  • Construções de calçadas;
  • Usinas de lixo e reciclagem;
  • Transporte de terras, sementes e adubo.

Além dessas funções, as caçambas podem ser utilizadas para diversas outras finalidades relacionadas ao transporte e organização de diversos tipos de materiais.

Outros materiais importantes nas construções

Obviamente, não é só a caçamba que é importante em uma construção, pois existem diversos outros equipamentos importantes, como o caminhão munck, por exemplo.

Este tipo de caminhão é uma variação do guindaste e possui um comando hidráulico. A diferença entre um guindaste comum e munck é o fato de o equipamento ser montado em cima do chassi do caminhão e sua finalidade é a movimentação de cargas pesadas.

Fazer o aluguel de munck é muito mais prático e econômico, pois, principalmente, para pessoas que estão construindo um imóvel por conta própria, comprar um caminhão deste tipo não é o investimento ideal.

Ele será usado apenas na construção, portanto, a locadora fará o aluguel do caminhão pelo tempo que o cliente precisar, garantindo seu funcionamento e troca de equipamento – caso seja necessário.

locação de equipamentos, independentemente de seu tamanho ou função é uma escolha inteligente para quem está construindo. As ferramentas também podem ser locadas, o que significa ainda mais economia para quem está construindo e não precisará mais delas.

As empreiteiras que constroem em todo o país também fazem a locação de equipamentos, pois desta maneira economizam, e muito, com o transporte dos mesmos.

Além disso, as empresas que alugam os equipamentos utilizados na construção civil disponibilizam uma equipe de profissionais pronta para ajudar caso haja necessidade, além de realizar a troca de ferramentas e equipamentos com defeito de maneira simples e fácil.

Alvará de funcionamento

Agora que você já sabe que é possível alugar equipamentos e ferramentas importantes para sua obra, precisa saber um pouco mais sobre alvarás de funcionamento.

Na engenharia civil existe muita responsabilidade por parte dos engenheiros em relação às obras que estão sendo construídas. O alvara de funcionamento é um documento importante emitido pela prefeitura da cidade a fim de evitar embargos na obra.

Este documento precisa estar presente na obra, caso haja necessidade de fiscalização por meio dos órgãos responsáveis.

Tendo essas informações importantes em mãos, é hora de saber um pouco sobre a segurança de alguns ambientes na obra. Se no seu projeto existem alguns ambientes como sala e quartos com sacada, saiba que é extremamente importante contar com materiais de qualidade para proteção.

Por estarem presentes em andares mais altos, as sacadas precisam de grades fortes o suficiente para suportarem o peso de uma pessoa, além das adversidades do tempo.

grade para sacada precisa contar com materiais de qualidade e pode ser confeccionada tanto de alvenaria como de ferro e madeira maciça. O ideal é que seja de um material reforçado, garantindo a segurança de todos.

Com base nessas informações você pôde perceber que apesar de parecer complicada, a construção de um projeto pode ser facilitada quando possuímos as informações que precisamos. Agora é só colocar as mãos à obra e fazer de seu projeto um sucesso.