Decorar é uma arte que poucos dominam, afinal, decorar é montar um quadro dentro da sua residência, é harmonizar cores, formatos, elementos, processos e texturas, por exemplo, de papéis de parede. É tirar de dentro daquilo que você é para o seu pequeno ou grande lar.

Portanto decorar exige alguns cuidados, e o primeiro deles e o mais importante, se você não possuir nenhuma formação, busque ajuda de um profissional, ele te dará dicas preciosas de como fazer o que você quer de uma maneira muito mais suave e tranquila, desse modo, chegando em um resultado incrível.

Mas como toda arte, decorar é um processo longo, pois são muitas coisas para ver e decidir, porém tem alguns elementos que são importantes e tem outros que são para finalização.

Nesse texto falaremos um pouco de dois extremos, de um lado teremos os chamados papéis de parede (que são em grande medida utilizados nos quartos, assim o papel de parede para quarto é o que chama mais a atenção), que estão vindo com tudo por proporcionar as paredes estampas inovadoras, desenhos e até mesmo formatos, que a tinta não conseguiria realizar.

E do outro lado, falaremos um pouco sobre os tapetes, que quase sempre são pensados por último, mas que é um bonito acessório e traz ao ambiente, (seja com um tapete sala ou outros), conforto, boniteza e elegância.

Mas, afinal, o que é papel de parede?

O papel de parede é um tipo de revestimento para paredes, que ao invés de serem pintados, são colados adesivados no espaço. Geralmente eles chamam a atenção por possuírem diversas estampas, sendo essas estampas muito variadas e diferentes, permitindo então que o tom artístico da decoração consiga ser aumentado.

Porém, é importante lembrar que existem diversos tipos de papel de parede, e é bom saber quais são para que você consiga definir quais são aqueles que mais se encaixam no seu projeto artístico.

São alguns tipos de papéis vendidos no mercado atualmente:

  • Papel de parede de celulose;
  • Papel de parede de poliéster;
  • Papel de parede vinílico;
  • Papel de parede emborrachado.

Tipos de papéis de parede

Falaremos mais detalhadamente sobre os tipos de papéis de parede, que podem ser usados tanto como papel de parede para sala, como em dormitórios e até mesmo cozinhas.

O papel de parede de celulose, fabricado neste material, é um papel que a aplicação precisa ser feita em superfícies lisas e sem textura. Por ser feito de papel, não pode ser aplicado em locais úmidos.

O papel de poliéster é muito mais resistente e pode ser usado em ambientes úmidos e com grande circulação de pessoas.

Já  o papel de parede vinílico é impermeável, e pode ser limpo com sabão e água.

Por fim, o papel emborrachado, é muito resistente e tem uma camada de EVA na superfícies, de modo que sua durabilidade é muito grande.

Assim, vimos que os papéis de parede são grandes aliados na hora de decorar. A segunda parte são os tapetes e capachos personalizados, que podem dar um ar sofisticado tanto na entrada do ambiente como então dentro.

Tipos de tapetes para usar em residências

Os tapetes são conhecidos de muita gente, eles ajudam a transmitir ao ambiente várias sensações, principalmente de aconchego e conforto.

Pode ser tanto um tapete estampado como um neutro, eles garantem a sensação de bem-estar. Além do mais, há tapetes que são usado nas entradas de casas e escritórios, para ajudar a limpar os sapatos, são os chamados capacho, que são importantíssimos para quem preza por uma boa limpeza e cuidado.

Assim, podemos falar um pouco de como escolher os tapetes:

Tapete para sala

Deve seguir os tamanhos do espaço, podem ser usados com estampas ou outros.

Tapete para sala de jantar

Deve também seguir as dimensões e devem ser colocados de maneira que as cadeiras não enrosquem no tapete. Pode-se usar cores e estampas.

Para este ambiente, é bom evitar o uso de tapetes felpudos, afinal muitas comidas são consumidas no espaço.

Tapete para quarto

tapete para quarto pode ser escolhidos os mais felpudos, mas tem de colocar ao contrário da cama par sobrar nas laterais e também no pé.

Assim, vimos que tanto os papéis de parede, como os tapetes são importantes elementos decorativos, que permitem que sua casa seja artística, aconchegante e muito bonita.