Para uma casa ficar harmônica e aconchegante, é importante investir em móveis confortáveis, funcionais e bonitos, mas também se preocupar e apostar na decoração de detalhes, de partes da casa que passariam desapercebidas pelo olho comum, mas que se tornam o verdadeiro charme quando são exploradas de forma criativa.

Isso inclui a pintura. Este detalhamento deve ocorrer não somente em itens como vasos, enfeites, luminárias, mas em elementos que são comuns em qualquer residência, podem ganhar um outro tom.

Como as maçanetas e puxadores, os corrimãos, a forma como as xícaras e copos são organizados, enfim, de ponta a ponta há o que ser decorado de forma diferente e sofisticada. Existem diversos tipos de pintura para as paredes de uma casa, como pintura a pó, pintura airless, entre outras.

Ao chegar em uma casa, a primeira coisa que você se depara é a porta. A menos que ela esteja aberta e fora do seu campo de visão, é ela a primeira coisa que você vai observar, bem como o tapete ou capacho que fica à soleira.

Neste aspecto, você pode apostar em maçanetas metálicas grandes, ou por menores que sejam mais diferentes, em um metal inoxidável, ou um dourado bem polido.

No chão, um capacho criativo de boas vindas, ou um mais sóbrio, mas que tenha um toque especial, podem ser alternativas. A ideia é criar uma boa aparência e mesclar a ideia de aconchego com o cuidado, com o detalhamento da decoração. A pistola para pintar pode ser uma boa alternativa para casas.

Entramos na casa, dentro da sala de estar. Ao redor, um sofá, uma mesa de centro e uma luminária á quina dos assentos. Para transformar este espaço, decorando-o nos pequenos itens, podemos acrescentar itens como:

  • Uma manta bonita ao sofá
  • Tapetes
  • Porta retratos
  • Plantas

Além disso, podem ser usadas almofadas que estejam em harmonia estética com o restante da casa. Utilizar recursos que façam da mesa de centro não apenas um item decorativo, mas algo funcional.

Por exemplo, existem suportes de controles remotos que podem ser colocados ao centro, ou ainda uma bombonier com vários bombons ou docinhos diferentes e gostosas – isso vai além da decoração e atinge a hospitalidade.

A luminária pode, por exemplo, ter uma lâmpada de Led que mude de cor, assim, sua sala de estar pode ter uma tonalidade a cada ocasião, a cada momento do dia. Muitos pintores utilizam pistola para pintura.

Decorando os diversos ambientes de uma casa

Vamos imaginar que os quartos desta casa fiquem no piso superior e você tem que acessá-los pela escada. A escada pode ser feita de forma tradicional, os degraus e um corrimão, geralmente metálico ou em uma madeira discreta, ou pode ser mais ousada no detalhamento minimalista, com um corrimão de vidro por exemplo.

O corrimão de vidro, além de dar um ar de sofisticação e modernidade, pode ser acrescido de abocamentos que o tornem ainda mais interessantes, como por exemplo películas espelhadas ou em tons que harmonizem com o restante da casa.

Além de ser uma alternativa esteticamente perfeita, pode ser usada, por exemplo, como um item de segurança. Em corrimãos vazados por exemplo – quando não há o gradeamento por completo – indica-se o revestimento em vidro para garantir que ninguém escape pelo vão.

Em uma casa com crianças por exemplo, ao invés de revestir o corrimão com uma rede, que fica esteticamente ruim, é aplicável o vidro, que, além de ser bonito, veda por completo e elimina a possibilidade de “escalada” que muitas vezes a rede proporciona.

Uma outra vantagem do corrimão de vidro preço é a iluminação da escada e do restante da casa que também vai ser favorecida, ressaltando ainda mais os pequenos itens e detalhes decorativos que compõem o ambiente.

Decoração dos quartos

Subimos a escada e chegamos no corredor que dá acesso aos quartos. Nele, entre as várias opções, podemos citar duas que nem sempre demandam espaço: quadros e espelhos.

Um espelho de vidro decorativo, além de proporcionar uma ilusão de ótica de que o espaço está maior, ajuda, inclusive, assim no o vidro no corrimão da escada, a melhorar  a iluminação do espaço.

Já em relação aos quadros, podem ser espoliados tanto molduras com fotos da família ou telas criativas do acervo da casa. É hora de entrar nos quartos.

Já nos quartos, além da cama, colchão e armários, por que não investir em prateleiras – de vidro, madeira, ou MDF – que abriguem os objetos favoritos de decoração do dono do quarto?

Esta é mais uma opção de decorar por meio de detalhes, minuciosamente. Carros em miniatura, esculturas diferentes ou até mesmo porta retratos bonitos podem ajudar a dar mais vida decorativa ao ambiente.

Seja qual for o espaço, a ideia é fazer enxergar a parte que jamais seria enxergada se não houvesse ali um detalhe importante, uma decoração criativa e chamativa. A pintura por jateamento é uma opção nos quartos.