A sala de estar de uma residência ou escritório é um ambiente marcado pelo conforto e pela comodidade. Por ser uma área comum para receber as visitas, o conforto e a decoração são elementos essenciais para tornar esse espaço aconchegante.

 Além do sofá ou de puffs e almofadas, há quem aposte em elementos como Espelho decorativo para sala. Além de tornar o ambiente mais sofisticado, o uso de espelhos valoriza o ambiente, tornando-o ainda mais elegante.

Especialistas em decoração e design de interiores, inclusive, acreditam que esse objeto pode ampliar o ambiente e até mesmo valorizar a luminosidade.

Nesta mesma linha, outros elementos também podem complementar a decoração do espaço, como os quadros para sala.

Independente do projeto, há uma diversidade de espelhos, quadros, almofadas ou móveis que podem ser comprados, adaptados ou reformados. Tudo depende muito do seu estilo, do tamanho da sala e  também do objetivo de projeto.

Quer saber mais como transformar a sala da TV? Então continue lendo este artigo e não perca algumas dicas imperdíveis para decorar a sala.

Aposte em espelhos

Em qualquer ambiente, contar com uma parede espelhada ou um espelho em determinado espaço para verificar o visual é algo super bem-vindo.

Além da funcionalidade, elementos como um Espelho trabalhado em detalhes não só valorizam o ambiente como são ótimos aliados na decoração.

Quando se pensa na sala onde fica a TV, no espaço de visitas ou até mesmo em uma sala de espera, o uso do espelho traz uma mistura de vantagens. Além da beleza e de proporcionar um ar mais sofisticado para o projeto, os espelhos podem ser usados para:

  • Divisórias de ambientes;

  • Valorização da iluminação local;

  • Sensação de amplitude no espaço;

  • Requinte no projeto de decoração.

Mas, quais são os espelhos mais comuns e indicados para sala? De forma geral, não existe certo e errado em decoração. Tudo depende do seu gosto pessoal e do objetivo do projeto.

No entanto, há alguns modelos que se destacam e algumas dicas  podem te ajudar a não errar nessa hora.

Espelho decorativo para sala

Espelho decorativo para sala pode ser um termo mais amplo. Porém, define muito bem a diversidade de modelos, tamanhos e formatos de espelho.

Em um apartamento, geralmente a sala de TV faz divisória com outros ambientes como a copa. Neste caso, há espelhos decorativos que podem tapar a parede inteira.

Há ainda opções para todos os gostos: espelhos quadrados, espelhos redondos ou até mesmo em outros estilos (há espelhos esculpidos em desenhos e formas geométricas).

É possível encontrar esse elemento sem bordas e deixar o ambiente mais “clean” se o projeto for mais minimalista e o ambiente já tiver outros elementos de decoração.

Agora, se a ideia for deixar o espaço da sala mais divertido, misturando o estilo clássico com um toque de sofisticação, investir em um Espelho trabalhado pode ser uma boa saída.

Espelho trabalhado: molduras, formatos e texturas

Sabe aquela moldura bonita, cheia de detalhes e que enriquece a decoração da parede? Se além dos espelhos, você desejar dar um ar muito mais sofisticado, decorado e requintado, investir um espelho mais “trabalhado” é uma solução.

Assim como os espelhos mais básicos, há diversos tipos de moldura, em aço, metal ou madeira. Se a sua ideia é ter um ambiente mais vivo, molduras coloridas também são ótimas.

Nessa situação, além de ter um Espelho trabalhado, você pode aproveitar esse estilo e brincar com a decoração da seguinte forma:

  • As molduras podem combinar com as prateleiras em nicho/estante;

  • Para projetos clássicos, molduras com arabescos/ texturas podem ser usadas;

  • É possível personalizar as molduras, optando por peças esculpidas artesanalmente;

  • Os espelhos podem ser usados para ambientação e não só para reflexo;

  • As texturas variadas, dimensões e espessuras são propícias para inovar o design.

Espelho lapidado

É fato que as bordas valorizam muito os espelhos e a decoração. No entanto, o Espelho lapidado também é uma forma de decorar e ao mesmo tempo oferece outras vantagens para o projeto.

Uma delas é a segurança, já que os espelhos desse estilo contam com as bordas lapidadas justamente para evitar cortes. Ou seja, se a sua sala recebe constantemente a presença de crianças, essa é uma vantagem considerável.

Além da segurança, o Espelho lapidado também é uma boa alternativa para aproveitar o reflexo do vidro, sem interferências. Voltando para a sala da TV, esse estilo também facilita a criação de paredes espelhadas para decoração ou divisão de ambientes.

Janelas, portas e cortinas

Espelhos e quadros decorativos podem ser usados para deixar a casa do seu jeitinho. Mas outros elementos como as cortinas, janelas e portas são muito importantes.

Ter uma janela de vidro na sala, por exemplo, não só ajuda na ventilação como garante mais iluminação para esse cômodo da casa. Se tratando de um ambiente que precisa de conforto e aconchego, essa é uma excelente vantagem, já que a janela é transparente e capta luz. A iluminação natural é importante também para complementar outros elementos como a cor da pintura do ambiente.

Outra facilidade que ajuda na ventilação, na segurança mas também dá um up na decoração de qualquer ambiente é a porta de correr.

Esse estilo facilita a abertura e o fechamento do ambiente e também valoriza o espaço. Afinal, é pela porta que a visita entra no espaço.

Esse produto está disponível no mercado em vários modelos, do aço inox ao vidro. No caso do vidro, a sofisticação é ainda maior e pode ser uma boa combinação em relação à janela e outros elementos.

Da porta de correr até os quadros, a escolha das cortinas e da pintura, todos esses elementos ajudam na decoração. Uma boa forma de inspirar seu projeto é colocar no papel o que você considera confortável, bonito e funcional e – a partir disso – escolher os elementos de decoração.